Páginas

12 janeiro 2023

Policiais penais assumem funções estratégicas e ocupam cargos de chefia na Seris/AL

A medida é o reconhecimento a essa categoria, que integra e tem atuação importante na estrutura da segurança pública de Alagoas, além de desempenhar um trabalho essencial e exemplar em prol da sociedade alagoana.

Regina Carvalho / Ascom Seris

Foto: Jorge Santos

Policiais penais em treinamento constante, preparados para o cumprimento da missão de defender a sociedade
A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vive um novo momento. Este ano, com a posse do governador Paulo Dantas e do secretário Diogo Teixeira, titular da pasta, uma das medidas já colocadas em prática é a valorização dos policiais penais. Esses profissionais passaram a ser prioridade na gestão iniciada em janeiro de 2023, assumindo funções estratégicas.

Como um dos primeiros atos do novo secretário Diogo Teixeira, os policiais penais – todos devidamente concursados – passam a ocupar mais cargos de chefia na nova gestão, cerca de 80% das vagas disponibilizadas na Seris, de acordo com nomeações feitas nessa segunda (9) e esta terça-feira (10).

A medida é o reconhecimento a essa categoria, que integra e tem atuação importante na estrutura da segurança pública de Alagoas, além de desempenhar um trabalho essencial e exemplar em prol da sociedade alagoana.

Solenidade marca a entrada de novos policiais penais em dezembro passado, primeira turma formada
na história do Estado de Alagoas e da região Nordeste
“Na qualidade de policial penal, é muito gratificante testemunhar o amadurecimento e assunção da nossa instituição nos cargos e funções estratégicas do sistema penitenciário. Reafirmamos e trabalhamos diuturnamente no nosso compromisso com a segurança pública de Alagoas. Aproveito e agradeço ao governador e ao secretário Diogo Teixeira pela confiança depositada em nossa categoria”, destacou Milton Pereira, nomeado secretário executivo de Gestão Penitenciária. Pela primeira vez, o cargo passa a ser ocupado por um policial penal de carreira. Este é o maior posto dentro da secretaria, após o do secretário.

Policiais penais passaram a ocupar cargos estratégicos, que vão desde a chefia de setores administrativos, além de unidades prisionais, passando pela assessoria de Comunicação, chefia de contratos, convênios e gestão penitenciária.

“Quando assumimos a Seris vimos que faltava dar mais oportunidade e visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos policiais penais na secretaria e no próprio sistema prisional. Eles são primordiais para o sucesso da segurança pública do Estado e, por isso, agora ocupam mais cargos de chefia. Com um trabalho referência no Brasil, os donos da casa precisam assumir seus postos e cuidar da sua casa”, destaca Diogo Teixeira, secretário da Ressocialização e Inclusão Social.

Dois concursos públicos foram realizados em Alagoas para a Polícia Penal: um em 2006 e outro em 2021.

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realiza a entrega da
carteira funcional para os novos policiais penais

Polícia Penal

No fim de 2019, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional (EC) 104, que criou a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional federal, estadual e do Distrito Federal. Pelo texto, os quadros da nova corporação seriam compostos pela transformação dos cargos dos antigos agentes penitenciários e equivalentes, além da realização de concursos públicos.

Em junho de 2020, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, em sessão extraordinária, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 79/2020 que transformou a carreira de agente penitenciário em policial penal. Com isso, houve alteração, portanto, de incisos de artigos da Constituição do Estado de Alagoas, justamente os que tratam dos servidores responsáveis pela segurança pública.

Pela PEC ficaram responsáveis pela área da segurança, respeitada a competência da União, as Polícias Civil (PC) e Militar (PM), além do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Polícia Penal (PP).

A função da carreira instituída é fazer a guarda dos estabelecimentos penais, no caso os presídios, e, conforme a PEC, o preenchimento do quadro de servidores será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e por meio da transformação dos cargos dos atuais agentes penitenciários do Estado de Alagoas.

Fonte: SERIS - Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social

32 comentários:

  1. Esse blog tá se perdendo na esquerda kkkkk uai é a lógica né.....faz menos propaganda tá feio kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz uma cópia na rampa...

