Como lidar com uma pandemia em um ambiente que, historicamente, apresenta condições totalmente opostas ao que preconizam as autoridades de saúde?
Por Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)
19/08/2020
Matéria extremamente importante em tempos de pandemia e que enriquece o curriculun do servidor |
Pouca ventilação, superlotação, acesso restrito à água e baixa condição de higiene são algumas das inúmeras questões estruturais que o sistema prisional brasileiro apresenta. Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz e a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançam o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional. As inscrições estão abertas!
A formação é oferecida na modalidade à distância e voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área. Ela integra o rol de cursos disponíveis no CVF que tratam das questões relacionadas ao coronavírus.
Profissionais da prefeitura de Guarulhos auxiliam na higienização da Penitenciária Adriano Marrey-Imagem: SAP/SP |
Clique aqui e inscreva-se já!
Formação para a redução das iniquidades no sistema prisional
Até 22 de julho, estabelecimentos prisionais contabilizaram 13.778 casos de Covid-19. Além disso, registraram crescimento de 99,3% nos casos de contaminação de junho para julho. Os dados são do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ) e embasam a demanda por uma formação voltada às especificidades da população privada de liberdade (PPL) - reconhecida pela exposição à carga elevada de doenças infecciosas, como HIV, vírus da hepatite C e a tuberculose.Esse contexto torna a implementação de intervenções em saúde desafiadoras e encontra inúmeros obstáculos para serem efetivas. Segundo a coordenadora do curso, Débora Dupas, a formação visa contribuir com a redução das iniquidades no sistema prisional no contexto da pandemia, por meio da atualização dos profissionais da saúde e demais trabalhadores quanto às ações de prevenção e assistência no enfrentamento da Covid-19.
A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, apontou a relevância da formação no contexto brasileiro de pandemia, visto que a PPL sabidamente já convive com elevados índices de doenças respiratórias, infecciosas e outras comorbidades. “A superlotação e as condições inadequadas de atendimento aos indivíduos com privação de liberdade são aspectos históricos que exacerbam-se em uma situação de crise, como a que o país está passando, expondo o que muitos autores chamam de morte anunciada”, comentou ela.
Limpeza com caminhão pipa do CDP Guarulhos II - Imagem: SAP/SP |
Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional
O curso de atualização autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional é oferecido na modalidade à distância. Ele é composto de duas unidades – Coronavírus e o sistema prisional e Plano de Contingência no ambiente prisional –, com carga horária total de 15h.Clique aqui e inscreva-se já!
1) Coronavírus e o sistema prisional:I. Sistema prisional em tempos de pandemia
II. Doenças respiratórias prevalentes e o coronavirus
2) Plano de Contingência no ambiente prisional:
I. Vigilância de síndromes respiratórias
II. Investigação de surtos
III.Medidas de biossegurança e de mitigação da Covid-19 no ambiente prisional
IV.Medidas sanitárias
Ações de higiene foram intensificadas na Penitenciária de Álvaro de Carvalho |
Conheça também o curso: Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus
Em um esforço para contribuir com a formação de profissionais de saúde, o Campus Virtual Fiocruz lançou o curso online “Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus”. Para responder à demanda dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, o conteúdo foi produzido e publicado em caráter de urgência, ratificando o aspecto inovador, dinâmico e responsável da formação.Ele é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD), permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva. A qualificação é dirigida especialmente a trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios, mas pode ser cursado por todos os interessados.
Ele é composto de três módulos, que são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do aluno, conferindo autonomia ao processo de formação.
Módulo 1 - Introdução: Conceitos e informações básicas (5 horas)
Módulo 2 - Manejo clínico: Atenção Básica (10 horas)
Módulo 3 - Manejo clínico: casos graves (30 horas)
Fonte: FIOCRUZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.