Quatro detentos saíram de cela por um buraco e tentaram atravessar o pátio no meio da neblina, mas foram vistos por policiais penais da muralha que interviram e impediram as fugas.
Sifuspesp
28/03/2024
![]() |
A Penitenciária "Joaquim de Sylos Cintra" de Casa Branca tem capacidade para 926 presos e atualmente abriga 1.462 sentenciados - Imagem: Arquivo |
A tentativa de fuga ocorreu por volta das 3 horas da madrugada, chovia e havia muita neblina no momento do incidente, o que facilitou a tentativa de fuga devido a baixa visibilidade.
Segundo denúncias recebidas pelo SIFUSPESP apenas 3 das torres de vigilância estavam funcionando, e metade do efetivo de AEVPs requerido estava de plantão. Ainda segundo denúncias recebidas pelo sindicato, a comunicação pelo rádio falhou entre as torres e duas armas dos policiais falharam quando eles atiraram para tentar impedir a fuga
Segundo informações, os 4 indivíduos conseguiram sair da cela por um buraco feito na ventilação e um deles chegou a pular o alambrado sendo detectado na linha de tiro.
![]() |
A Penitenciária de Casa Branca encontra-se com uma população prisional acima de 50% de sua capacidade, e assim como todo o sistema prisional de SP, conta com baixo efetivo de policiais penais |
A penitenciária de Casa Branca tem capacidade para 926 presos e atualmente abriga 1462.
Déficit funcional, e falta de manutenção
A muitos anos não ocorria uma tentativa de fuga deste tipo no sistema prisional de São Paulo, o déficit funcional e a falta de manutenção predial e de investimento em armas e equipamentos podem ser apontados como a principal causa deste tipo de incidente.
“A população carcerária percebe o déficit e a fragilidade das instalações, o preso passa o dia inteiro observando o ambiente carcerário, só quem nunca trabalhou em uma unidade prisional não sabe disso.” comenta Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP.
Conforme divulgamos entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023 a SAP perdeu 2549 servidores da área de segurança devido a mortes, exonerações e aposentadorias, enquanto isso o Governo Tarcísio pretende abrir concurso para apenas 1100 policiais penais após a regulamentação, que ainda não foi enviada para a ALESP.Cabe notar que mesmo se o concurso fosse aberto hoje, ainda demora mais de um ano para que os aprovados comecem a trabalhar.
![]() |
A Unidade de Casa Branca tipo “espinha de peixe” com mais de 5 mil metros de área e deveria ter no mínimo 25 servidores no plantão e 12 na muralha e foi inaugurada em 25/08/1998 |
Ação merece todos os elogios
Segundo Fábio Jabá presidente do SIFUSPESP “Mediante o descaso do governo os Policiais Penais continuam desempenhando com maestria suas funções, sem o heroísmo e dedicação dos Policiais Penais a situação já teria fugido do controle, resta saber até quando apenas com heroísmo vamos evitar o pior.Espero que minimamente os guerreiros recebam um elogio em seus prontuários.”
“A luta do sindicato continua, para que os herois sejam valorizados, o déficit funcional sanado e as condições de trabalho sejam as merecida pelos melhores Policiai Penais do Brasil” completa Jabá.
O homem ferido está em um hospital da região e não corre risco de morrer. Os presos que tentaram fugir devem ser transferidos após decisão judicial, segundo a SAP.
O que diz a SAP?
Veja a nota da pasta na íntegra:
A Secretaria da Administração Penitenciário (SAP) informa que foi aberta uma Apuração Preliminar para checagem detalhada de uma tentativa de fuga de quatro sentenciados da Penitenciária de Casa Branca na madrugada de hoje (28). O quarteto acessou a área próxima ao muro da unidade após danificar parte do concreto da abertura de ventilação da cela. Quando o primeiro preso tentou escalar o alambrado, o Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, que estava no posto, fez disparos de advertência. Mesmo assim, ele desobedeceu à ordem, exigindo a necessidade de disparo de aproximação, sendo que estilhaços acabaram ferindo-o na perna.
Os outros três, que nada sofreram, em face da intervenção, desistiram do seu intento. O homem ferido está no hospital da região, medicado e sem risco.
Na ocasião, foram apreendidas cordas artesanais. Os envolvidos estão em Cela Disciplinar e serão transferidos de unidade após a devida autorização do Poder Judiciário. A unidade opera, neste momento, dentro dos padrões de ordem e disciplina.
A SAP informa que as denúncias do referido sindicato não procedem. A Penitenciária de Casa Branca opera dentro dos padrões de ordem e disciplina e todos os equipamentos dos presídios - inclusive os utilizados por servidores - estão em pleno funcionamento.
Fonte: Sifuspesp
Uma atuação exemplar dos AEVP'S, em meio ao abandono do des-governo do João Tarcidória. Conseguiram evitar a fuga com baixo efetivo e calibre 12 sucateada, com munição vencida há anos.
ResponderExcluirSe investigarem a fundo, verão que o armamento é o mesmo que foi entregue quando os AEVP'S assumiram a muralha em Casa Uva.
E o Tarcidória querendo inaugurar escolas exclusivas para filhos de PM's, prometendo mundos e fundos somente para a polícia que dá guarnição ao projetinho ditatorial dele.
Chocado pelo mentecapto bozó covardão, é uma cópia barata do presidente argentino, quer destruir o funcionalismo civil e fortalecer os militares para vender o Estado para a iniciativa privada.
Que político sórdido e mentiroso.
Kardilho vulgo Guarda Juju do Marrey tbm evitou uma fuga com seu INVEJÁVEL apito tático acautelado... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii parabéns pela conquista
ResponderExcluirGarantido uma parte do bônus
ResponderExcluirMeus parabéns aos colegas AEVPs de casa branca. Cumpriram seu papel com grande eficiência.
ResponderExcluir