Páginas

26 janeiro 2023

Com Marcola e Fuminho, presídio no DF volta a abrigar 'nata' do crime de SP

A transferência de Marcola "foi feita visando prevenir um suposto plano de fuga ou resgate do preso", disse ontem Dino. Ele acrescentou que "a operação se fez necessária para garantir a segurança da sociedade".

Josmar Jozino 

Colunista do UOL 

26/01/2023 

Marcola é transferido para presídio em Brasília, sob suspeita de plano de fuga - Fonte: Secretaria Nacional de Políticas Penais
O preso Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, não via o comparsa Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, desde o final dos anos 1990, quando fugiu da Casa de Detenção de São Paulo. Depois de 24 anos separados, ambos voltam a se encontrar na Penitenciária Federal de Brasília. 

Apontado como número 1 do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcola estava no presídio de Porto Velho desde março do ano passado, mas foi removido para a unidade ontem (25), quando completou 55 anos de idade. O anúncio da transferência foi feito no fim da tarde pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

Condenado em outubro do ano passado a 26 anos por tráfico de drogas, formação de quadrilha, posse e comercialização de armas, Fuminho, 52, cumpria pena na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) e foi levado recentemente para Brasília.

No aniversário da Penitenciária Federal de Brasília, em 16/10/2022, foi inaugurado
o "Projeto Muralha", sendo a Unidade Prisional a primeiras das Federais a ter este aparato de defesa
Ele também responde a processo no Ceará por envolvimento nos assassinatos de Rogério Jeremias de Simone, 41, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, 37, o Paca. Ambos foram mortos a tiros em fevereiro de 2018, acusados de desviar dinheiro da facção.

Fuminho é o "braço direito" de Marcola, segundo o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo). Ele ficou 21 anos foragido. Considerado um dos maiores narcotraficantes do Brasil, foi capturado em abril de 2020 em Maputo, capital de Moçambique, na África.

No final de 2018, quando ainda era procurado, Fuminho foi acusado pelo MP-SP de coordenar um plano para resgatar Marcola e outros chefes do PCC recolhidos na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, na região oeste de São Paulo.

Fuminho não é batizado e nem mesmo vinculado ao PCC, mas compadre e sócio de Marcola 
Segundo promotores de Justiça, a ação de resgate previa o uso de avião, helicóptero, mercenários treinados, explosivos para destruir muralhas do presídio, veículos blindados e armamento pesado, inclusive metralhadora ponto 50, capaz de derrubar aeronave.

As autoridades chegaram até a fechar o aeroporto de Presidente Venceslau. O governo de São Paulo reforçou o policiamento na cidade com homens da tropa de elite da Polícia Militar. No ano seguinte, os líderes do PCC, incluindo Marcola, foram transferidos para presídios federais.

Advogados dos presos afirmaram em petições que o plano de resgate não passa de ficção e que até hoje nada foi provado. Eles alegam que nenhum mercenário foi identificado ou detido e também que não foram apreendidos armamento, avião, helicóptero nem veículos blindados.

A Penitenciária Federal de Brasília também abriga outros homens apontados como do primeiro escalão do PCC. São eles: Roberto Soriano, o Tiriça, 49; Abel Pacheco de Andrade, o Vida Loka, 47; Cláudio Barbará da Silva, 61, e Wanderson Nilton Paula Lima, o Andinho, 44.

Esquema de tráfico internacional do PCC tinha Fuminho como peça chave em toda a logística, da produção a entrega na Europa
A transferência de Marcola "foi feita visando prevenir um suposto plano de fuga ou resgate do preso", disse ontem Dino. Ele acrescentou que "a operação se fez necessária para garantir a segurança da sociedade".

O ministro do governo Lula, no entanto, não forneceu à imprensa detalhes sobre o suposto plano de fuga. Marcola é condenado a 342 anos de prisão pelos crimes de roubo, formação de quadrilha, homicídios e associação à organização criminosa.

Ele é investigado na operação Anjos da Guarda, deflagrada em agosto do ano passado pela Polícia Federal. De acordo com a PF, Marcola, Cláudio Barbará e outros presos são acusados de planejar o sequestro de servidores públicos federais para usá-los como moeda de troca e serem libertados.

