Páginas

08 fevereiro 2023

Preso do semiaberto faz tatuagem, perde benefício e terá que voltar ao regime fechado de prisão, diz TJSP

Para o TJ, houve falta disciplinar dentro do ambiente prisional, levando o detento de Araçatuba Willian dos Santos Silva a perder o direito ao semiaberto e a voltar ao fechado.

Por Lauro Sampaio 

Da Redação/Folha Da Região

08/02/2023

Palácio da Justiça de São Paulo - Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) - Imagem e escultura: Catherine Gaspar - Obra do próprio
A Justiça de Araçatuba tirou de um reeducando o benefício ao regime semiaberto por ele ter feito tatuagens e dessa forma cometido uma infração interpretada como falta disciplinar dentro do ambiente prisional. Com o entendimento, Willian dos Santos Silva, que chegou a ter concedido o direito à liberdade condicional – suspenso 48 horas depois – , terá que retornar ao regime fechado.

O caso foi alvo de um pedido liminar de habeas corpus do advogado do reeducando, Luis Henrique Sousa dos Santos, que teve negado o seu pedido pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP). A decisão foi publicada nesta terça-feira, 7, pelo Diário de Justiça Eletrônico.

Na petição, o advogado alega que Willian sofreu “constrangimento ilegal por ato do juiz de Direito da Unidade Regional de Departamento Estadual de Execução Criminal da comarca de Araçatuba”.

Salão dos Passos Perdidos - Para além dos portões de ferro fundido da entrada principal de cerca de
seis toneladas, destaca-se o Salão dos Passos Perdidos - Imagem: Governo do Estado de São Paulo
De acordo com a petição, o reeducando foi beneficiado com o livramento condicional no dia 4 de abril do ano passado, mas dois dias depois o benefício foi sustado em razão da notícia da existência de procedimento disciplinar investigatório.

“A sindicância interna para apurar eventuais novas tatuagens confeccionadas pelo paciente não é motivo para sustar o livramento condicional e o regime semiaberto”, consta na argumentação do advogado do preso. “O fato não constitui falta disciplinar de natureza grave. Requer seja determinada a imediata remoção do paciente ao regime aberto ou que seja mantida a decisão que concedeu o livramento condicional", complementa a defesa do reeducando.

Por sua vez, o Tribunal de Justiça se manifestou contrário ao pleito do advogado do réu, sob a justificativa de que a  ordem deve ser indeferida liminarmente.

Salão do Juri - Na parte posterior do Salão dos Passos Perdidos, está o Salão do Júri - Imagem: Governo do Estado de São Paulo
"O entendimento desta Colenda Câmara, já externado em vários julgados, é no sentido de não conhecer de habeas corpus que tenha por fundamento o conhecimento ou a desconstituição de decisão de competência do Juízo das Execuções Criminais. Não só porque existe em face de tal decisão o recurso específico, mas, principalmente, porque a Lei das Execuções Penais exige aprofundado exame também de questões de fato, que não pode ser feito nos estreitos limites do mandamus (ordem judicial de teor semelhante)”, consta na decisão do desembargador William Campos.

“Na verdade, o habeas corpus não é nem deve ser substituto do agravo em execução. Neste sentido: Habeas Corpus com pedido liminar. Pleito de progressão de regime e livramento condicional. O remédio heroico não se presta acelerar feitos, verificar o preenchimento dos requisitos necessários à concessão de benefícios prisionais ou guerrear as decisões proferidas no curso da execução penal, salvo quando a ilegalidade é patente, ou teratológica, o que não ocorre no presente caso”, continua o desembargador.

Salão Nobre "Ministro Manoel da Costa Manso"- Imagem: Governo do Estado de São Paulo - Vista fundo
A matéria, finaliza o membro do TJ, “caso já tenha sido analisada pelo Juízo de origem, deve ser reapreciada em grau de recurso pelo próprio Tribunal de Justiça, mas em sede de Agravo em Execução. Indefere-se liminarmente".

O TJ-SP também citou que o próprio  Superior Tribunal de Justiça (STJ) já tratou do tema, sob a alegação de que o Habeas Corpus é meio impróprio para a obtenção de benefícios relativos à execução da reprimenda, “tendo em vista a incabível dilação probatória que se faria necessária ao exame da presença dos requisitos exigidos para a concessão das benesses legais”.

