Unidades mantêm humanização da pena e focam em trabalho e educação como ferramentas de reinserção social.
Marcus Liborio - CRN
07/02/23
Penitenciária de Cerqueira César comemora uma década de atividades - Imagem: SAP/SP |
Em uma década de história, ambas as unidades mantêm a proposta de humanização da pena e apostam na oferta de trabalho e educação com objetivo de reinserção do indivíduo preso ao convívio social.
A penitenciária abriga detentos do regime fechado e dispõe de Célula de Intervenção Rápida (CIR). Na área educacional, 170 presos estudam regularmente - ensinos Fundamental e Médio.
O estabelecimento penal também atua em ações de incentivo à leitura. A biblioteca, por exemplo, possui 2.626 livros em seu acervo, disponíveis a todos os reeducandos.
Centro de Dentenção Provisória de Cerqueira César celebra dez anos de atuação - Imagem: SAP/SP |
CURSOS E TRABALHO
No decorrer de dez anos, a Penitenciária de Cerqueira César implementou inúmeros cursos aos detentos, como de Garçom, Eletricista, Padeiro, Confeiteiro, Horticultura, entre outros.
A unidade conta com 70 presos trabalhando para empresa parceira e mantém vínculo com a Santa Casa na confecção de tapetes de crochê e na separação de tampinhas de embalagens descartáveis.
Na Penitenciária são ofertados diversos cursos aos presos, como de Horticultura |
PREMIAÇÃO
Há uma horta instalada na unidade que, em 2021, venceu uma das categorias do “Prêmio Josué de Castro”. Além de produzir hortaliças para o cardápio servido aos presos e servidores, também fornece parte da produção para a Santa Casa e Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) da cidade.
“Quero agradecer aos servidores pelos dez anos de dedicação e compromisso. Sem isso, não seria possível consolidar o nosso trabalho”, destaca o diretor da penitenciária, Carlos Eduardo Zanluchi.
Curso de Eletricista ofertado aos detentos do CDP de Cerqueira César |
CDP
O CDP de Cerqueira César (presos provisórios) também celebra dez anos. Atualmente, 106 sentenciados cursam o ensino regular e são incentivados a participarem de exames públicos e concursos, como o Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU).
Em 2021, um preso foi vice-campeão estadual no torneio, na categoria destinada às Pessoas Privadas de Liberdade. Ele obteve nota máxima, mas ficou em segundo lugar por critérios de desempate.
O estabelecimento busca incentivar os internos a desenvolverem o hábito da leitura, dando livre acesso a eles a mais de 2,1 mil títulos de temas variados, com uma média de 5.628 locações mensais.
Horta da Penitenciária de Cerqueira César venceu uma das categorias do 'Prêmio Josué de Castro' |
MEDALHA
O presídio proporciona vários cursos profissionalizantes aos reclusos e também oferece oportunidade de trabalho na unidade, como manutenção e limpeza, preparo das refeições, entre outros.
Diretor do CDP de Cerqueira César, Gustavo Tosim destaca o objetivo de reduzir a reincidência criminal. “Inclusive, fomos reconhecidos ao receber a medalha ‘Challenge Coin', uma homenagem do 31º Batalhão da Polícia Militar de Ourinhos ao trabalho que realizamos em prol da segurança da sociedade”, pontua.
Fonte: SAP/SP
Parabéns a todos os servidores lotados nas duas Unidades Prisionais que de fato fazem a as engrenagens funcionarem, dando o melhor de si para que no dia a dia com profissionalismo e responsabilidade, a disciplina, o foco no trabalho, o rigído cumprimento dos horários e regras sejam cumpridos e desta forma o sucesso de ambas as U.P.s seja premiado.
Pois isso nada mais é que o resultado da seriedade, objetividade e o empenho de todos os servidores, cada em suas funções, desempenhando com afinco e honradez seus papéis de profissionais exemplares, mesmo com tantas dificuldades, falta de valorização e incentivo por parte da Administração Governamental.
Que bença, não?
ResponderExcluirÃiiiiiii...
ResponderExcluirQue tuuuuuudoooooo...
Para
ResponderExcluirBeinz...
Bom dia à todes aevps.
ResponderExcluirbom dia.E hoje 3 horas na maciota.
ExcluirPARABÉNS !!! ...é isso que os heróis fazem...
ResponderExcluirA culpa é do lula?????????????????????????????????????????
ResponderExcluirQuerem continuar com um modelos que não dá certo... Reintegração social.... Pra quem nunca foi integrado... Pena tem que ter caráter punitivo.... Separar o criminoso de quem comete um crime... Esse sim merece ser reintegrado...
ResponderExcluirEssa unidade quase não tem percas.
ResponderExcluirCadeia modelo
ResponderExcluirLá os presos fazem "xixi" e "cocô".
O tal do Grupo de Trabalho da Policia Penal, nem comentários a respeito. Não é o melhor momento...
ResponderExcluirAbro Só Portão (asp)
ResponderExcluirApito Sem Parar(asp)
Priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii
Billy seu puto, vou tacar-lhe a mão na cara.
ExcluirFica moscando lá no Proença enchendo a cara seu pinguço, vai é ser pego no bafômetro qualquer hora dessas.
Quero ver como vai dirigir o Tiggo novo.
Viadão do carai, seu chato.
Entra na cadeia...
ExcluirVem ver o trampo, comédia.
Ir pra cadeia prefiro aqui na administração perto do meu DG, com pessoas perfumadas, cafezinho, internet ilimitada, celular, WC limpo, piadas sem graça e fofoquinha que ninguém é de ferro aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ExcluirPriiiiii! Priiiiii 🤣👉🔐🔐🏃👮♂️🤭😁😁
ExcluirFaço só isso e ganho bem mais que vc!!! Comédia!!!
Excluirriquinha com alto salário detectado
Excluir