Marcola é transferido para presídio de Brasília, diz ministro da Justiça


O preso Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder máximo do PCC (Primeiro comando da Capital), foi transferido na tarde de ontem (25), da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO) para a Penitenciária Federal de Brasília, sob forte esquema de segurança. 

O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante entrevista a veículos da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Segundo ele, o motivo da remoção, que acontece no dia em que Marcola completou 55 anos, é a suspeita da existência de um plano de fuga de Marcola na unidade prisional.

"A transferência foi feita de um presídio federal para outro, exatamente visando prevenir um suposto plano de fuga ou resgate desse preso. Portanto, essa operação se fez necessária para garantir a segurança da sociedade"
Flávio Dino, ministro da Justiça

O prisioneiro havia sido transferido para Porto Velho em março de 2022. Em agosto do mesmo ano, Marcola foi acusado pela Polícia Federal de envolvimento em um plano para sequestrar servidores públicos federais para usá-los como moeda de troca para sua libertação.

Na ocasião, a Polícia Federal deflagrou a operação Anjos da Guarda e expediu 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Entre os alvos da PF estavam parentes e advogados de Marcola.

Segundo investigações da PF e do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), o plano do PCC consistia em sequestrar servidores federais para forçar a libertação dos chefes da facção criminosa recolhidos nos presídios de Brasília e Porto Velho.

A reportagem não conseguiu contato com os advogados de Marcola, mas publicará na íntegra a versão dos defensores do prisioneiro assim que houver uma manifestação.

Marcola sendo transferido da Penitenciária Federal em Porto Velho para a Penitenciárias
Federal em Brasília Imagem: Secretaria Nacional de Políticas Penais/Divulgação
Durante a operação Anjos da Guarda foram presas uma advogada de Três Lagos (MS), uma do Distrito Federal e duas de São Paulo. A PF também pediu a prisão de Cynthia Gilgioli Herbas Camacho, mulher de Marcola, e a da advogada e cunhada dele, Camila Giglioli, mas a Justiça negou.

Os agentes do Depen e da PF começaram as investigações em 2021, quando desconfiaram de diálogos mantidos entre os presos na Penitenciária Federal de Brasília. Várias horas de conversas entre líderes do PCC com defensores e visitantes foram gravadas com autorização judicial.

De acordo com os agentes federais, os prisioneiros falavam em código e sempre mencionavam a sigla STF para se referir a fuga da liderança recolhida na Penitenciária Federal de Brasília e STJ para cobrar o andamento da ação.

Os áudios e vídeos gravados nos parlatórios dos presídios de Brasília e de Porto Velho vazaram para a imprensa e foram amplamente divulgados. Até as conversas de Marcola com a mulher e o filho dele, menor de idade, foram veiculadas.

Fuminho foi transferido recentemente da Penitenciária de Cantanduvas para a
Penitenciária de Brasília/Montagem: Leandro Leandro

Fuminho

A Justiça Federal revogou as prisões preventivas das advogadas detidas e também de Marcola e de outros prisioneiros acusados de envolvimento no plano de fuga. Parte dos defensores foram denunciados pelo Ministério Público Federal por associação à organização criminosa.

Os demais acusados, incluindo a mulher e a cunhada de Marcola, ainda não foram denunciados. O processo continua tramitando na 15ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Dados da SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária) apontam que a pena de Marcola é de 342 anos de prisão. Ele já condenado por roubos, homicídios, formação de quadrilha e associação à organização criminosa.

Com o retorno para a Penitenciária Federal de Brasília, Marcola vai reencontrar um velho parceiro: Gilberto Aparecido dos Santos, 52, o Fuminho. Os dois não se viam desde 1999, quando escaparam da Casa de Detenção, no Carandiru, zona norte de São Paulo. 

Recapturado em Moçambique em abril de 2020, Fuminho estava preso na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) e também foi removido para o Distrito Federal.