Na tarde desta terça-feira, 7, a reportagem tentou falar com o advogado Luis Henrique de Sousa Santos para saber se ele entrará com algum novo recurso, mas seu telefone celular estava desligado. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça também foi procurada e mandou apenas o link da decisão, sem adentrar em comentários.

Salão Nobre "Ministro Manoel da Costa Manso"- Imagem: Governo do Estado de São Paulo - Vista frente

Tema é contraverso

Reportagem publicada pelo portal Consultor Jurídico (Conjur) em setembro de 2021 mostra o quanto o tema que envolve um preso do regime semiaberto de Araçatuba é contraverso. Isso porque não há um consenso sobre a interpretação de que detentos que fazem tatuagens no ambiente prisional cometeram falta disciplinar grave.

A questão tem gerado divergências entre as Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo e não está pacificada na Corte paulista.

Vitral da deusa Têmis, símbolo da justiça na Sala do Júri - Por Ramos de Azevedo - Imagem: Rodrigo Tetsuo Argenton
Um levantamento do Centro de Apoio da Seção de Direito Criminal do TJ-SP, com julgamentos de novembro de 2020 a abril de 2021, mostrou dez decisões em que a confecção da tatuagem foi entendida como conduta atípica e outras sete em que se considerou conduta típica.

Dos 17 casos analisados, em quatro não havia informações sobre o tatuador, em oito o detento fez a tatuagem em si próprio, e em cinco a tatuagem foi confeccionada por outro preso (sendo que em quatro desses o tatuador já havia sido transferido a outra unidade prisional).

Um dos casos citados pelo Conjur tramitou na 2ª Câmara de Direito Criminal, que reformou decisão do juízo de Execução Penal, o qual havia reconhecido a prática de falta grave por um detento.

Para o relator, desembargador Luiz Fernando Vaggione, a diretoria do presídio não tem competência legislativa para criar novas faltas disciplinares graves.

Fachada principal do Palácio à noite - Imagem: Eli Kazuyuki Hayasaka from São Paulo,
Brasil - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
De acordo com Vaggione, a confecção de tatuagem na prisão configura conduta atípica, pois não se adequa à infração disciplinar de natureza grave prevista no artigo 50, inciso VI, e no artigo 39, incisos II e V, ambos da Lei de Execução Penal.

"A conduta praticada pelo reeducando (fazer tatuagem em si no interior de estabelecimento prisional) não configura inexecução das ordens recebidas ou desobediência a servidor, tampouco encontra expressa previsão em qualquer outra hipótese legal de falta disciplinar de natureza grave”.

Com entendimento diferente, a 6ª Câmara de Direito Criminal validou a falta disciplinar aplicada a um detento por fazer uma tatuagem. "O sentenciado desobedeceu a ordens no presídio, ao tatuar seu corpo. Tal conduta deve ser punida, não podendo o Estado permitir que tais práticas sejam comuns dentro dos presídios que sequer possuem condições sanitárias adequadas", disse o relator, desembargador Marcos Corrêa.

Fonte: Folha da Região

Imagens: Leandro Leandro / TJSP


57 comentários:

  1. O dó isso tá errado temos que recorrer, está decisão é arbitrária incoerente e vai em desencontro a dignidade humana, a inserção a sociedade não pode ser punitiva e sim com regalias e relaxamento de penas no amito prisional até sua soltura e adaptação á sociedade assinado: Chris aquele diretor que mora logo ali que não entra mais na cadeia poque um preso piloto colocou ele no seu devido lugar, burro feito uma tábua nem bonde no ladrão ele deu ruim, mais muito ruim de serviço vai acabar casando com preso aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. Parei de ler em "amito"
    O que é "amito"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professores Pasquale e Girafales detectado. Ué tanto cara inteligente QI 350 mas não tem nem baitola assumido a pasta da alta cúpula da SAP com altos salários só PM, cadê esses manés espertões, se você se acha tão inteligentes baitolas se joga antas INSS, PF. PC, PRF e outros raparigas dos inferno ai a inteligência acaba não passa nem fudendo.
      Só falta uns desses zé ruela falar aiiiiiiiiiiiiii eu adoro o salário e o serviço sendo babá de preso só falta do brioto pro ladrão, nem todos é lógico nunca jamais generalizar, mas boa parte adora fazer um pro ladrão achou ruim dá pros porcos

      Excluir
  3. Eu fui no amito
    Saber o que era amito
    Todos eram amito
    Lig lig amito

    ResponderExcluir
  4. Analfabeto, níver hard detectado...

