Páginas

15 julho 2020

Veto de Bolsonaro, que congelou salários e contagem de tempo de servidores, deve ser apreciado amanhã

Congresso Federal poderá fazer história no dia de amanhã, 16/07/2020, derrubando os vetos do presidente Bolsonaro e restabelecendo a Lei da forma como foi votada pelos Congressistas.


Inês Ferreira
Postado em : 15/07/2020
Congresso Federal poderá devolver os direitos dos trabalhadores que estão na linha de frente no dia de amanhã

Está prevista para amanhã (16) a apreciação pela Câmara dos Deputados do veto nº 17, que trata da proibição do reajuste salarial de servidores públicos até 2020, contagem de tempo e da realização de novos concursos públicos. A apreciação do veto consta na pauta do dia da Câmara, que deverá apreciar 30 outros vetos de diferentes temas.

O veto, de autoria do presidente da República é relacionado a Lei Complementar 173/2020 promulgada no último dia 28 de maio.  A lei prevê ajuda financeira de R$ 60 bilhões a estados e municípios durante a à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Em contrapartida, federação, estados e municípios ficam proibidos de reajustar salários e fazer a contagem de servidores públicos até dezembro de 2021 e também de realizar concursos públicos.

O veto que será apreciado amanhã, é  um veto parcial aposto  ao Projeto de Lei Complementar nº 39, de 2020, que Estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) que altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e dá outras providências. Esse projeto gerou a Lei Complementar 173/2020.

Senador Major Olímpio fala sobre a importância da derrubada dos vetos


Segundo o presidente do SINDCOP, Gilson Pimentel Barreto, a expectativa é de que o veto seja derrubado, já que a entidade defende que ele é inconstitucional.

“Servidores do sistema prisional já estão dando sua contribuição. Muitos estão pagando com suas vidas, como temos visto diariamente. Não podemos aceitar congelamento de salários e de contagem de tempo. O governo não pode jogar essa conta para os servidores que vivem em uma defasagem salarial que já ultrapassa os 30%. Esperamos que os deputados se lembrem que eles irão precisar dos votos desses servidores nas próximas eleições e votem a favor da derrubada do veto”, disse o presidente.

Diversas entidades promoveram ações contra a aplicabilidade da lei. O SINDCOP participa numa Ação Direta de Inconstitucionalidade que tramita no Supremo Tribunal Federal, como terceiro interessado (Amicus Curie). O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Leia o veto na íntegra

Fonte: SINDCOP

21 comentários:

  1. O BOZO TA PREOCUPADO COM OS INQUÉRITOS QUE VAI ESTOURAR RACHADINHA,FAKE NEWS,GABINETE DO ÓDIO PAGO COM NOSSO DINHEIRO, CASO ADRIANO , CASO QUEIROZ,LAVAGEM DE DINHEIRO COM CHOCOLATE,ESSE O GOVERNO DO MANDRIÃO FALASTRÃO ESTA COM OS DIAS CONTADOS,UMA CRISE SANITÁRIA SEM PRECEDENTES,CRISE ECONOMICA CRISE INSTITUCIONAL E POLÍTICA . CADE OS CELULARES DO ADRIANO QUE FOI EXECUTADO NA BAHIA SUA MULHER CONTINUA ESCONDIDA ATÉ HOJE E MAIS SE O QUEIROZ ABRIR A BOCA O BOZO CAI NO DIA SEGUINTE .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus... vc foi expulso da escola? Não consegui entender nada do que vc postou. Não sabe usar vírgulas, pontuação e vários erros de português. Que fase!

      Excluir
    2. Me desculpe, mas sobre a "crise sanitaria sem precedentes" você está errado.Quem exportou esse virus para o mundo foi a CHINA(com ou sem intensão?)e quem apareceu em público incentivando todos a pularem carnaval quando o virus já estava matando na Italia e China foi o DORIA.

