Páginas

28 março 2024

Número de policiais penais é menor do que o recomendado para a quantidade de presos nas 04 UPs de Bauru/SP

A matéria foi publicada na edição do TV Tem 2ª Edição de 27/03/2024, e vem mostrar a precarização do número de servidores no Sistema Prisional do Estado de São Paulo.

Leandro Leandro

28/03/2024

Servidores estão preocupados com a precarização do baixo efetivo nas Unidades Prisionais de todo o Estado de São Paulo
Bauru tem 04 Unidades Prisionais, o Centro de Detenção Provisória "ASP Francisco Carlos Caneschi" de Bauru com capacidade para 844 detentos, mas que tem sob sua custódia a quantia de 1.122 presos, o Centro de Progressão Penitenciária I (CPP), com capacidade para 1.710 presos, mas que tem sob sua custódia a quantidade de 2.495 presos, o Centro de Progressão Penitenciária II (CPP), "Dr. Eduardo de Oliveira Vianna" de Bauru que tem capacidade para 1.706 presos e mantém sob sua custódia 2.480 presos, e por último o Centro de Progressão Penitenciária III (CPP) com capacidade para 1.124 presos, mas que abriga apenas 542 presos. 

Matéria TV TEM

Meu concurso era para trabalhar na PII de Bauru, mas durante o estágio no antigo Instituto Penal Agricola "Prof. Noé Azevedo" de Bauru nos meses de junho e julho de 1990, o Diretor do antigo Complexo Prisional de Bauru, da época  Dr. Luiz Gonzaga Vieira escolheu 06 funcionários para darem continuidade aos seus trabalhos, naquela U.P, e eu fui um deles. E lá trabalhei até chegar a aposentadoria no dia 03, do mês de  setembro, do ano de 2019.

CPP II em primeiro plano, e ao fundo o CPP I de Bauru, que cujas populações somadas chegam a quase 5.000 homens 
E as duas Unidades PI e PII de Bauru, foram a princípio constuídas para comportarem 525 presos, em regime fechado e ambas inauguradas no ano de 1990, porém, no ano de 2008, com o advento do fim da não permissão da progressão de regime para os presos com crimes hediondos, motivados por Lei aprovada no Congresso Federal, o Estado de São Paulo se viu em uma sinuca de bico, da noite para o dia, pois passou a ter quase 30.000 presos com o direito a progressão ao regime semiaberto, sem ter onde coloca-los.

E ambas as Unidades Prisionais fechadas de Bauru, que ja tinham na época populações carcerárias acima da suas capacidades, e, em mais de 100% em regime fechado, viu-se obrigada a fazer as transferências destes presos para outras Unidade Prisionais fechadas, e também, praticamente da noite para o dia mudaram o Regime, de Unidades fechadas passaram para o regime semiaberto. 

Centro de Dentenção Provisória (CDP)  "ASP Francisco Carlos Caneschi" de Bauru com capacidade para 844 detentos, tem sob sua custódia 1.122 presos provisórios
Com o advento desta nova condição o estado foi obrigado a realizar intervenções em ambas as U.Ps, onde em cada raio que haviam dois pavilhões habitacionais paralelos, foram feitos o fechamento da área que era visão dos presos, para um novo pavilhão, ficando assim cada raio com a forma de um U. E passando sua capacidade para 1.250 presos na época, e agora estranhamente a SAP diz que a capacidade de cada Unidade Prisional é de mais de 1.700 homens. Matemática da SAP.

No mês de janeiro de 2017, esta era a noticia: SAP confirma fuga de 152 detentos durante
rebelião em Bauru para a quantidade de detentos

CPP III de Bauru em chamas


Já o Centro de Progressão Penitenciária III de Bauru quando fui contratado tinha 180 presos e 295 funcionários no ano de 1990,  e quando eu sai, a cadeia tinha já sido incendidada e estava então com menos de 500 presos e em reforma, e esta forma se encontra desde o fatídico janeiro de 2017, quando praticamente a população carcerária de quase 1.500 presos,  quase que destruiram totalmente suas instalações, só não fazendo isso por conta dos poucos e abnegados servidores que reagiram da forma que podiam e com o que tinham nas mãos, impedindo inclusive que ateassem fogo no Prédio da Administração e em outras instalações próximas.

O que ficou de saldo da rebelião foi um prejuízo de milhões de reais para o estado e uma fuga cofirmada dias depois de 152 presos, fora os que foram recapturados ainda no mesmo dia, causando alvoroço em toda a cidade, que praticamente fechou suas atividades industriais e comerciais no dia, que mobilizou todos os efetivos de segurança de Bauru e da Região, também causando prejuízos imensos tanto para o município, como para todos os seus habitantes que tiveram suas vidas paralisadas pelo terror imposto da fuga em massa, de centenas de presos nas ruas, avenidas e rodovias da Urbe. 

Centro de Progressão Penitenciária III com os telhados ja finalizados atualmente 
Atualmente as reformas estão em andamento, e a cobertura dos pavilhões estão terminadas, mas sua capacidade é para o dobro da população atual, e para se aumenta-la basta haja a necessidade desta situação, e nos dias atuais ela é real.

Leandro Leandro.

Vídeo 1:Youtube/Fábio Jabá
Vídeo 2: TV TEM

8 comentários:

  1. UFA, AINDA BEM QUE É SÓ LÁ EM BAURU!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores problema do sistema hj é a falta de efetivo, e o governo piora quando inaugura UPs tirando funcionários de unidades que já estão com déficit de funcionários ! O governo deveria responder improbidade administrativa!

    ResponderExcluir
  3. Na realidade, o efetivo é inferior ao que determina a legislação, não apenas em Bauru, mas em todas UPs.

    ResponderExcluir
  4. Então quer dizer que nas outras 179 UPs tá tudo certo.....Falta de assunto da pêga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vc é um imbecil, analfabeto funcional ! Tem que expor msm ,essa matéria é para a população , é para que saibam o que está acontecendo nas UP , vc sabe a população não !

      Excluir
    2. Quando o governo transfere funcionário de UP já com déficit funcional para inaugurar outra UP os sindicatos aplaudem pq vai rodar a lpt , mas quem fica na UP é prejudicado por precarizar ainda mais o corpo funcional, o sindicato deveria impetrar mandado de segurança para impedir a inauguração sem chamar novos funcionários !

      Excluir
    3. Exatamente. Estão apenas fazendo média, retirando funcionários de onde já tem déficit e, inaugurando outra que também ficará com deficiência funcional.

      Excluir
  5. Cada Governo que vêm vai piorando um pouco e o que acho mais estranho nada acontece os cara não reponde por nada me parece que tudo contaminado MP ,Jud.... O sistema tá entrando em colapso,aí vem SAP diz que tudo normal lembrando que quem é o secretário nunca pisou em uma UP, lamentavel tudo isso!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.