Evento marcado para a próxima segunda-feira (2), às 15h10, contará com a presença do governador João Doria Junior (PSDB).
Por G1 Presidente Prudente
29/11/2019 17h01
Novo CDP de Caiuá será inaugurado na próxima segunda-feira (2) Foto: SAP/Divulgação |
O governador do Estado de São Paulo, João Doria Junior (PSDB), irá inaugurar na próxima segunda-feira (2) o segundo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, na região de Presidente Prudente.
De acordo com a agenda oficial divulgada na tarde desta sexta-feira (29), a inauguração está marcada para as 15h10, no local da obra, que fica na altura do km 634,240 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Segundo o governo do Estado, a unidade será entregue totalmente automatizada, com capacidade para abrigar 823 presos provisórios.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), o valor total da obra é de R$ 53.302.697,64.
Durante o evento, Doria também assinará a autorização e a entrega de títulos de propriedade de áreas urbanas e rurais em benefício de moradores de Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Narandiba, Presidente Venceslau, Sandovalina e Teodoro Sampaio, na região de Presidente Prudente, além de Cândido Mota e Platina, que ficam na região de Marília.
A cidade de Caiuá já conta, desde 2005, com um CDP, que possui capacidade para 844 presos e que atualmente dispõe de uma população carcerária de 607 homens.
Com quase 99% da obra finalizada, novo CDP de Caiuá abre 823 vagas no sistema penitenciário na região de Presidente Prudente
Transferências de agentes
Após diversas manifestações de repúdio por parte dos agentes penitenciários, prefeitos, vereadores e deputados da região contrários a medida anunciada pela Secretaria de Administração Penitenciária – SAP, para a transferência de agentes penitenciários que irão ocupar as novas vagas de serviço no presídio de Caiuá, foi publicada no último dia 08 de novembro no Diário Oficial do Estado – DOE uma nova resolução que foi bem aceita na classe dos agentes.
Na publicação consta que após estudos técnicos realizados, a SAP constatou que os objetivos almejados ao adotar a Lista Prioritária de Transferência Especial – LPTE para compor o quadro de pessoal do Centro de Detenção Provisória – CDP de Caiuá não atenderia aos propósitos da pasta. A resolução ainda determina que o quadro de pessoal do futuro CDP II de Caiuá seja composto pelos servidores inscritos na Lista Prioritária de Transferência – LPT para o CDP “Tacio Aparecido Santana” de Caiuá.
A nova medida atende pedido de manifestantes e agentes que reivindicaram o uso da LPT para convocação dos agentes e beneficia aqueles que há muito tempo aguardam para voltar a trabalhar mais próximos de seus lares.
Fonte: G1