    ResponderExcluir
  5. Volta pro mobral, aevp...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite à todes aevpoios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insistência em mexer com AEVP se vocês usassem essa disposição para questionar nos sindicatos na volta da folga abonada, lei orgânica policia penal, aumento salarial e outros seria muito mais produtivo é bom lembrar Derrite falou que vai dar aumento salarial "AOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA" e citou PM, polícia civil e polícia científica. Ahhhhhhhhhhh se eles ter aumento pra agente é automático, sim amante do embichamento, mas esses lixos vai querer dar um aumento inferior para nossa categoria como aconteceu no passado 4% aos profissionais da segurança pública e 3,5 para os ASP.
      Jabá você não fez nada pra categoria então votar em você não é momento cargo vitalício SIFUSPESP e para quem não sabe na sua rede social se ele for contrariado ele exclui o desafeto o gordinho folgado

      Excluir
  7. ᗩᕮᐯᕮᑭᕮTᗩ, ᗰᕮ ᖴᗩZ ᑌᗰᗩ ᑕᕼᑌᑭᕮTᗩ!!! ᗩᕮᐯᕮᑭᕮTᗩ, ᗰᕮ ᗷᗩTᕮ ᑌᗰᗩ ᑭᑌᘉᕼᕮTᗩ!!!ᗩᕮᐯᕮᑭᕮTᗩ, ᗩᗞOᖇᗩ ᑌᗰ ᑕᗩᘉGᑌᖇᑌ ᑭᕮᖇᘉᕮTᗩ!!! ᗩᕮᐯᕮᑭᕮTᗩ, ᘉᗩ̃O GOSTᗩ ᗞᕮ ᗷᑌᑕᕼᕮTTᗩ!!!

    ResponderExcluir
  8. Leandroleandro
    Faça sua censura.
    Continue correndo a favor
    destes que só denigrem nossa
    classe.
    Mostre sua imparcialidade.

    ᗩᕮᐯᕮᑭᕮTᗩ, ᗰᕮ ᖴᗩZ ᑌᗰᗩ ᑕᕼᑌᑭᕮTᗩ!!! ᗩᕮᐯᕮᑭᕮTᗩ, ᗰᕮ ᗷᗩTᕮ ᑌᗰᗩ ᑭᑌᘉᕼᕮTᗩ!!!ᗩᕮᐯᕮᑭᕮTᗩ, ᗩᗞOᖇᗩ ᑌᗰ ᑕᗩᘉGᑌᖇᑌ ᑭᕮᖇᘉᕮTᗩ!!! ᗩᕮᐯᕮᑭᕮTᗩ, ᘉᗩ̃O GOSTᗩ ᗞᕮ ᗷᑌᑕᕼᕮTTᗩ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional...

      KKKKKKKKK...

      Excluir
    2. Engraçado, quando aevp, concurseiro, Billy denigrem o ASP, ninguém fica chorando pro Leandro censurar...

      Agora vcs não aguentam???

      Calma... amanhã é sexta, dia do banho coletivo na base... só na cópia de vários pipis...

      Excluir
    3. Aevepeta, faz uma cópia na minha chapeleta!!!

      Excluir
    4. Asp kkkkkkkkkk o monitor da sap , nunca terão acautelamento, vtrs e fuzis..PRÍIIIII!!!Priiiiiiiiiii

      Excluir
    5. 00:32hs O que te incomoda mona o que te aflige amante do gayssimo censura nunca mais maricona, sua insistência causa estranheza, faz o seguinte cracuda da Vila Anastácio faz seu próprio blog ai você cesura quem você quiser repelente de mulher vai para uma sauna gay e volte renovada embichada de Mauá

      Excluir
  9. Anônimo 00:32
    No fundo vc paga pau para os Aevps,não fizemos concurso para abrir 🔓 ficar na portaria abrindo portão,anotar placa de vtr,nome e RG nem para pilotar carinho com a boia dos presos,muito menos pagar dipirona para vagabundo ou ter que ficar aguentando preso pedindo PS,ganhamos menos sim isso e fato,mas não trocamos nosso serviço pelo seu,não sei pq vcs usam camisa da Polícia Penal ou Bolochao ou é para mostrar para os presos ou para as visitas,vc nunca será reconhecido pela população, sabemos que vcs não gosta dos aevps,deve ser inveja .Coloca uma coisa na cabeça vcs querem ser os genéricos da PC mas a PC a população conhece vcs só os presos e as visitas.tks pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra na cadeia, depois conversamos.

