Páginas

05 janeiro 2023

Resistentes, à prova d'água e invioláveis: conheça as câmeras corporais de policiais penais do Ceará

Serão utilizados inicialmente 300 aparelhos. O aparelho será distribuído em todas as unidades prisionais do estado do Ceará.

Por g1 CE

05/01/2023 

Conteúdo de câmeras corporais de policiais penais do Ceará é 'inviolável', diz secretário - Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Os policiais penais do Ceará vão usar a partir de fevereiro uma câmera corporal. O objetivo é filmar as ações em serviço. Com isso, a Secretaria da Administração Penitenciária espera aumentar a segurança dos agentes e evitar excessos nas ações policiais. Serão utilizados inicialmente 300 aparelhos, distribuídos em todas as unidades prisionais.

De acordo com o secretário da Administração Penitenciária no Ceará (SAP-CE), Mauro Albuquerque, o aparelho é à prova d'água, resistente a impactos, possui GPS e sistema de rádio acoplado.

"Não quebra e continua gravando. Para destruir essa câmera, será preciso usar uma força excessiva e proposital. Não vai adiantar dizer que caiu e quebrou. Ela é bem resistente e à prova de água. O agente vai ter o sistema de rádio acoplado, sistema de GPS, localizador, o agente vai conseguir fazer perímetro. Um produto completo e vai auxiliar o trabalho. Vamos começar com 300 aparelhos."

Segurança para os policiais penais

Órgãos nacionais apontam a prática de tortura de policiais penais contra detentos do sistema prisional do Ceará, acusação negada pela secretaria. Com as câmeras, segundo Mauro Albuquerque, falsas acusações de tortura serão refutadas e, caso haja algum caso confirmado, o equipamento servirá para criar prova.

Ainda segundo Mauro Albuquerque, o "preso irá pensar duas vezes" antes de ameaçar um agente, já que o aparelho vai gravar além da imagem toda a conversa.

"O preso não ameaça mais o agente, pois ele já sabe que está sendo filmado. Gerando provas contra ele. Não haverá falsas acusações. Tudo será registrado. O contexto com som e imagens", afirmou.

O agente poderá fazer mudança de ângulo, poderá ter acesso à galeria de imagens e de áudio para fazer o relatório sobre as atividades cumpridas; de acordo com Mauro Albuquerque, o agente não poderá adulterar ou apagar os registros. "Aparelho traz galeria de imagens e tudo está com senha. Mas, o conteúdo não poderá adulterado, ou seja, o agente não poderá apagar o que tem nele."

Câmeras resistentes e invioláveis

RESULTADO POSITIVO NA FASE DE TESTE 

Desde 26 novembro, 20 câmeras estão sendo usadas em uma fase de testes da iniciativa, realizada nas unidades prisionais em situação "mais crítica", com suspeita de ilegalidades. Elas teriam contribuído para reduzir acusações e enfrentamentos, segundo o titular.  

Os resultados são excelentes, porque o preso sabe que está sendo filmado, a gente tem agora acesso a uma imagem de dentro da cela, como o que ele está fazendo, e isso conseguiu reduzir os índices de enfrentamento.

As imagens captadas nessa etapa teriam, inclusive, já sido usadas como prova durante investigações de ocorrências no Sistema Penitenciário.  

Registros captados pelo equipamento poderão ser acessados ao vivo pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário-Foto: Messias Borges

ÓRGÃOS TERÃO ACESSO ÀS IMAGENS AO VIVO 

As imagens captadas pelo equipamento ainda poderão ser acessadas ao vivo pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, assim como pelos próprios membros das autoridades de segurança do Estado 

Com os equipamentos, eu consigo entrar ao vivo com eles [agentes] e acompanhar toda a ocorrência, orientar e fazer com que ela realmente aconteça dentro da legalidade, sem excesso.

Além dos órgãos de fiscalização, os agentes que atuam no setor de inteligência das autoridades de segurança, os responsáveis pela manutenção e os policiais envolvidos nas ocorrências terão acesso às gravações, segundo o secretário. 

Todas as gravações serão carregadas em uma plataforma de armazenamento online, onde ficarão preservadas por até cinco anos. A empresa responsável por fabricar os dispositivos também desenvolveu dispositivos para proteger esses arquivos e garantir que somente usuários com autorização possam visualiza-los.  

Fonte: G1/Diário do Nordeste

15 comentários:

  1. Governador socialista dá nisso. Falta o blogueiro petista pedir pra colocar aqui em sp também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://recordtv.r7.com/cidade-alerta/videos/policia-investiga-plano-de-detentas-para-executar-cinco-agentes-penitenciarias-03012023.

