Páginas

10 janeiro 2023

Secretário diz que Polícia Penal é prioridade e promete transparência e valorização de servidores

As promessas de Marcello Streifinger foram feitas em reunião desta terça-feira (10) com membros do Fórum Penitenciário Permanente – formado por SIFUSPESP, SINDCOP e SINDASP.

Por: Fórum Penitenciário Permanente

10/01/2023

Fórum Penitenciário representando os trabalhadores e o Secretário ocorreu na data de hoje, 10/01/2023
As promessas de Marcello Streifinger foram feitas em reunião desta terça-feira (10) com membros do Fórum Penitenciário Permanente – formado por SIFUSPESP, SINDCOP e SINDASP. O gestor disse que vai apresentar o plano de metas para a SAP em até 100 dias, descartou privatizações, falou sobre bônus e LPT única.

Em reunião feita com os sindicatos que representam os servidores do sistema prisional paulista nesta terça-feira(10), o novo secretário de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, se comprometeu a trabalhar em conjunto com as entidades – entre elas o SIFUSPESP, o SINDCOP e o SINDASP, para promover melhorias na gestão da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) e nas condições de trabalho dos servidores.

Secretário Marcello Streifinger e o secretário-executivo da pasta, Marco Antônio
Severo Silva receberam os representantes da Categoria 
O titular da pasta, que afirmou ter lido o relatório completo apresentado pelo Fórum Penitenciário Permanente à equipe de transição do governo do Estado, falou em “praticidade” na sua forma de trabalhar. Apesar de não ter se aprofundado nas pautas que constam no documento, disse que terá em sua agenda espaço para reuniões já nas próximas semanas em que estes itens serão colocados em discussão.

Uma das propostas é que os sindicatos voltem a ser chamados para um debate com a secretaria “em no máximo” 15 dias, quando será então iniciado um canal de negociação a respeito de algumas das reivindicações dos trabalhadores. Nas palavras de Marcello Streifinger, “existem muitas coisas a serem resolvidas” que deverão ser colocadas em pauta a partir de reuniões periódicas.

O secretário Marcello Streifinger se mostrou prático e com objetivos claros de alavancar pautas paralisadas

Regulamentação da Polícia Penal

Streifinger esclareceu que sua gestão quer a regulamentação ágil da Polícia Penal, ressaltando a grande responsabilidade daqueles que vão elaborar a legislação complementar da qual a Proposta de Emenda Constitucional(PEC), aprovada em junho de 2022, ainda carece para que as atribuições dos servidores de custódia, segurança, escolta e vigilância das unidades tenham respaldo jurídico e possam ser colocadas em prática.

Nesse sentido, o secretário considerou fundamental que sejam retomadas as atividades do Grupo de Trabalho(GT) da Polícia Penal, que reúne tanto os representantes dos sindicatos quanto da própria SAP. O GT foi a equipe multidisciplinar responsável pelo detalhamento do texto da PEC, e também precisa finalizar tanto a Lei Complementar quanto a Lei Orgânica, além do Estatuto da Polícia Penal.

Concursos públicos e fim do déficit funcional

Marcello Strefinger se mostrou atento a algumas das reivindicações urgentes disponíveis no relatório apresentado pelo Fórum, entre elas a nomeação dos aprovados nos concursos públicos ainda vigentes, seja para policial penal da carreira de Agente de Segurança Penitenciária(ASP) de 2017; agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP) de 2014 e das áreas técnicas e de saúde, de 2018  – com o objetivo de zerar o déficit funcional.

Com a nomeação de mais servidores em vista, o secretário mencionou a autorização fornecida ainda em 2022 pelo governo do Estado para que seja feito novo concurso público neste ano para a contratação de 1.100 policiais penais. O edital, no entanto, ainda não tem data para ser lançado.

