Páginas

11 janeiro 2023

Suzane von Richthofen é solta 20 anos após assassinato dos pais em SP

Ela cumpria pena no presídio de Tremembé; crime em outubro de 2002 chocou o país.

Isabella Menon

11.jan.2023 

Suzane von Richthofen ao deixar presídio em 2005 em liberdade provisória - Tuca Vieira - 29.jun.2005/Folhapress
SÃO PAULO - Suzane von Richthofen, 39, foi solta na tarde desta quarta-feira (11) mais de 20 anos após sua prisão, em novembro de 2002, pelo assassinato dos pais, Manfred e Marísia, na zona sul de São Paulo.

A Secretaria da Administração Penitenciária informou, por meio de nota, que a Justiça concedeu a ela a progressão ao regime aberto. O alvará de soltura de Suzane foi cumprido às 17h35.

Ré confessa, Suzane foi condenada em 2006 a quase 40 anos de prisão e estava desde 2015 no regime semiaberto, no qual a execução da pena é realizada em colônias agrícolas, industriais ou em estabelecimentos similares.

Família von Richthofen nos poucos momentos descontraídos - Wikimedia Commons

No regime semiaberto, o condenado tem direito de trabalhar e frequentar cursos profissionalizantes, de ensino médio ou superior durante o dia, regressando à noite para sua unidade.

Já no regime aberto, o condenado deverá, fora do estabelecimento e sem vigilância, trabalhar, frequentar curso ou exercer outra atividade autorizada, permanecendo recolhido durante o período noturno e nos dias de folga.

Procurado, o Tribunal de Justiça de São Paulo informou que o processo de cumprimento de pena de Suzane von Richthofen está em segredo de Justiça. Declarou ainda que a medida ocorreu após uma decisão da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté após serem verificados os requisitos estabelecidos pela Lei de Execução Penal.

Daniel Cravinhos, Andreas von Richthofen e Suzane von Richthofen, frios os assassinos ainda
foram ao velório do casal, (Foto: Jusbrasil / Reprodução)
O crime em 31 de outubro de 2002 chocou o país. Na época, ela tinha quase 19 anos e era estudante de direito da PUC-SP.

Inicialmente, a polícia acreditava se tratar de um caso de latrocínio (roubo seguido de morte). Porém, a casa não tinha sinais de arrombamento, e tanto o alarme quanto o sistema interno de vigilância estavam desligados.

Dias após o crime, a compra de uma moto com parte do valor paga em dólares levou a polícia a desconfiar dos irmãos. Em 8 de novembro de 2002, Suzane, Daniel e Cristian foram presos e confessaram ter planejado e matado o casal.

Os irmãos Daniel Cravinhos, Cristian Cravinhos e Suzane von Richthofen quando da prisão no ano
de 2002 (Foto: Reprodução / Jusbrasil)
Suzane obteve liberdade provisória em junho de 2005 por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Ela voltou a ser presa meses depois após a exibição de uma entrevista concedida ao "Fantástico", da Rede Globo, durante a qual ela foi orientada pelos advogados a chorar e demonstrar fragilidade diante das câmeras.

Em 2006, ela teve a domiciliar provisória permitida pelo então ministro Nilson Naves, do STJ, mas a decisão foi cassada no mês seguinte.

Dentro da prisão, Suzane se tornou evangélica, conselheira de outras detentas, abriu mão de lutar pela herança dos pais, tentou se reaproximar do irmão e, em 2014, se casou com Sandra Regina Ruiz Gomes, presa por sequestro.

No ano seguinte, ela foi para o semiaberto. Em 2016, saiu pela primeira vez da prisão durante o feriado de Páscoa.

SP, 11/10/2017. Suzane von Richthofen deixa a Penitenciária Feminina de Tremembé, no interior
de São Paulo, por determinação da Justiça em Saída Temporária - Foto: Marcelo Goncalves/Sigmapress/Estadão
A relação com Sandra durou até 2016. No mesmo ano, Suzane começou a namorar o empresário Rogério Olberg. Em entrevista na época, ele afirmou que o sonho dela era constituir família. "Ela gosta muito de crianças. Sim, eu me vejo casado com a Suzane", disse Olberg.

O caso ganhou dois filmes lançados na mesma data em 2020. Os longas são baseados nos autos do processo do assassinato do casal Von Richthofen e abordam as versões apresentadas por Suzane e Daniel ao tribunal.

