Páginas

30 abril 2020

Complexo da Papuda: Sobe para 234 número de infectados pelo coronavírus, 71 policiais penais e 163 detentos

Há outros dois casos, um no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e outro na Penitenciária Feminina. Segundo Sesipe, seis presos estão no Hran e dois têm comorbidades e necessitam de cuidados especiais.


Por Afonso Ferreira, G1 DF
30/04/2020 

Clique nas imagens para ampliar.          
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.
Imagem: Luiz Silveira - Agência CNJ

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe) informou, na noite desta quarta-feira (29), que subiu para 234 o número de casos do novo coronavírus na Penitenciária da Papuda. Outros dois casos estão no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e na Penitenciária Feminina, a Colmeia, no Gama.

Ao todo, são 236 casos no sistema prisional. No Complexo da Papuda, 71 policiais penais e 163 detentos foram infectados. O boletim indica aumento de 11 registros em relação ao contabilizado até terça-feira (28).

De acordo com o balanço, seis presos estão internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – referência para o tratamento da Covid-19, em Brasília. Segundo a Sesipe, "dois deles têm comorbidades e necessitam de cuidados especiais". A pasta informou ainda que 12 detentos se recuperaram da doença e um policial também se curou.
Presos do Presídio da Papuda em Brasília, em imagem de arquivo. — Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ

Onde estão os casos?

Além dos internados no Hran, os outros contaminados estão sendo avaliados por equipes de saúde, dentro dos presídios. Os detentos estão divididos nos seguintes locais:

*Centro de Internamento e Reeducação (CIR): 65 detentos e 28 policiais penais

*Centro de Detenção Provisória (CDP): 36 detentos e 19 policiais penais

*Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II): 17 detentos e 7 policiais penais

*Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I): 33 detentos e 12 policiais penais

*Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE): 4 policiais penais

*Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF): 1 detento

*Centro de Progressão Penitenciária (CPP): 1
Complexo Penitenciário da Papuda - Brasília-Distrito Federal

Medidas de contenção

Na terça-feira (28), a Vigilância Ambiental realizou limpeza e sanitização em seis blocos da PDF I, no Complexo Penitenciário da Papuda.De acordo com o governo, foram higienizadas 60 celas, além de banheiros, salas, departamentos, a administração da PDF I e o pátio onde os internos tomam banho de sol.

No entanto, a aglomeração de parentes dos presos, essa semana, causou preocupação entre os policiais penais . Eles foram entregar mantimentos e produtos de higiene, uma vez que as visitas estão proibidas.

Na última semana, a Secretaria de Segurança anunciou que dois blocos dos novos Centros de Detenção Provisória (CDPs) serão utilizados para o tratamento e a quarentena de presos durante a pandemia. A decisão foi tomada depois que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à pasta que usasse os espaços.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.