      Excluir
    2. Leva preso pro fórum, hospital, delegacia sem ASP e desenrola, depois conversamos.

      Excluir
    3. Vcs, policia penal? Aevp?
      Onde vca estavam esses anos todos, que nunca foram prá Brasilia, nem na Alesp brigar por isso???

      Ah... esqueci, vcs nem brigam por melhores salaruos...

      Excluir
    4. Vcs não trocam mesmo, se borram de medo de entrar desarmado na cadeia, bando de cu!

      Excluir
    5. Vcs em 4, não fazem o trampo de 1 ASP.

      Mas o ASP fez e faz seu trampo, idiota.

      Excluir
    6. Aevepeta, faz uma cópia na minha chapeleta!!!

      Excluir
    7. Quero ver quando ,sair no Diário Oficial os comunicados de eventos sobre as batidas nas VTR'S Tiggo eightp

      Excluir
  10. O Leonardo diretor do turno da noite na P1 de Potim se juntou com alguns sentenciados para torturar um preso. Diretor da noite se juntou com presos para torturar outro preso. Agora o Diretor Geral está tentando acobertar tudo...se fosse ASP sem cargo de diretor que tivesse feito isso ja estava na rua vias rapidas e tinha tomado bond.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá com dó do ladrão? Leva pra casa.

      Excluir
    2. Ta com dó de diretor...leva p casa.

      Excluir
    3. Dó do diretor?! Foi ele que bateu, carai Kkkkk. Se eu estivesse lá tinha madeirado junto, Zé. Ladrão quer nada não.

      Direito dos mano tá f*da Kkkk

      Excluir
    4. Cadê aqueles manes que gosta de proteger diretor vagabundo CSD que impedi comunicado de evento contra ladrão e já colocou no papel mais de 15 funcionários e comete assédio moral na frente do ladrão cadê esses zé ruela, quem protege vagabundo é vagabundo também, Chris sua hora vai chegar FDP

      Excluir
    5. Quem protege diretor lixo são os bunda moles que não fazem nada a respeito e aceitam ele ficar no cargo sem tomar atitude.

      Isso sim é proteger.

      Excluir
    6. Quem aqui defende Diretor e chefe desse nível é vagabundo e conivente. Se fosse o Asp estava preso e respondendo PAD. Tem sim que denunciar o abuso e tortura desse chefe caso seja comprovado. E esse Diretor Geral ou Disciplina estiver arredondado, crime de Precarização. Demissão a bem do serviço público. A SAP e a Corregedoria deve entrar na unidade o mais rápido possível já solicitando imagens das câmeras de vigilância. logo visto que a unidade prisional esteja maquiando o preso com novo uniforme, promessas, etc.

      Excluir
    7. E quem sabe e não faz nada também não está prevaricando? Ou chorar em blog é algum tipo de atitude que resolva?

      Excluir
    8. Vários vagabundo e correrias detectado todos valentão, cadê policia penal, lei orgânica seus merdas, todos valentão só que não uns bunda mole, vai dar meia hora de bunda flácida para kid bengala prevaricação meu ovo vagabundas correrias, quem está chorando é a sua mãe de saber que você gosta de rola, o vagabundas vou continuar falando desse diretor vadias, não adianta rasgar a calcinha, tão machões, mas não tem coragem de fazer GREVE seus bunda mole, muita testosterona só que não desunidos até o final e covardes só bate em preso se tiver no bolinho, baixe a bola vagabundos, quem faz pano para diretor vagabundo é vagabunda também raparigas

      Excluir
  11. Reclama não cuzão...
    Segura o refrão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Único cuzão aqui é você correria de diretor corrupto, eu estou falando o que está acontecendo seu lixo, sabe quem reclama é sua mulher poque você vai todo dia na sauna gay adorador de fimose, covardes e correrias coleguinhas fica querendo intimidar, vocês não intimida nem o ladrão, boa parte dos ASP é babá de preso só falta dar o toba pro ladrão igual vocês faça GREVE seus lixos todos brabões só que não e ao Chris está nervosa pressão alta e o dinheiro deu uma diminuída por causa dos puxadinhos que teve que parar se fodeu

      Excluir
    2. Tá tomando bofetada do chefe e não toma atitude? Então é porque tá gostando. Kkkkk

      Bibona covarde.

      Excluir
  12. Primeiro caso que vejo causando punição ao preso. Sempre deu nada. Não por causa da SAP e sim pelo judiciário.