LPT única

O secretário também defendeu a construção de uma Lista Prioritária de Transferências(LPT) única, que poderá trazer benefícios a todos os servidores que seguem trabalhando longe de casa. Para tanto, Streifinger afirmou que as Coordenadorias de Unidades Prisionais já estão realizando um levantamento sobre as datas e nomes dos servidores que manifestaram interesse em serem transferidos via Lista Prioritária de Transferências Regional(LPTR).

Na visão do titular da pasta, com essa lista em mãos, será possível planejar a LPT única, desejo antigo da imensa maioria dos servidores e reivindicação histórica dos sindicatos.

Privatizações descartadas

O secretário também descartou que o governo Tarcísio de Freitas(Republicanos) e que sua gestão à frente da SAP levarão adiante projetos de privatização do sistema prisional, seja por meio de Parcerias Público-Privadas(PPPs) ou editais de cogestão.

Valorização salarial

Marcelo Streifinger ainda relatou que de acordo com as propostas estabelecidas pela nova gestão, os policiais penais serão valorizados, mas que ainda não está no horizonte nem qual índice, tampouco quando serão reajustados os salários percebidos pela categoria.

Em 100 dias, um plano de metas será apresentado por todas as secretarias, o que na SAP poderá contemplar um projeto para o reajuste salarial, a conclusão do GT e a regulamentação da Polícia Penal, além das demais pautas de reivindicação apresentadas no raio-x do sistema prisional.

Bônus penitenciário

Outro ponto tratado durante a reunião foi a mudança nos critérios para a concessão do bônus penitenciário, regulamentado em maio de 2022 através de um decreto do então governador Rodrigo Garcia(PSDB).

O secretário-executivo da pasta, Marco Antônio Severo Silva, informou que a forma de contabilidade dos critérios será revista, com pedido de reavaliação, e republicada, a partir do entendimento de que houve erros e que os valores serão calculados de acordo com a execução da função própria dos servidores dentro do ambiente de trabalho, não em atividades que não cabem aos policiais executarem.

Reunião foi extremamente produtiva segundo os participantes, de ambos os lados, Trabalhadores x Administração

Avaliação do Fórum  é positiva, e raio-x do sistema será base da negociação

Os presidentes do SIFUSPESP, Fábio Jabá; do SINDCOP, Gilson Barreto; e do SINDASP, Valdir Branquinho, estiveram na reunião e elogiaram a postura do secretário em relação à iniciativa de ter convidado os sindicatos para debater a situação do sistema penitenciário. “Nos últimos 28 anos, o que se viu foi a total falta de disposição dos inúmeros governos do PSDB em dialogar. Esperamos que este seja o primeiro de muitos encontros que levarão as demandas da categoria a serem tratadas como prioridade”, afirmaram

Os sindicalistas ainda ponderaram que o raio-x do sistema prisional será a base da negociação entre o Fórum Penitenciário Permanente, a SAP e o governo do Estado, contemplando todas as carreiras que integram a secretaria, seja no eixo relacionado às condições de trabalho, seja no âmbito dos aumentos salariais e progressões de carreira.

“Deixamos nítido também em nossa conversa com o Marcello que a data-base da categoria precisa ser respeitada, e que existe muito trabalho pela frente. Acreditamos que ao dizer que será transparente com os sindicatos e pragmático, no sentido de praticidade, de respeito ao trabalho que fazemos e de uma missão que ele afirma ter, “de cuidar da SAP”, poderemos realizar uma construção coletiva, que será benéfica a toda a sociedade”, relataram os presidentes do SIFUSPESP, do SINDCOP e do SINDASP.

Trabalhar com objetivo e foco em fazer do Sistema Prisional do Estado de São Paulo um exemplo a ser seguido
“O secretário disse abertamente que precisava conhecer os sindicatos, seus presidentes e diretores, apresentando a forma de trabalhar, mesmo que não tenha se aprofundado em nenhuma pauta”, definiu o Fórum. Na próxima semana, as entidades devem receber da SAP um calendário com a programação tanto da retomada do GT da Polícia Penal quanto das reuniões para discutir os demais itens do relatório, e vão comunicar os servidores sobre as datas e temas dessas agendas tão logo elas sejam divulgadas pela secretaria.

