Páginas

04 agosto 2020

14 servidores positivados, 03 suspeitos e 3 presos em isolamento com covid-19 na Penitenciária de Franca/SP

A informação obtida ontem é uma alteração nos quadros. No dia 20 de julho, a Secretaria informou em nota oficial que não havia registrado casos da doença.


Kaique Castro, especial para o GCN
04/08/2020
Além dos detentos, 14 servidores da penitenciária também testaram positivos e três estão com suspeita
A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) confirmou na tarde dessa segunda-feira, 3, que quatro presos da Penitenciária de Franca testaram positivo para a covid-19. Três ainda estão em isolamento na própria unidade. Além dos detentos, 14 servidores da penitenciária também testaram positivos e três estão com suspeita.

A informação obtida ontem é uma alteração no quadro, tendo em vista que no dia 20 de julho, a Secretaria informou em nota oficial que não havia registrado casos da doença com presos e que quatro servidores haviam sido contaminados.

“No momento, a Penitenciária de Franca possui 3 presos com casos de Covid-19. Todos eles estão em isolamento na enfermaria, possuem quadro estável e estão recebendo medicação conforme prescrição médica. Ressalvamos que estão sob assistência na própria unidade, que possui profissional médico em sua equipe de saúde. A detecção foi realizada recentemente”, disse em nota.

Dos quatro confirmados, todos foram por exames de PCR, sendo que um já retornou ao convívio e os outros estão em isolamento.

Ainda segundo a pasta, 14 servidores foram contaminados com a covid-19 e três estão com suspeitas. “7 servidores foram confirmados por exame PCR, sendo que 2 já retornaram às suas atividades e 5 estão afastados, 7 que testaram positivo em Teste Rápido, sendo que 4 já retornaram às suas atividades e 3 estão afastados e 3 com suspeita sem confirmação que estão afastados. Todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação", disse. 

A pasta ainda informou que tem realizado busca ativa para caso similares à covid-19 em toda população prisional do estado e que os números de positivos mudam diariamente.

“Estamos seguindo ainda as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avaliamos permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema. Medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde foram aplicadas, foram suspensas as atividades coletivas; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional; realizado o monitoramento dos grupos de risco; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual” encerrou a secretaria.
Inaugurado inicialmente como CDP, foi transformado em Penitenciária pelo governador Alckmin em 2017

SUPERLOTAÇÃO

Os presos que cumprem pena no regime fechado na Penitenciária de Franca sofrem com um problema antigo do sistema carcerário brasileiro: a superlotação. Hoje, o número de presos na penitenciária é de 1705, 201% de sua capacidade. Em suas 64 celas, existe uma média de 26 presos por cela.

A penitenciária, que teve sua inauguração em abril de 2010, foi construída para ser um Centro de Detenção Provisória, com capacidade para 847 detentos, mas, em agosto de 2017, o então governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou um decreto que transformava o CDP em penitenciária. Na época, o governo do Estado afirmou que essa seria uma forma de evitar que os presos fossem mandados para longe de suas famílias.
 
Fonte: CGN.Net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.