Páginas

19 fevereiro 2023

Detentos agridem policial penal e fogem de penitenciária de Chapecó

Em mais uma amostra de que há problema no sistema prisional, dois presos fugiram da Penitenciária Agrícola de Chapecó, eles estavam na ala do semiaberto, um deles faz parte do Primeiro Grupo Catarinense (PGC).

Clayton Ramos

19/02/2023

Complexo Penitenciário de Chapecó/SC - Imagem: Divulgação/Complexo Penitenciário de Chapecó
Os detentos aproveitaram o momento em que um policial penal levou outro preso para a cela. Quando abriu a porta foi agredido. O servidor foi levado para a UPA com lesões no braço e no rosto. Um servidor me disse que há uma preocupação com o olho do policial e suspeita de fratura no braço.

A fuga aconteceu no final da tarde de sexta-feira(17) quando o policial penal foi abrir a cela no semiaberto para recolher outro preso, durante procedimento normal, nesse momento dois detentos, agrediram o agente e fugiram. O vigilante da guarita percebendo a demora efetuou dois disparos para o alto, o que teria cessado as agressões contra o policial penal.

Na mesma noite, um dos detento foi recapturado pela Guarda Municipal de Chapecó (GMC).

O segundo fugitivo foi localizado na manhã deste sábado (18) pelo Núcleo de Operações Táticas da Polícia Penal, na região do bairro Efapi. Segundo informações, um deles seria membro do Primeiro Grupo Catarinense (PGC).

Sub-portaria do Complexo Penitenciário de Chapecó/SC - Imagem: Redes Socias
Outras fontes relataram que a remoção de presos têm sido feita por apenas um policial penal, sem o apoio de outro profissional, por causa da falta de efetivo, motivo este que preocupa toda a Corporação da Polícia Penal de Santa Catarina.

Um dos presos têm 12 anos e 1 mês de pena a cumprir pelo crime de furto. Ele tem um comportamento em sua ficha considerado como regular, com oito infrações. Já o outro que tem o mesmo tempo de pena a cumprir também por furto, possui dois registros anteriores de fuga e um de evasão. O comportamento é tido como mau. Ele é integrante do PGC.

Em meio a tudo isso, os Vigilantes ACTs (Admitidos em Caráter Temporário), e que estão há anos exercendo um excelente trabalho na Polícia Penal, correm o risco de deixarem o Sistema, justo neste momento que se agrava. 

Ao mesmo tempo, novos Policiais Penais concursados, ansiosos por ombrear na PP, aguardam pela tão prometida convocação dos concursados. Não há mecanismos para manter ambos e garantir um Sistema Penitenciário modelo em SC?  

Fonte: SCC10

4 comentários:

  1. Os ASPs de 2010 pra cá não sabem o que é rebelião, só são bravos na carceragem já que as celas são automatizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tá, e isso é demérito?
      Então prá ser fodão, tem q passar por rebelião?
      Acho q vc ficou, e os presos te enrabaram.

      Excluir
  2. Concurseiro nem recebe insalubridade ainda, quer pagar de monstro... anão, cara de pão de queijo, polaco, cabelo batidinho, calça 39, mas o coturno é 42, arrastando o fuzil quase no chão.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.