Secretaria de Justiça solicitou reforço para tentar conter o motim. Além dos agentes penitenciários, cerca de 70 policiais estão no local.
Por Lucas Marreiros, G1 PI
06/10/2017 17h24
Presos ocupam todos os pavilhões da penitenciária de Esperantina (Foto: Sinpoljuspi) |
Detentos se rebelaram novamente e tomaram a Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, no município de Esperantina, Norte do Piauí, nesta sexta-feira (6), segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi). A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus). No início da tarde, um motim nos pavilhões C e D da unidade deixou três presos feridos.
De acordo com o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto, a rebelião chegou a mais duas alas da unidade. “Agora são 390 presos, dos 420. Os pavilhões A, B, C e D estão todos rebelados. Tomaram de conta de toda a estrutura da carceragem e passarelas”, informou. O sindicato informou que a penitenciária tem 156 vagas e no momento abriga 420 presos.
Segundo o sindicato, apenas quatro agentes penitenciários estão de plantão hoje. “Tem outros três da direção e um que estava de folga e foi colaborar”, afirmou Zé Roberto.
A Secretaria de Justiça (Sejus) informou que quatro guarnições da Tropa de Choque da Polícia Militar, além da Força Tática de três municípios próximos (Piripiri, Campo Maior e Pedro II) foram acionados para o local.
Conforme a Sejus, 40 policiais do efetivo convencional, 30 de Choque, 8 agentes penitenciários do Comando de Operações e efetivo do Canil da PM também tentam conter a rebelião.
O Sinpoljuspi afirma que oito detentos fugiram da unidade durante o motim. A Sejus declarou que só poderá confirmar se houve fuga ou não após a vistoria e contagem dos presos.
Fonte: G1
Contraponto: Segundo audios recebidos por companheiros do Piauí a situação é desesperadora, apenas 04 agentes de plantão, e um outro que estava nas imediações foi para lá em socorro dos companheiros. Lamentável, muita reclamação a respeito do Secretário que não visualiza o Sistema Prisional com um objetivo claro e concreto. Que de fato funciona, resumindo, esta´sendo administrado de forma amadora, segundo palavras dos profissionais.