      Excluir
  2. Um homem não pode viver sem esperança, porém confesso que nesse momento trilho o chão da realidade e não vislumbro a menor possibilidade de derrubada deste veto em virtude da má vontade política e manipulação midiática contra o funcionalismo. A FIESP gastou milhares de reais para jogar a sociedade contra os servidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente não discordo de você em nada, porém continuo acreditando que será feita a justiça, pois os servidores incluídos no artigo 144, Segurança Pública e os servidores da Saúde Pública não merecem de fato terem estas perdas, além de já serem sacrificado com salários miseráveis, tempo congelado, licenças prêmios suspensas isso é irracional, e será futuramente caso que irá parar no STF, pois os Congressistas sabem da sua inconstitucionalidade. Mas creio que eles irão sim derrubar o Veto, para mostrar ao presidente que eles também têm a sua independência. Amanhã teremos uma grande surpresa, vamos ser positivos.

      Excluir
    2. É hora de fazer sinal de arminha !!! 99% do Sistema apoiou e o que é pior, ainda apoiam o BOZO, então todo castigo pra imbecis é pouco !!!

      Excluir
  3. Eu não tenho problemas financeiros! Eu invisto em ações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não. Quem ainda não acordou com 6 anos sem reajuste precisa mudar o Mindset. Tem que acordar, parar de ficar sonhando.

      Excluir
    2. Tem funcionário que fala tanto em "ações" que até esquece de fazer o serviço dele.

      Excluir
    3. Se investe em ações, pede exoneração e da lugar pra quem quer trabalhar e não ficar usando a internet que o cidadão paga pra ficar investindo em ações. Vc deve ser o típico funcionário público que esta no cargo ppr estar e fazer esquemas né.

      Excluir
    4. Cuidado que enquanto vc está investindo em ações,o Richard,pode estar investindo em outras coisas heinn,fica ligeiro,senhor empresário padrão!!!

      Excluir
    5. Sabe bem do assunto hein. Já passou por isso? Kkkk

      Excluir
    6. Não anônimo das 10:54, não passei pois não sou casado,só gandaia,agora vc ,se for ou tiver alguém,pode ter certeza,que se já não passou,vai passar,isso é certeza!!! Cuidado!!!

      Excluir
    7. Não é casado mas tem experiência como tufão kkkkk

      Excluir
    8. Tufão,kkkk, além de noveleiro,já deve ter passado por isso,ao lado de uma carminha qualquer,kkkkk


      Excluir
    9. E vc sabe todos os nomes dos personagens da novela... assistindo a novela e a patroa "só no desfrute" com o Ricardão. Vem falar de gandaia mas não deve ter dinheiro nem para comprar uma lata de Bavaria no bar da esquina. Asp nutella e comédia. Vai lá Tufão... vai assistir sua novela. Gadoooooo....kkkkkk

      Excluir
    10. Gandaia? Kkkkk. Ah conta outra Ze... vc deve ser um baita de um corno

      Excluir
    11. AH É, VC NÃO DEVE NEM CONSEGUIR PASSAR PELA PORTA DA SUA CASA,SUA GAIADA,DEVER FICAR ENRROSCADA NA PORTA!!!!

      Excluir
    12. dINHEIRO?BAvaria??VC DEVER SER AQUELES QUE VENDE O ALMOÇO PARA PAGAR A JANTA!!!DEVE ESTAR DEVENDO ATÉ A ALMA NO CONSIGNADO NO BANCO DO BRASIL!!!COMÉDIA!!!

      Excluir
  4. kkkk
    Tem sempre um engraçadinho pra fazer zoeira
    "Eu invisto em ações" boa, conta outra.
    Primeiro tem que ter ao menos 300.000 reais para começar e segundo que "barrigas-verde" correm o risco de perder até as cuecas.
    AH VÁ!!!

    ResponderExcluir
  5. Ações? Kkkkk. ASP é tudo igual. 99% deve dinheiro para o banco, só sabem falar das mesmas coisas(ações, IPVA, nota fiscal Paulista, DEJEP, CARTOLA, Carro PCD, ação do ALE) e não fazem nem o que é atribuição do cargo. Por isso que somos "tirados" o tempo inteiro. Classe sem postura e "sem qualudade". Qualquer "ze ruela' vira ASP ou AEVP.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.