    ResponderExcluir
  13. Fez uma tatoo

    Tomou no coo

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA À TODES AEVPS!!!

    CHEGOU O DIA MAIS ESPERADO DA SEMANA!!!

    BANHO COLETIVO NA BASE, A PARTIR DAS 18HS.

    SEMANA PASSADA ENSABOEI AS COSTAS DE VÁRIOS COLEGUINHAS...

    HOJE VAI SER TUDO DE BOM... PROMETE!!!

    ResponderExcluir
  15. sou ASP novo no sistema , chegou um AEVP para fazer uma escolta e eu perguntei qual o procedimento que eles fazem. ai me falou que ia dar pelado no ladrão ,kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... eles ficam loucos na cópia do pipi...

      Excluir
    2. Manda eles algemarem o preso, manda eles conduzirem, tá no pop deles!!!

      Excluir
    3. Aevp na escolta segue ordem do ASP!

      Excluir
    4. Tem aevp que na revista, manda o drão arregassar o pinto, alegando que pode ter uma arma escondida na chapeleta...

      VAI, VAI, VAI!!!

      Excluir
  16. Faz sumir na mão!

    Vai, vai, vai!!!

    ResponderExcluir
  17. Sexta passada, fiquei castelando o concurseiro no banho coletivo... decepção... pinto minúsculo, em contra partida, tem uma bundinha branca, a textura da pele parece um pêssego...

    ResponderExcluir
  18. ASPirina Polícia Peniana da Portaria

    ResponderExcluir
  19. Concurseiro belisca o azulejo rapa!
    Dá uma ajeitada na mala perto dele pra ver...
    Ele cresce o zóio na hora, não resiste e dá uma manjada. Polaquinho, baixinho, sem chance de passar na PM, conseguiu ser viadinho da escolta, terror do banho coletivo.

    ResponderExcluir
  20. Censura aos A.S.Ps.
    Eles(AEVBICHAS) são o público alvo deste blog.
    Leandro aderiu ao banho coletivo.
    Está até levando "DOVE" líquido.
    Ensaboa e desliza mais fácil!!!
    Faz a cópia Leandro da mala.
    Não escorrega nas "ideias".


    Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bom você comentar sem aquelas brincadeiras de Aevpetas. O problema é que estão denunciando o Blog por vários motivos, palavras de baixo calão, denúncias com nomes de Diretores e funcionários têm que ser feitas sem ser anonimamente, senão eu não irei publicar, pois caso contrário se houver reclamações terei que repassar o IP dos responsàveis. Comentem e podem tirar quem quiserem desde que seja de forma moderada e sem apelar para nomes de mães, esposas irmãs, pais, irmãos, e enfim, não façam ofensas para familiares e nem usem nomes próprios quando quiserem denunciar, pois caso contrário terei que voltar a proibir os comentários, e eu não quero fazer isso.

      Excluir
    2. Bela abordagem!
      Em postagens anteriores, me referi a esses que denigrem a classe(ASP, AEVP).
      Hoje, qualquer analfabeto funcional, sabe que não passa batido no mundo virtual(acredito eu).
      Seria interessante usarmos a A.I.
      para sabermos o I.P., D.W.
      Assim saberemos quem realmente é o Concurseiro, Billy de Arandu e outros que caíram no esquecimento!!
      É salutar lembrar que, segundo o Marco Regulatório da Internet, ou seja,
      Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 - Marco civil da internet.
      Temos direitos e deveres.
      E administradores, são responsáveis também pela divulgação.
      Vale lembrar que; O art. 5º da constituição brasileira assegura o direito à indenização por dano material ou moral em casos de violação da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, além de punição a qualquer forma de discriminação e prática de racismo.
      E como administrador de um blog,
      é responsável pelas mensagens , já que tem o poder de excluir ou adicionar as mesmas.

      Excluir
    3. Ao Leandro concordo palavrões e citar familiares mães tem que censurar

      Excluir
  21. Bom dia à todes aevpop's!

    Qual seu Romeu Golf?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia à todes aevps!!!

    Róla um babado que na última sexta, após o banho coletivo na base... 4 pp's saíram prá beber... relaxar... e então se formaram 2 casais...

    Que tuuuuuuuudoooooooo!!!

    ResponderExcluir
  23. E daí que o preso fez tatuagem e perdeu o benefício?? E os comentários anônimos de ASP e AEVP se elogiando, que tem haver com o tema?

    "Pare o mundo que eu quero descer!!"



    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.