“O balanço é muito positivo em relação à abertura desse canal de diálogo, mas o Fórum Penitenciário Permanente continuará com foco e atento porque precisa colocar na mesa as principais demandas dos milhares de servidores que ficaram tão invisíveis ao governo do Estado nas últimas décadas. Que este seja o primeiro de muitos outros debates em que os direitos da categoria e da segurança da sociedade fiquem em evidência”, finalizaram.

Assista no vídeo a seguir a primeira manifestação pública do novo secretário de Administração Penitenciária ao lado dos sindicatos:

Fonte: Fórum Penitenciário

60 comentários:

  1. "Fórum penitenciário"... 3 sindicatos... 2 categorias...

    Tá fudido!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando que tem eleição prá presidente de sindicato??? Jabá é eterno??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É eterno e louco pra ser político usando cabeça dos ASPs como degrau pra ser político "AGORA NÃO É MOMENTO" com esse jargão e muita conversa fiada ele vai conquistando espaço sem fazer porra nenhum, ele definitivamente não representa a categoria de policiais penais de SP, quer ser político sai do sindicato aqui não mané

      Excluir
    2. Falou tudo irmão!...valeu tjm

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito mimimi blá blá blá chega de conversa fiada, alguém já viu outros sindicatos de outras categorias serem amistosos e colegas de empresas ou órgão publico exemplo metroviários, rodoviários, bancários etc quer ser político sai do sindicato ou faça algo pela categoria para merecer nosso voto ouviu Fabio Jabá aqui não!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Ah tá...Esse papinho eu já conheço 😶😶

    ResponderExcluir
  5. Achei que o secretário da administração penitenciária diria que a prioridade é o saneamento básico... O cara jogou pra torcida. Areia pura.

    ResponderExcluir
  6. Depois do Bolsodoria abandonei. Não acredito em mais nada vindo de político. Na verdade me sinto até mais leve, pois não ponho mais minhas expectativas nessas porcaria. A única certeza é a minha sexta parte que tá pra canta, e do mais vou controlar minhas conta e tentar viver de maneira mais simples. Foda-se o sistema o Bozo e o Lula ladrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gota Serena tentando disfarçar, parecer normal, detectado...

      Excluir
    2. O sucesso do meu povo patriotarios curtam
      'Tá na hora do Jair
      'Tá na hora do Jair
      É o quê? Já ir embora
      Arruma a suas malas
      Dá no pé e vá-se embora (tchau)
      'Tá na hora do Jair
      'Tá na hora do Jair
      Vai! Já ir embora
      Arruma a suas malas
      Dá no pé e vá-se embora
      Vá-se embora, vá-se embora
      Dá no pé e vá-se embora
      Vá-se embora, vá-se embora (tchau)
      Dá no pé e vá-se embora

      Excluir
  7. Kkkkkk ainda ninguém me devolveu minha contribuição sindical que o Daniel Grandolfo tirou de todos que pertencem a secretaria administração penitenciária vcs acham, fala aí Jaba 3u não esqueci

    ResponderExcluir
  8. Vamos montar um novo grupo de estudo pra ver a questão do bônus!kkk

    ResponderExcluir
  9. aevp's

    O que são?
    Como dormem?
    Porque carregam algemas, se nunca as usam?
    Entenda seu dialeto e expressões como: "faz sumir na mão", "qual seu romeu golfe?", e a pior de todas, "faz uma cópia".
    Porque carregam mochilas dentro de outras mochilas?
    Descubra o que é "pretinho na vtr".
    Porque nunca passam da inclusão???

    No globo repórter... sexta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí eles chegam na inclusão? Na unidade q trabalho não chegam nem até a revisora. Que porra é esta de "faz uma cópia"? Kkkkk

      Excluir
    2. Onde eu trabalho eles falam isso o dia inteiro... "faz uma cópia na bateria do papa4", "faz uma cópia do móka na rampa", "faz uma cópia no qto do papa2", "faz uma cópia na base"... acho q alguém anda com uma máquina de xerox pendurada no pescoço fazendo cópias...

