Um reeducando se evadiu na tarde do sábado, 29/02/2020 do CPP de Valparaíso, Segundo informações ele pulou os alambrados e correu em direção aos canaviais que cercam a área do CPP.
Leandro Leandro
01/03/2020
![]() |
| CPP de Valparaíso está localizado ao lado da Penitenciária de Valparaíso, que como podem ver é uma U.P. ainda do Sistema X, que não são mais construídas no estado de São Paulo. |
Após ser acionada a Polícia Militar, viaturas estiveram no local e cercaram a área, Tiveram também o apoio do helicóptero Águia da corporação que fez buscas pelo local e nas imediações, mas apesar de todos os esforços o detento não foi localizado.
A evasão ocorreu durante o horário regulamentado para o recebimento das visitas, a companheira do citado reeducando, que havia ido até a Instituição Penal para visitá-lo foi flagrada por policiais penais com drogas no corpo pelo aparelho de "Body Scanner", concomitantemente se deu a evasão, não se sabe até o momento como o preso soube da ocorrência dos fatos.
Como a mulher se negava a confirmar que havia algo a mais em seu corpo, haja vista, ter sido visualizado pelos agentes no aparelho de "scanner", a suspeita foi encaminhada até a Unidade de Saúde, onde após exames clínicos foi comprovado que ela de fato portava drogas em sua cavidade vaginal.
![]() |
| Portaria do CPP de Valparaíso |
Segundo consta no site da SAP( Secretária da Administração Penitenciária), a população carcerária da Unidade Prisional(U.P.), na data de 28/02/2020 é de 1838 reeducandos em regime Semiaberto, mas cuja capacidade da U.P., é de apenas 691 reeducandos, ou seja, praticamente 200% a mais que a sua capacidade.
Claro que não podemos justificar a evasão pela superpopulação, o que de fato não tem nada a ver, mas que leva a crer que fica muito mais difícil para os policiais penais desempenharem sua função com tanta eficiência, pois o fator populacional em uma unidade Semiaberto é preponderante para que se tenha um desempenho eficiente dos servidores. Diferentemente do Sistema Fechado onde não existe tanta circulação e saída e entrada de presos da U.P.
Fonte Imagens: Google Maps
Contraponto: Lembranças do " Guarda Antigão"
No antigo Instituto Penal Agrícola de Bauru, atual CPP III de Bauru, no dia 19 de dezembro do ano de 1998 houve um caso similar a este, era dia de plantão meu, dia de sábado, o Diretor de Disciplina, naqueles tempos em que não havia estes equipamentos eletrônico que tanto auxiliam as revistas, como Raio -X, Body-Scannner, Banquetas e Portais, resolveu reforçar o time das Agentes que faziam as revistas nas visitantes, pois havia denúncias de que entraria drogas e na primeira leva de mulheres que adentraram o local onde eram feitas as revistas, foi um verdadeiro "Deus nos acuda", era uma prisão atrás da outra, foram três ou quatro presas simultaneamente, com maconha e cocaína, colada a cintura, nas partes íntimas, colada as costas e foi o suficiente.
Pois o restante das mulheres que iriam ser revistadas posteriormente e aguardavam na ante-sala, desconfiaram da demora e também da chegada de uma viatura Veraneio, azul e branca que tínhamos e que ali estacionou, e começaram a dispensar o que traziam jogando pelas janelas da sala que antecedia a sala de revistas. Tanto que após as ocorrência foi pego na parte de trás do prédio quase 02 quilos das mais diversas drogas.
E foi exatamente neste dia que ocorreram os fatos similares a este que ocorreu no sábado no CPP de Valparaíso. A companheira de um dos reeducando da U.P., é flagrada com drogas e o preso da faxina é informado dos fatos, não se sabe como, porém este se evade imediatamente. A visitante estava gravida, e havia sido pego com ela, vários tabletes de maconha em seu corpo, mais precisamente nas suas partes íntimas, e eu fui designado para escolta-las junto com as Asps Femininas até a Delegacia de Polícia para que fossem apresentadas a Autoridade Policial e elaborado os Boletins de Ocorrências.
Feito e elaborado os B.Os., deixamos as companheiras do presos flagradas com drogas a disposição do Delegado que as encaminhou até a Delegacia de Polícia de Cabrália Paulista, pois aqui na região era a única Delegacia que recebia mulheres presas, não havia nesta época ainda nenhum Centro de Detenção Feminino e muito menos Penitenciária Feminina.
![]() |
| Antigo Instituto Penal Agrícola "Prof. Noé Azevedo" de Bauru, atual CPP III de Bauru Muitas histórias e fatos nas lembranças em 29 anos e 02 meses ai trabalhado |
Mas qual, o que ocorreu na semana seguinte, exatamente no sábado posterior ao ocorrido, um dia depois do natal, dia 26 de dezembro de 1998, em uma noite tranquila na pequena e pacata cidade de pouco mais de 4.000 habitantes? A Delegacia de Polícia foi invadida por vários homens mascarados e encapuzados, fortemente armados com metralhadoras, fuzis e armas longas, que vieram justamente resgatar a mulher grávida, a companheira do preso da faxina que havia se evadido no sábado.
E então eles renderam os dois investigadores e o carcereiro de plantão deixaram todos amarrados e sem nenhum ferimento, soltaram todas as mulheres e fugiram com a grávida.
Todos na Unidade Prisional, o antigo Ipa, acharam que reeducando tinha se evadido para não ter a sua "regressão de regime" confirmada, tendo assim que ser removido para PI ou PII de Bauru, que na época eram as penitenciárias fechadas mais próximas, mas estávamos todos enganados, na verdade a sua missão era resgatar a sua companheira, e sem querer ser hipócrita, para ela, a presa sua companheira, ele foi "homem de verdade", não a fez sofrer por tanto tempo, fugiu, se armou, e teve peito, foi lá e resgatou a mãe de seu filho, e assim nunca mais tivemos notícias nem de um e nem do outro. Há exatos 22 anos. Direto do túnel do tempo.
Muitos servidores e servidoras do antigo Ipa de Bauru, atual CPP III " Prof. Noé Azevedo" de Bauru vão se lembrar destes ocorridos. Ainda temos bastante companheiros desta época na ativa na Unidade Prisional, homens e mulheres que estiveram presentes no dia dos ocorridos.
A confirmação desta lembrança eu não achei em nenhum site de jornal ou mídia, mas em um relatório do MPSP em que pediam o fechamento da Cadeia Pública de Cabrália Paulista, e falam do resgate, mas com informações errôneas, pois a mulher foi presa com drogas e não com documentos falsos.
Mas para tal confirmação cliquem aqui.










Policial Penal manter a ordem e disciplina numa unidade de semiaberto, pra mim são verdadeiros heróis e heroínas. emanuel-assis
ResponderExcluirIPA de muitas histórias.
ResponderExcluirVale destacar que o IPA fica ao lado da Penitenciária, esta sim em sistema X, e diga-se de passagem uma das edificações penais mais seguras do Estado de São Paulo.
ResponderExcluirBom dia na verdade o Centro de Progressão Penitenciária(CPP) de Valparaíso que se localiza ao lado da Penitenciária de Valparaíso, que sim, de fato é em Sistema X, uma penitenciária de segurança máxima. E o IPA(Instituto Penal Agrícola) se localiza na cidade de Bauru. Só narrei esta segunda história na matéria por ser bem parecida com o que aconteceu. 🤜🤛.
ResponderExcluir