      Pesquise a quem se interessar de alguns diretores vagabundos que faz pano para integrantes do PCC exemplos de comunicados de eventos que alguns diretores impede sua confecção ameaça de morte, desobediência, xingamento, trocar de cela sem autorização, gritaria baderna, pichação na cela parlatório, internet, pirâmide quem não sabe um monte de ladrão subindo um em cima do outro para alcançar um ponto mais alto, destruição de roupa da cadeia, se negar a ir para tranca, ameaçar família de funcionário, gritar com funcionário, maquina improvisada de fazer tatuagem, cabo de vassoura afiado dentro da cela, fios tirados por pirâmides dos refletores, impedir e atrapalhar a contagem e os caralhos quem não gostou vai dar meia hora de oco

      Excluir
    2. É só interesses ser contrariados o cara é comunista político de estimação "MEU OVO" toma um música para acalmar o gado o sucesso do meu povo.
      Mais eu não mudo bozo cu de burro tem eu sei de tudo em troca de dinheiro e um carro bom tem bozo que rebola e usa até batom

      Excluir
  2. Putz, o castelinho de franco vai comprar, a diretoria adora cameras

    ResponderExcluir
  3. Tomare q a SAP não adote esse sistema, e se adotar que adquiram o aparelho sem captação de som.
    Já imaginaram gravar o som do nosso QZZ de cada dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso???

      Huuiuiiuiuiui...

      Escorregou heim coleguinha...

      Não quer que capte o som... ui...

      Só pode ser aevp!

      Excluir
  4. Que legal, tomara que chegue p os nossos super méga policiais aevp's, principalmente p aqueles que adoram abordar os outros na rua.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou super a favor de colocarem em SP!!!
    Na base dos "escoltas"... acabar com a pouca vergonha do banho coletivo.. argh, que nojo!!!

    ResponderExcluir
  6. Equipamento de extrema necessidade aos policiais externos da SAP.

    Tomara que chegue logo na base...

    ResponderExcluir
  7. Se chegar aqui em São Paulo, devemos fazer, como disse para alguns colegas da Unidade onde eu trabalho.
    Vamos fazer uso do equipamento a nosso favor!
    Como assim ?
    Fazer vídeo ata!
    Relatando todo o dia-dia do ASP.
    Estou estou entrando no Raio Tal, onde deveria ter 90 presos e tem 250.
    Estou contanto a cela X, onde deveria ter 12 presos e tem 45.
    Ai eu quero ver quanto tempo isso vai durar.
    Se der algum problema, solicita as imagens .
    Pois se eles quiserem colocar as câmeras, vamos ter que aceitar .
    Porém vamos usar a nosso favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fizerem isso de fato, rapidinho eles vão dar um jeito de sumir com as câmeras. Pois na verdade este diário eletrônico vai formalizar provas contra a própria administração e a sua má gestão de anos e anos seguidos. Porém agora com provas concretas, feitas por servidores concursados em ambiente de trabalho real. Excelente idéia.

      Excluir
    2. Deixa pros aevps.

      Excluir
    3. É bem isso, uma realidade utópica do Estado. Se botar câmeras nos agentes e filmarem o que acontece no sistema, a imagem do governo vai para o esgoto, pois só nós sabemos as condições desumanas que trabalhamos, lidando com a escória face a face, convivendo com pressões e ameaças constantes. Isso não dura nem um mês kkkkkk

      Excluir
  8. Âinmhmmm
    Será que vai captar o áudio do meu DGzinho sussurrando no meu ouvidinho, fazendo os pelinhos da minha nuca arrepiar quando ele diz: "Pega o sabonete no chão, meu bravo policial penal administrativo!".
    Ãinhmm meu rugosinho pisca sem parar, parece um giroflex quando imagino eu e o Dg sendo filmados nestas câmeras policiais de Hollywood
    Âinmhmmm
    Ãinhmmm
    Adóóógoooo ficar no ar 16, biscoitinhos, pião na cadeia o dia todo, asp barrigudão abrindo portão igual loucoooo, âimmmhmm que tudoooo.

    ResponderExcluir
  9. Karay, tem uns comercial da hora aqui agora, gostei deste que o bico do peito fica arrepiadinho
    Parece eu quando vejo o diretor, farol acende na hora, babylook nem dá pra disfarçar
    Quando o DG dá uma mordiscada no meu mamilo eu me mijo toda
    O vida boa essa de policial da adm
    Os guardas trabalhando e eu de sapatênis, calça apertada, cabelim de mamãe já dei, rindo porquê sou um desviado de função, coladinho no DGêê
    Adóóógo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.