      Excluir
    2. "Esse blog tá se perdendo na esquerda"...???
      "Faça menos propaganda"...???

      Incrível ver as Polícias Penais dos outros estados da Federação se organizando e São Paulo, diga-se de passagem, um Estado que sempre foi pioneiro na questão penitenciaria, aguardando sabe-se lá o quê!

      Faz o L, faz o B, faz o T, faz o Jabá... parabéns para quem votou no BolsoDoria!

      Excluir
    3. Bom dia, você conseguiu captar exatamente o que eu estou querendo demonstrar para todos, e a maioria não entendeu ou finge não entender. Que na maioria dos estados brasileiros o que vemos é a ascensão dos Policiais Penais dentro da Administração da própria Polícia Penal. Nomeados como secretários, secretários-adjuntos, coordenadores, diretores da Polícia Penal e por ai vai. E enquanto isso em São Paulo perdemos tempo precioso em discussões que nada somam em idéias ou mesmo em projetos que possam vir a beneficiar a toda a Corporação da Polícia Penal, pois queira ou não, este ano ela será regulamentada.

      Excluir
    4. Discussões? Seu blog só menospreza a classe com esses comentários acho q vc posta a matéria já pensando neles. Infelizmente seu blog já foi sério.

      Excluir
    5. E a polícia penal vai mudar o que pros asps kk? Aevp está na muralha,está na escolta,está nos fórus,está no cecop,está alí ,está lá e vão permanecerem assim.O que sobrará pra asp,tranca e só

      Excluir
    6. Os ASPs estão nos cargos de dgs mandando em vcs aevps , hj em dia nas UPs trabalha na tranca quem quer ,tem tantos cargos e postos longe da carceragem , vai se informar alienado!

      Excluir
    7. Parei de ler no "pros"...

      Excluir
    8. Faz uma cópia no "L"...

      Excluir
    9. Tadinho do aevp... quer que censure o blog...

      Pode só zuar o asp, na hora que zoa o apoio, daí não pode...

      Faz o "L"!

      Excluir
    10. Parei de ler no "fórus"

      Olha o nível do aevp que chama o Leandro de esquerda e quer tumultuar o blog...

      Sai fora apoio!!!

      Aproveita e faz uma cópia do stive na casinha...

      Excluir
    11. Pesquise quantos ASP'S existem no estado, e quantos aevp's existem...


      #aevpéapoio

      Excluir
    12. Eu só aspi e ecrevo pro e forú ,mais quero se aevp quero ser um.poliçial penai

      Excluir
    13. Anderson secretario DF foi preso toma trouxa patriotas baitolas kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    14. Ahhhhh vocês querem me calar é Maria de Lurdes censura nunca mais cracudas autoritárias dos infernos musiquinha para aliviar a tensão pelo autoritarismo o sucesso do meu povo.
      Aqui estou em Brasília sobre um monte de dinheiro numa ilha você não sabe como é caminhar em um monte de dinheiro, dinheiro alemão ou japonês o banco em pé mais um bozo mané servido Brasília um político bom metido a magnatão.
      Ratata preciso evitar que o bozo pare de roubar minha palavra me protege pra viver com o bozo de calça beze tic tac tic tac ainda é 09:40hs o dinheiro de Brasília anda em câmera lenta. político de estimação "MEU OVO"

      Excluir
    15. 14:41hs cracuda desinformada e inconformada de Itapecerica da Serra quem tem que contribuir e fazer algo pela categoria é os sindicatos isso é atribuição deles menina recalcada faça o seguinte sindicato único e quem escolhe o presidente do sindicato é todos os ASPs do estado de SP e que coloque um cara independente que não seja amarado com ninguém e que não tenha pretensões políticas e que se for pro pau tourar vamos pra batalha fora isso é só falácia tchau repelente de mulher bonita

      Excluir
  2. Mesmo papinho de sempre, vc não contribuiu em nada para a classe.