      KKKKKKKKKK
      KKKKKKKK
      KKKKKK
      KKKK
      KK
      KKKK
      KKKKKK
      KKKKKKKK
      KKKKKKKKKK

      Excluir
    3. São apoio tático...

      Excluir
    4. Aqui na unidade, quando dá 18hs, parece um bando de desajustado, correndo bater o ponto, tudo jégue, de calça de agasalho, chinelão, regata fedendo jaula, boné de tricô... saem todos desarmados, pq as armas são acauteladas, pegam suas bicicletas, uns 6 mais ou menos, e vão pro boteco beber e jogar truco. Outro dia perguntei pq são assim, eles falaram que não são policia qua na rua onde moram ninguém sabe o que fazem, e que nem arma querem.

      Excluir
    5. Tá certo! 18h é picar o ponto e ir pra casa/rua curtir. Serviço é lá dentro, fiote. A vida do servidor é na rua

      Se você ama cadeia o problema é seu

      Excluir
    6. Ele acha que tem que sair da cadeia e abordar ladrao na rua da enquadro ou ir pro bico, zé ruela vai cuidar da sua vida bisbilhoreiro deixa o antigao em paz faz sua parte.

      Excluir
    7. E asp vai continuar batendo cadeado kkkkkkkkkk aevp vai ser polícia na rua

      Excluir
    8. anônimo 09h48

      ótimo, prestei concurso pra isso mesmo. se quisesse correr atrás de nóia na rua eu prestava pra PM

      Excluir
    9. Sabe quando o asp é poliça penal?
      Quando tá no bravo, para o caixa do bravo!
      Daí paga de poliça com a arma na cintura,
      mas se der Zulu e esquecer, procura o apito tático!
      Priiii priiii priiii

      Excluir
  10. e tem guarda falando em 40%, 60%, kkkkkkkkkkkkk fudeu dinovo, mais 4 anos na ramela...

    ResponderExcluir
  11. O bônus vai chegar palavras do sr Doria espera

    ResponderExcluir
  12. O que pensar da uma categoria representada por um bando de bisonho. Poucos com postura. Secretário observando os candangos sentados como se estivessem no quintal da casa deles. Vergonhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 7:30

      Tem um aí que se oferecer um "Corote", se vende fácil!! Kkkk

      Excluir
    2. Cômico ou trágico.

      Excluir
  13. enquanto nao chega o bônus da sap, bora de bônus da tim, claro e vivo, os únicos bônus que o guarda conhece, que fase sinhooooo

    ResponderExcluir
  14. Dória e Restivo (o morto), disseram a mesma coisa...

    Abraça!!!

    ResponderExcluir
  15. aevp é apoio.

    "JOÃO DÓRIA"

    ResponderExcluir
  16. São só falácias de todos eles, a verdade só interessa no bolso e na reputação de cada um!...

    ResponderExcluir
  17. E o ALE? Não iria sair kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. e o disciplina de parelheiros que joga dama com os guardas o dia todo durante o horario de serviço KKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que dahora! Melhor que ser carrasco.

      Põe meu nome de próximo pra jogar.

      Excluir
  19. CHAMA O BAITOLA DO CONCURSEIRO PRA FAZER PARTE DO SINDICATO RSRRRS.

    ResponderExcluir
  20. O secretário falou nessa reunião uma notícia triste para os aevps, eles são apoio dos asps penais msm, pois asps não tem e não podem trabalhar armados, somente com INVEJÁVEL apito tático, por isso qdo os aevps ouvirem os silvos priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii prontamente chegarão para dar apoio aos jegueiras da sap...e bora pro boteco do Proença em Arandu tomar aquela serrana geladinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar apoio ? Se tem medo de ladrão quando vem filar boia aqui no interior e vê os presos da copinha se borram e perguntam se pode ir na base almoçar .

