Páginas

18 agosto 2020

Por unanimidade, deputados aprovam PEC que cria a policial penal no Mato Grosso/MT

Em votação unânime, a Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (18) a criação da Polícia Penal em Mato Grosso.


Da Redação - Max Aguiar
18 Ago 2020 
Policiais penais de Moto Grosso satisfeitos com a votação da PEC da Policia Penal-Imagem: Sindspen

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) é de autoria do deputado João Batista (Pros), que é servidor do sistema penitenciário. Ele explicou que o projeto é legal e já existe um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que determina a regulamentação da categoria nos mesmos parâmetros da Constituição Federal.

“Acredito que já passou da hora de conseguirmos fechar a criação da Polícia Penal em Mato Grosso. Tem muita discussão jurídica em torno do projeto, por isso fiz a opção de apresentá-lo da forma mais enxuta que encontrei, acabando assim com todo esse imbróglio e criar a Polícia Penal em nosso estado”, disse o deputado.

João Batista contou um pouco da história dos agentes, que antigamente eram chamados de carcereiros e depois de agentes penitenciários e disse que a nomenclatura de policial penal é por conta de uma especialização dos agentes, que agora conseguem combater o crime organizado, seja ela qual nomenclatura for, com muito estudo.
Deputado João Batista que é Policial Penal licenciado da função para exercer a legislatura na ALMT

"A categoria não cuida apenas de preso. Eles são capacitados para combater o crime organizado. Eles conhecem as facções e merecem o respeito por conta disso. Além disso, nossa profissão é a segunda mais perigosa do mundo, ficando apenas atrás dos mineradores. Dito isso, justifico aqui meu pedido, mostrando que a atividade de um policial penal também preserva a ordem pública e a segurança da população", justificou o deputado João Batista.

O deputado Wilson Santos (PSDB) usou da palavra no expediente para parabenizar o trabalho de Batista, que foi incansável na construção da aprovação do projeto da Polícia Penal.

"O senhor foi criticado por conta da previdência, mas é o que mais luta pela categoria por conta dos seus projetos. O senhor é um sindicalista dentro do Plenário e que luta pelos seus amigos.  A categoria da Polícia Penal deve muito ao senhor. Que luta todos os dias e consegue emplacar e aprovar os projetos. Parabéns João. Não se aveche. Seja forte e siga de cabeça erguida. Você luta e consegue o resultado. O que importa é o resultado e isso você e sua categoria conseguem demonstrar com maestria" disse Santos.

A deputada Janaína Riva (MDB) lembrou que o trabalho de João Batista é antiga por conta dessa categoria. "O João é um cara que merece respeito. Parabéns deputado. A luta é antiga e agora é recompensado para poder dizer que a Polícia Penal existe em Mato Grosso também. O senhor será sempre lembrado por isso. Parabéns. Os agentes penitenciários, agora policiais penais, sempre vão lembrar do senhor como um batalhador das causas. Desde a época de sindicalista e agora deputado", comentou Janaína.
Policia Penal do estado do Mato Grosso uma realidade que se concretiza
Segundo João Batista, a Polícia Penal é uma das ações que compõem a proposta de reestruturação do sistema penitenciário.

“Este PEC é resultado de um trabalho de 20 anos da categoria para disciplinar o sistema diante de tantas mazelas. Os impactos dessa adequação vão além dos presídios e chegam a toda sociedade, inclusive com a possibilidade de redução dos índices de reincidência das prisões”, defendeu o parlamentar.

No final, o projeto recebeu 20 votos a agora segue para as comissões e depois para o plenário novamente para segunda e última coração. A tendência é que o projeto receba o mesmo número de votos na segunda votação.

Fonte: OLHAR DIRETO

12 comentários:

  1. Já aqui em São Paulo a Pec da Polícia Penal está na mesma gaveta do bônus penitenciario!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.

      Excluir
    2. Pura verdade! Estado lixo! Governo lixo! Secretários lixo!

      Excluir
    3. Muda de estado então Ze.

      Excluir
  2. Eu gostaria de saber se os agentes temporários foram contemplados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foram contemplados sim , com o pé nas nádegas,rssss. pooo, temporário se ta de brincadeira po.

      Excluir
    2. Anônimo de 19/08, 01:24. Seria interessante vc dar uma lida na PEC pra ter 100% de certeza. Se vc está se referindo a funcionários terceirizados, na PEC federal, e nas Estaduais que tenho visto, a resposta é não. Os agentes temporários (terceirizados, no caso) não foram transformados em Policiais Penais. Se você é terceirizado e tiver interesse em ser Polícia Penal, faça o concurso. Tenho certeza que você passa. Eu passei. Boa sorte e sucesso! emanuel-assis

      Excluir
    3. Temporário? Kkkkk. Nem AEVP vai virar Policial Penal e o cara vem falar em temporário. Sem noção.

      Excluir
  3. em são paulo só quando sair o PSDB do poder e olhe lá!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara quando não aparecer um abençoado e encher a cara do maldito do dória de tiro, nossa categoria sempre estará ferrada

      Excluir
  4. Parabéns MT estado de SP sempre lixão nunca serão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num tá báo, muda di estado intão
      Ass: pé vermeio

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.