Este texto foi transmitido após a reunião da Polícia Penal que está nascendo, e que irá exigir a união de "Todos" para que seja construida a maior Polícia Penal do Brasil, que tem números de presos, quadro funcional e UPs, em sentido superlativo do restante do país.
Leandro Leandro
26/10/2024
![]() |
Rodrigo Santos Andrade, indicado ao cargo de Diretor Geral da Polícia Penal do Estado de São Paulo |
*Curso de nivelamento - será pre-requisito para LPT, para assumir cargo de direção e instaurado PAD para quem não fizer.
*Poderá haver trocas das funções ASP x AEVP no ambiente da U.P
*Nova funcional será física e virtual, cujo modelo está em desenvolvimento pela PRODESP - podendo também ser adotado um padrão nacional.
* Concurso de 1100 vagas por ano, sendo que já estão autorizadas 3300 cargos.
* Curso de formação terá 8 meses de duração em período integral
* Criação da Coordenadoria Norte, dividida entre UP das Oeste e Noroeste
* Criação da Coordenadoria Geral Administrativa e Operacional.
* Criação de complexos, buscando otimizar o efetivo das áreas administrativas
* 84 UP estarão em complexos.
* Bases de escolta serão UP, vinculadas diretamente a coordenadoria.
* Será criada uma Central de inteligência, com um setor em cada UP.
* Nas UP o setor de Portaria e Muralha serão unificados.
* Uniforme será colocado em votação apenas um modelo para todos e outro para o GIR
* Símbolos da PP, Gir, unidades estão em desenvolvimento.
* Repadronizacao das viaturas e pinturas oficiais.
* Diária alimentação vai substituir a diária de diligência, para quem estiver na rua.
* Servidores da base serão desvinculados da PFS
No momento é isso senhores, decretos e resoluções que irão reestruturar a carreira serão expedidos ainda esse ano.
![]() |
Curriculun do policial penal Rodrigo dos Santos Andrade é totalmente voltado ao seu trabalho no Sistema Penitenciário |
Confirmação da mensagem recebida
Após receber este resumo da reunião que ocorreu na data de sexta-feira, fui confirmar com um funcionário com cargo do alto escalão da SAP, que, educadamente pediu o anonimato, porém o mesmo acenou com positividade e que de fato ocorreu a reunião e que estes foram apenas alguns dos assuntos tratados, disse ainda que haverá mais mudanças, e que todas elas, virão dirigidas para que de fato ocorra uma mudança significativa e reestruturante no Sistema Prisional de São Paulo, com a criação e atuação da Polícia Penal, que irá vigorar à partir de 1º de janeiro.
Afirmou também que vê com bons olhos tais mudanças e que o Senhor Rodrigo é uma pessoa de caráter e honestidade impar, que conhece demais não apenas o chão do cárcere, mas a SAP em todas as suas estruturas, e que este conhecimento será um diferencial para dar mais produtividade e confiança aos trabalhos que serão desenvolvidos em prol do bom desempenho dos policiais penais em suas rotinas de trabalho nas Unidades Prisionais.
![]() |
Na ocasião também foram revelados os nomes do Diretor Geral Adjunto, o Sr. Odirlei Arruda de Lima e do futuro Corregedor da Polícia Penal, o Sr. Luis Fernando Fávaro |
Que a policia penal de verdade não será feita por decreto e nem por resolução, mas sim por atos e atitudes de homens e mulheres identificados com sua missão em prol da sociedade, pais e mães de família que diuturnamente se dedicam de forma a valorizar o trabalho das equipes nos turnos de trabalho, seguindo as diretrizes dos manuais e métodos de segurança, isso é o que irá de fato fazer deste, que é o maior Sistema Penitenciário da América Latina, também em um dos mais seguros e eficientes de todo o país.
E finaizou dizendo que espera que enfim, estes profissionais sejam verdadeiramente valorizados e reconhecidos como os responsáveis para dar o efetivo cumprimento da pena determinada pelo Judiciário, combinada com a busca pela ressocialização do indivíduo socialmente penalizado.
Leandro Leandro