      Excluir
    2. Que “APOIO” é esse então??? Comedores de boia…..kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  21. Quando o Geraldo Alkimim, assumiu o Governo logo após o falecimento do Mario Covas, fez a mesma coisa, fez uma reunião inicial com sindicatos da época, e que iria pautar as prioridades do funcionalismo, e assim foi de área e área nos olhos do Guarda que o PSDB ficou 28. anos. Agora vem o novo Governo, por meio do seu Secretario, jogar. mais areia. Policias Penais do Estado de São Paulo, sente na cadeira, porque vai chega. areia, areia e mais areia......

    ResponderExcluir
  22. areia, areia, areia, areia, no Guarda, aps. agora nova areia Policia Penal., até o final do Governo chega...!

    ResponderExcluir
  23. SAP virou cabide de emprego para PM aposentado infelizmente. Mais 4 anos sem mudança alguma, afinal, como ele vai mudar o que não conhece?

    ResponderExcluir
  24. Kkkkkķkkk
    Tome bônus:
    8=====D
    "Faz uma cópia do bônus "
    8===D
    8===D
    8===D
    Bônus no tóba do Concurseiro:
    8===D *
    8====D(*/)

    ResponderExcluir
  25. O Natal já passou! Alguém acredita em papai Noel? Fala sério...

    ResponderExcluir
  26. O secretário joga com as cartas do Governador, o resto é conversa. Claro...se cutucar sai alguma coisa do chefe.

    ResponderExcluir
  27. bonus dependendo de vagabundo voltar da saidinha kkkk, pode esquecer

    ResponderExcluir
  28. esse blog desse comunista não esta com nada, o mito vai voltar

    ResponderExcluir
  29. E assim o guarda vai vivendo, numa vida de sonhos, expectivas, ilusões e esperanças dia após dia até chegar a aposentadoria e depois a morte! Mas que coisa ein!

    ResponderExcluir
  30. Curioso caso do ASP/AEVP q nas eleições vota em oficiais da PM, Delegados, Pastor e depois quer valorização da categoria.
    Vai chegar, confia!!

    ResponderExcluir
  31. Ele já deu o recado
    "Não há no horizonte aumento salarial e melhorias para categoria"
    Ou vi e li errado?
    A SAP não consegue fazer a mudança de classe na data certa
    Estão fazendo a 2021 e sindicatos não cobram nada!!!
    Cadê o nosso vale refeição nos moldes da polícia cívil e militar. De mais de r$900 por mês, sindicato não cobra nada.
    Só papo furado
    Nada de concreto
    Que absurdo
    Começou nova gestão como terminou, só blá blá blá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesmo pensamento meu,, os cara dos 3 sindicatos vão lá e toma uma pazada de areia,,e ainda sai axando q ta bom,, da licença bando de sindicatos comédia,, a sap pediu 100 dias pra ver se vai chegar algum J,, manda tomar tudo no cú,, e já anuncia uma greve geral no próximo mês,, e dps manda a PM tomar conta das cadeias.!.!.!

      Excluir
    2. É só milho pra bode!

      Excluir
  32. Concordo plenamente, caro colega, o Exmo. Senhor Secretario, já deu a letra, ""Não há no horizonte aumento salarial" , então é a hora do Jair - Ja ir simbora, pro boteco, depois de alguns martelinhos de cachaça, lembrar dos saudosos finados Montouro e do Fleury, que na saidera deu 118% de aumento. Depois entrou o PSDB, só fumo, e areia e mais areia no Guarda.

    ResponderExcluir
  33. Muita conversa , nada de volta das abonadas, fim do desconto da insalubridade na licença prêmio..... ticket pra todos sem exceção.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkk Isso é um tema, que vai se realizar la no mundo imaginário do Peter Pan. Terra do Nunca - Never Land

      Excluir
  34. Os representantes da nossa categoria dá vergonha...
    Tudo mulambento, cara de cachaceiro e um parecendo o Jabá do star Wars.
    Tem que cuidar da aparecia, a primeira impressão é que fica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Nossos representantes são muito avariados! Não tem perfil. Rs

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.