20 outubro 2017

Gaeco confirma prisão de 7 membros de facção que promovia 'tribunais do crime' em Ribeirão Preto/SP

Envolvidos devem responder por organização criminosa, ocultação de cadáver, homicídio qualificado e sequestro. MP diz ter imagens que mostram execuções.


Por G1 Ribeirão e Franca
20/10/2017 17h09  


Gaeco e PM prenderam suspeitos de integrar facção criminosa durante a Operação Antígona em Ribeirão Preto
 (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)



O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) confirmou nesta sexta-feira (20) que foram presos sete procurados por integrar uma facção criminosa que promovia “tribunais do crime” e escondia os corpos das vítimas em Ribeirão Preto (SP).

Os suspeitos foram alvos da Operação Antígona, desencadeada durante toda a quinta-feira (19) pela Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e Ministério Público.

Além das prisões, foram apreendidos documentos, armas e drogas com os investigados, que devem responder por organização criminosa, ocultação de cadáver, sequestro, cárcere privado e homicídio qualificado.

Nos próximos dias, a Promotoria deve ouvir testemunhas e analisar o material apreendido, além de pedir a prorrogação das prisões temporárias dos suspeitos.
A operação
Cinco foram presos durante a Operação Antígona em Ribeirão Preto (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)



Durante as investigações iniciadas no primeiro semestre, o Ministério Público e a Polícia Civil apuraram que integrantes de uma facção que atua dentro e fora dos presídios brasileiros comandou execuções de pessoas desde junho deste ano.

Vídeos obtidos pelo Gaeco possibilitaram reconhecer parte desses suspeitos, bem como a forma como eles agiam. Depois de mortas cruelmente, com golpes de facão, por exemplo, as vítimas tinham os corpos escondidos.

O total de pessoas mortas pela facção não foi esclarecido. Antes de encerrar as investigações, o MP espera obter novas informações de famílias sobre desaparecidos desde junho. As denúncias podem ser feitas pela internet, com garantia de anonimato.

Com oito mandados de prisão e sete de buscas, os agentes realizaram diligências pelo município desde a manhã até as 23h de quinta-feira.

Operação Antígona prende suspeitos de integrar facção criminosa em Ribeirão Preto
(Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)


Dos sete presos, quatro foram pegos pela manhã, com anotações que davam conta de supostos julgamentos ilegais, os "tribunais do crime", bem como armas possivelmente utilizadas nas execuções, além de porções de maconha e cocaína e telefones celulares.

Outros três investigados chegaram a fugir e a se esconder em uma comunidade e uma cidade vizinha, no início da operação, segundo o Gaeco, mas foram detidos na noite de quinta-feira.

Todos foram levados à central de flagrantes da Polícia Civil em Ribeirão Preto antes de serem encaminhados para o sistema prisional.

Um oitavo investigado já tinha sido preso por tráfico de drogas antes da operação.



Fonte: G1