A matéria foi publicada na edição do TV Tem 2ª Edição de 27/03/2024, e vem mostrar a precarização do número de servidores no Sistema Prisional do Estado de São Paulo.
Leandro Leandro
28/03/2024
![]() |
Servidores estão preocupados com a precarização do baixo efetivo nas Unidades Prisionais de todo o Estado de São Paulo |
Matéria TV TEM
Meu concurso era para trabalhar na PII de Bauru, mas durante o estágio no antigo Instituto Penal Agricola "Prof. Noé Azevedo" de Bauru nos meses de junho e julho de 1990, o Diretor do antigo Complexo Prisional de Bauru, da época Dr. Luiz Gonzaga Vieira escolheu 06 funcionários para darem continuidade aos seus trabalhos, naquela U.P, e eu fui um deles. E lá trabalhei até chegar a aposentadoria no dia 03, do mês de setembro, do ano de 2019.
![]() |
CPP II em primeiro plano, e ao fundo o CPP I de Bauru, que cujas populações somadas chegam a quase 5.000 homens |
E ambas as Unidades Prisionais fechadas de Bauru, que ja tinham na época populações carcerárias acima da suas capacidades, e, em mais de 100% em regime fechado, viu-se obrigada a fazer as transferências destes presos para outras Unidade Prisionais fechadas, e também, praticamente da noite para o dia mudaram o Regime, de Unidades fechadas passaram para o regime semiaberto.
![]() |
Centro de Dentenção Provisória (CDP) "ASP Francisco Carlos Caneschi" de Bauru com capacidade para 844 detentos, tem sob sua custódia 1.122 presos provisórios |
Com o advento desta nova condição o estado foi obrigado a realizar intervenções em ambas as U.Ps, onde em cada raio que haviam dois pavilhões habitacionais paralelos, foram feitos o fechamento da área que era visão dos presos, para um novo pavilhão, ficando assim cada raio com a forma de um U. E passando sua capacidade para 1.250 presos na época, e agora estranhamente a SAP diz que a capacidade de cada Unidade Prisional é de mais de 1.700 homens. Matemática da SAP.
![]() |
No mês de janeiro de 2017, esta era a noticia: SAP confirma fuga de 152 detentos durante rebelião em Bauru para a quantidade de detentos |
CPP III de Bauru em chamas
Já o Centro de Progressão Penitenciária III de Bauru quando fui contratado tinha 180 presos e 295 funcionários no ano de 1990, e quando eu sai, a cadeia tinha já sido incendidada e estava então com menos de 500 presos e em reforma, e esta forma se encontra desde o fatídico janeiro de 2017, quando praticamente a população carcerária de quase 1.500 presos, quase que destruiram totalmente suas instalações, só não fazendo isso por conta dos poucos e abnegados servidores que reagiram da forma que podiam e com o que tinham nas mãos, impedindo inclusive que ateassem fogo no Prédio da Administração e em outras instalações próximas.
O que ficou de saldo da rebelião foi um prejuízo de milhões de reais para o estado e uma fuga cofirmada dias depois de 152 presos, fora os que foram recapturados ainda no mesmo dia, causando alvoroço em toda a cidade, que praticamente fechou suas atividades industriais e comerciais no dia, que mobilizou todos os efetivos de segurança de Bauru e da Região, também causando prejuízos imensos tanto para o município, como para todos os seus habitantes que tiveram suas vidas paralisadas pelo terror imposto da fuga em massa, de centenas de presos nas ruas, avenidas e rodovias da Urbe.
Atualmente as reformas estão em andamento, e a cobertura dos pavilhões estão terminadas, mas sua capacidade é para o dobro da população atual, e para se aumenta-la basta haja a necessidade desta situação, e nos dias atuais ela é real.
Leandro Leandro.
Vídeo 1:Youtube/Fábio Jabá
Vídeo 2: TV TEM
UFA, AINDA BEM QUE É SÓ LÁ EM BAURU!!!!!
ResponderExcluirUm dos maiores problema do sistema hj é a falta de efetivo, e o governo piora quando inaugura UPs tirando funcionários de unidades que já estão com déficit de funcionários ! O governo deveria responder improbidade administrativa!
ResponderExcluirNa realidade, o efetivo é inferior ao que determina a legislação, não apenas em Bauru, mas em todas UPs.
ResponderExcluirEntão quer dizer que nas outras 179 UPs tá tudo certo.....Falta de assunto da pêga.
ResponderExcluirCara vc é um imbecil, analfabeto funcional ! Tem que expor msm ,essa matéria é para a população , é para que saibam o que está acontecendo nas UP , vc sabe a população não !
ExcluirQuando o governo transfere funcionário de UP já com déficit funcional para inaugurar outra UP os sindicatos aplaudem pq vai rodar a lpt , mas quem fica na UP é prejudicado por precarizar ainda mais o corpo funcional, o sindicato deveria impetrar mandado de segurança para impedir a inauguração sem chamar novos funcionários !
ExcluirExatamente. Estão apenas fazendo média, retirando funcionários de onde já tem déficit e, inaugurando outra que também ficará com deficiência funcional.
ExcluirCada Governo que vêm vai piorando um pouco e o que acho mais estranho nada acontece os cara não reponde por nada me parece que tudo contaminado MP ,Jud.... O sistema tá entrando em colapso,aí vem SAP diz que tudo normal lembrando que quem é o secretário nunca pisou em uma UP, lamentavel tudo isso!!
ResponderExcluir