    ResponderExcluir
  3. Que ideia absurda! O que tem a ver os comentários? Que poder tem uma piada em interferir na essência ou bem estar de uma categoria inteira?
    Esse cara que pede censura é só um preconceituoso, quer taxar o Leandro de esquerdista a todo custo, por isso fica pegando no pé.
    Fique sabendo que toda piadinha tem um fio de verdade.
    Leio que ASP's são relaxados, "prisionizados", cheios de mazelas, e isso é verdade.
    Quanto aos AEVP'S, leio que vivem em uma realidade paralela, morrem de inveja da PM e são submissos, militarizados, tem medo de preso e de carceragem, comportamentos ridículos na comunicação, etc, e isso também é a pura verdade.
    As críticas serevem para dar um alerta, cidadão.
    Não adianta varrer a sujeira para debaixo do tapete, e aqui no blog o Leandro permite que as pessoas falem no anonimato aquilo que tem vontade de falar na cara, para evitar o desgaste.
    Ou quer que os comentários digam que a categoria é perfeita, bem remunerada, cheia de justiça, composta somente por gente treinada, exemplo a ser seguido?
    Para se extirpar um tumor, começa por cortar na própria carne.
    Reveja seus conceitos, homenzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bóra fazer uma cópia...

      Excluir
    2. AEVP ESTÁ SÓ CRESCENDO ,EXPANSÃO DA ESCOLTA EM TODO ESTADO ,ARMAMENTOS DOS MELHORES E AGORA ACAUTELAMENTO E TEM OUTRA OS CARGOS SERÃO ÚNICOS ENTÃO IRÃO GANHAR IGUAIS A VCS E NÃO PRECISARÃO DESCER PRA TRANCA ...CHORA ASP

      Excluir
    3. CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE 05 DE OUTUBRO DE 1989
      Artigo 143 - § 1º - O preenchimento do quadro de servidores da Polícia Penal será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e da transformação dos cargos isolados, dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários e dos cargos públicos equivalentes.

      Onde se lê TRANSFORMAÇÃO DE CARGOS ISOLADOS, podemos entender que será apenas um cargo... Então acredito que seu entendimento está equivocado pois, no mínimo haverá a possibilidade de alternância de funções... Policiais Penais farão a tranca, a escolta e todas as funções para cumprir a missão!!!

      Excluir
    4. 14:41hs ai você acha que eu vou ler tudo isso anarfabeto ops analfabeto

      Excluir
  4. Aevp é apoio...

    Se conforme, ou preste concurso prá ASP!!!

    ResponderExcluir
  5. Quem não tá contente,vaza do blog.Estes bolsolixos do ca...ho.Este Bozó só governou pra quem já tem muito e o pobre mais miserável.Eu fico pensando pq o asp, polícia,defende tanto o Bolsolixo.So fudeu com a reforma da previdência, piorou mais um pouco a reforma trabalhista feito pelo Temer e estes babacas ainda defendem o bobo da corte .Prestem atenção,o Lula nunca fez uma reforma pra ferrar com o pobre e não é atoa q teve uma aprovação de ótimo/bom de 87%.Bozo ladrão vai para prisão.

    ResponderExcluir
  6. O bravo anônimo alí deve ser um lutador da classe, ajuda pra caramba.

    Só que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 04:54hs cracuda desinformada e retentora de líquido dos infernos quem deve ser lutador da classe é sindicado acorda bela envelhecida, com simples comentários ninguém vai mudar nada antrogina de Tabuão da Serra um sindicato único e que todos os ASP do estado de SP vote e que esse presidente do sindicato não tenha pretensões políticas e que não seja amarrado com a alta cúpula da SAP o resto é falácia tchau menina doida

      Excluir
  7. O conto de um Sindicato de direita com sindicalistas de direita:

    "Bom dia, patrão secretátio. Nós somos a favor do Estado mínimo e da privatização. Por favor, privatizem nosso serviço e nos mandem embora. Nosso muito obrigado."

    Má vá ser burro assim na cadeia, bicho!!!

    ResponderExcluir
  8. Só Jesus nas cópias...

    ResponderExcluir
  9. Jabá falou : oôiooooooooo agora é policial penal não existe mais asps e nem aevp kkkkkkkk gritando igual um doido ,nunca serão externos kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Vc acha legal, melhor, mais pá, andar de viatura, na rua, armados, escoltando muitas vezes presos perigosos, pagando a farda com o minguado salário, menor que do asp?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.