Fonte: UOL

44 comentários:

  1. Arandu
    Arandu
    Bola na rede
    Pau no teu..........

    ResponderExcluir
  2. A poio
    E sperando
    V aga na
    P olicia penal

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Cracudas repelente de mulher e adoradoras de fimose do Itaim Bibi das 22:27hs, 22:28hs e 23:12hs faz Y yanomami, G genocida, M minoria o cara só mexe com minoria, F fujão C cloroquina, R rachadinha ,F fascista, Q Queiroz 89mil conta de Micheli, C cartão corporativo 75 milhões, F fundo partidário, 5,7 bilhões, G golpista, Mentiroso contumaz e B de baitola político de estimação "MEU OVO" "SANTO CARA HONESTO BATMAM" só que não

      Excluir
  4. Vai ser diretor do Depen kkk FAZZZZZZ LLLL AGORA

    ResponderExcluir
  5. Vai assumir um ministério nomeado pelo 9 dedos .. Quadrilha está formada denovo ..kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senta no meu Pow.
      Até sentir oszovos!!
      Seu ex-presidente, diga-se, corno
      fujão.
      Você deve fazer parte dessa sociedade de corno, fujão!!!

      Excluir
    2. Mariconas inconformadas e abusadas sexualmente pelo kid bengala do Jardim Brasil 'VOCÊS PERDRAM PORRA" até quando o mimimi, o vitimismo, a frescura, tic tac tic tac tic tac, 72:00hs, viadagem, embichamento, a cutícula quebrada, gayssismo, a baitolagem e parada gay nos quarteis político de estimação "MEU OVO"

      Excluir
  6. Governos de direita ou de esquerda, as manobras e cortinas de fumaça são as mesmas. Inventam algo para distrair a mídia e a população tosca de intelecto para consolidar a corrupção institucional, fortalecendo e instalando sutilmente as ideologias que o partido defende.
    E nessa o país vai quebrando, com muito dinheiro e regalias indo para poucos espertalhões que não serviriam para ser nada nesta vida, então viraram políticos, essa categoria abominável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vários patriotarios detectado o sucesso do meu povo.
      Mas eu não mudo bozo cu de burro tem eu sei de tudo em troca de dinheiro e um cargo bom tem bozo que rouba e usa até batom.
      Ratata mais um bozo vai passar.
      Eu lembro que o bozo não quis ir o lula foi parada forte aqui é nós dois louco louco louco e como era roubava pra caralho vichi sem miséria louco ponta firme foi professor no crime é bozo era foda só dinheiro da hora.
      O sucesso do meu povo continua....

      Excluir
    2. Sai pra lá pomba gira anônimo fas 08:43. Vem levar uma aqui não alma sebosa, volta para o abismo já, seu rasteiro.
      Entidade diminuta como tu eu exorcizo na bicuda.

      Excluir
    3. 14:40hs macumbeira três quilos e meio da encruzilhada, tu maníaca do atabaque roda a baiana e vai no terreiro, você vai na macumba e acusa os outros, menina mentirosa volta pro mar enxu repelente de mulher

      Excluir
  7. Esse ministro da justiça é o verdadeiro "chapéu tolado", quando abre a boca causa náuseas em quem ouve suas asneiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvidos sensíveis? aí pai para !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. 23:17hs especialista em ministros detectado

      Excluir
  8. será nomeado ministro da segurança pública... já cumpriu os requisitos..kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. O ministro da justiça é mais bandido que o próprio Marcola,Flávio Dino responde a nada mais nada menos há 217 processos na justiça e desviou mais de 1 BILHÃO DE REAIS DA SAÚDE HÁ ÉPOCA GOVERNADOR DO MARANHÃO JUNTAMENTE COM A ROSEANE SARNEY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cracudas revoltadas enojadas e engravidadas Tabuão da Serra e Vila Mercedes Micheli bolsoladrão voltou para Braisil sem o imbrochável??????????????? como assim, o cara deixou aquele avião de mulher gata sozinha, e esse cara é imbrochável kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk santa baitolagem Batman.
      O cara cada vez surpreende, ele sempre quer ser o centro das atenção e consegue, mas o legal é que sempre é belo tiro no pé, agora vocês me dão licença porque vou ali ser feliz a procura da gata da Micheli "TODO CASTIGO PRA CORNO É POUCO" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  10. Bolsonaristas terroristas, Marcola e em breve Daniel Alves e Bolsonaro. Deus guarde nossos irmãos Policiais Penais de Brasília.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. 08:43hs bolsoladrão é a mesma coisa, quase todos os político tem algo que compromete o seu mandato, político de estimação "MEU OVO" Micheli chegou ontem no Brasil com mascara, boné e roupa de funk-queiro, e pensou que passaria desapercebida, vergonha é vergonha de um marido medroso e mentiroso, mentiu sobre a erisipela ficou dois meses sem trabalhar com desculpa dessa doença inventada pelo Carluxo e a verdadeira causa de sua ausência nas redes sociais, cercadinho e emprego era depressão e um chororó parecia maricona era perda da eleição, outra mentira facada que não teve um pigo de sangue o cara é vampiro, primeira facada do universo sem uma gota de sangue