Às vésperas da estreia, Suzane entrou com uma ação contra a produtora Santa Rita Filmes por causa dos longas "A Menina que Matou os Pais" e o "Menino que Matou Meus Pais". A produtora, no entanto, ganhou todas as etapas em primeira instância do processo, que já foi transitado em julgado.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

40 comentários:

  1. Ela não tem culpa e é cidadã livre não deve nada para ninguém tem que mudar as leis nesse país que são brandas demais e com um monte de regalias, quem matar uma pessoa pena mínima é de 25 anos sem regalias de bom comportamento e remissão de pena por trabalhar, ler livro e estudar esses privilégios tem que ser para pena pequenas pequenos delitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua opinião e 1 tonelada de fezes são a .mesma coisa

      Excluir
    2. Se ela matou ou mandou matar,deveria receber pena de morte ,assim tinha que ser a lei!

      Excluir
    3. 00:11, a sua opinião também.

      Excluir
    4. 06:26 eu incluo a sua opinião nesse bosteiro

      Excluir
    5. mona cracuda e defensora dos frascos e comprimidos de Mairiporã 00:11hs o vadia do Saara você não quer mudança fedorenta problema seu, ignorar as leis de merdas desse país com muitas regalias para marginais, eu só posso imaginar que você adoradora de fimose vive de rede social e é uma desinformada dos infernos, faça o seguinte bafo de rola vai dar meia hora de oco e volte renovada e faça uma cirurgia íntima sem anestesia e seja feliz aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
  2. vagabundo muito pior que matou muito mais gente, milhoes de pessoas morreram por causa de seus roubos e desvios de dinheiro publico, foi solto e hoje é presidente do brasil.

    ResponderExcluir
  3. esses comunistas filhos de satanas estao tentando destruir nosso pais

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Pra vc eu faço um V, de VTNC

      Excluir
    2. VC FAZ V DE VIADINHO ISSO QUE VC É SUA BAITOLA ,FAZ L KKKKK

      Excluir
    3. "VOCÊS PERDERAM PORRA" até quando o mimimi, vitimismo, golpismo, gayssismo, a baitolagem, a frescura, viadagem o chororó político de estimação "MEU OVO"
      O sucesso do meu povo,
      Mas eu não mundo bozo cu de burro tem eu sei de tudo em troca de dinheiro e um cargo bom tem bozo que rouba e usa até batom.

      Excluir
  5. Parem já com isso!
    Aevp é apoio e pronto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vão fazee o trampo de polícia já vc é um babazão de preso kkkk

      Excluir
    2. Faz uma cópia na base...

      Excluir
    3. Faz uma cópia na bateria do ht...

      Excluir
  6. "Se ela matou, e foi presa, e cumpriu o que manda a lei, ela deve ser solta. Agora... se ela matou... e cumpriu... porque tava presa... ela poderia sair... ou não. Ora, se ela não matou, mas mandou matar, ai já fica diferente... se ela cumpriu a pena... ou não... ela poderia ter saido, ou não..."

    Ass. DILMA ROUSSEF

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Marcadas pelos passeios de jet skis e de motocicleta pela orla, além de episódios em lanchas, as férias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mobilizaram um contingente de dezenas de seguranças, assessores e outros agentes do Planalto que ficaram hospedados em hotéis à beira-mar e foram custeados pelos cartões corporativos da Presidência da República.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/01/15/cartao-corporativo-garantiu-ferias-de-bolsonaro-na-praia.htm?cmpid=copiaecola

      Excluir
  8. Faz uma cópia do móka na rampa...

    ResponderExcluir
  9. Lula meu presidente... BOTA PRA TORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, no seu mesmo aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
  10. Eu pranto sem dó e ainda ando de mão dada no shoping, minha garota, já peguei cada feiosa e ainda paguei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra quando vc beijou uma traveca, achando que era mulher?

      Excluir
    2. Sim eu lembro era você

      Excluir
  11. Levo e churrasco de guarda pras esposas e namoradas ficarem comentando " E não é que é bonita mesmo a filha da puta?" adóóóro!

    ResponderExcluir
  12. Fazer virá o zóio bem virado, vira dona de casa, mulher de família, bela recatada e do lar.
    Sou mais ela do que a Michele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micheli e bolsoladrão não derramou uma lagrima pelas vitimas covid 19, mas chorou várias vezes em publico pela perca do poder, vaidade um dos sete pecados capitais

      Excluir
    2. Canaleta errada, esposa do Lula.

      Excluir
  13. Fita doida ... essa porra

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.