      Excluir
  12. O nível de lavagem cerebral avançada é foda. O cara não fez nada pela Segurança Pública em 4 anos, e se elegeu pela bandeira da área (piorou a questão previdenciária, continuou com um Ministro que dizia publicamente que o servidor público é "o inimigo", mandou uma Reforma Administrativa que causaria uma série de problemas na atuação dos órgãos com uma festa de contratados, não enviou aumento salarial e de cargos NENHUM, etc.), aí no 1º mês do governo novo há a proposta de criação de um novo órgão da Segurança, governo este que não se ancorou no ramo. Só porque é o Lula, fica a galera do chapéu de alumínio com teoria maluca de comunismo. É de bater a cabeça na parede até criar algum buraco.
    Enquanto o guarda briga por na radial por causa de política ,deixa de cuidar da família,saúde e etc.
    Nenhum candidato irá fazer por você o que você precisa fazer para sua vida mudar.

    ResponderExcluir
  13. Mais mentiras pra ajudar os pares...
    Desgoverno que o próprio Ministro da Justiça é réu em mais de 200 processos, .
    É de embrulhar o estômago.

    ResponderExcluir
  14. Faz o "L" de Luladrão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz B Bolsoladão cartão corporativo 75 milhões de gasto político de estimação "MEU OVO" até Micheli deixou o imbrochavel na mão, todo castigo pra corno é pouco kkkkkkkk

      Excluir
  15. Faz o "L" de Luladrão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cracuda frustrada recalcada e estuprada das 16:27hs "VOCÊS PERDERAM PORRA" conforme-se mona de São Bernardo do Campo redesenhe sua vida seja gay ops homem, procure uma religião e adore a Deus e pare de adorar Bolsoladrão pare com gayssismo político de estimação "MEU OVO" o cara está sozinho USA coloque um silicone peruca e corre atrás dos seus sonhos ai pai para kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Não perdeu, a eleição foi fraudada, inocente!!!!

      Excluir
    3. Fraudada melhor ainda, não importa se foi ou não o importante é que o lixo do bolsoladrão perdeu junto com patriotarios, o chororó muito bom um cara que pagava de brabão de macho até debaixo de outro macho chorando igual mona, mas as pessoas que morreram de covid 19 ele não derramou uma lagrima e nem sua mulher que se diz evangélica só que não político de estimação "MEU OVO"

      Excluir
  16. fiquei sabendo que o lula pediu aproximação familiar para os reiducandos, ficar pertinho do papai drão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOLSOLADRÃO TAMBÉM MONA DA INGRATERRA, MAS ELE QUER APROXIMAÇÃO HOMOAFETIVA, AI PAI PARA....

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkk esses caras não gostam disso, eles amammmm

      Excluir
  17. Alguém por aí viu o Carluxo? tá tão sumido.....aquele vereador federal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dizem que foi pra base, tomar aquela ducha refrescante, e brincar de meu pipi no seu popo...

      Excluir
    2. Carluxo diz que não sai dos USA, mas nem que rachadinha tussa, marcando serrado com seu pai bolsoladrão fica aconselhando o pai a não voltar ao Brasil e se ele voltar vai ser preso ai pai para...........

      Excluir
  18. Acabou de sair reportagem que queriam matar até os guardas que lá trabalham, mas pro gado burro é coisa do Lula...

    Muuuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huummm num credito naum

      Excluir
    2. gado não?????? "PATRIOTARIOS" político de estimação "MEU OVO"

      Excluir
    3. Não acredita, claro. Só abraça as fake news do seu macho bozo. Trouxa.

      Excluir
    4. PATRIOTARIOS VOCÊS DEVERIAM SER COMEDIANTES, QUANTAS VEZES CENAS ENGRAÇADAS DO FANATISMO, MUITO BOM, NÃO PAREM PORQUE O SHOW TEM QUE CONTINUAR.........

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.