07 outubro 2017

Vídeo mostra momento em que bandidos derrubam portão e metralham CDP em Natal/RN; veja

Com uma caminhonete, criminosos botaram portão do CDP da Ribeira abaixo. Foi na madrugada desta sexta (6). Porém, resgate de presos não deu certo.



Por G1 RN
07/10/2017 15h01  Atualizado há 4 horas

Bandidos usaram uma caminhonete para derrubar o portão do CDP (Foto: Divulgação/PM)


Câmeras de segurança registraram o momento exato em que criminosos, em uma caminhonete, derrubam o portão principal do Centro de Detenção provisória da Ribeira, na Zona Leste de Natal. As imagens (veja o vídeo acima) também mostram os bandidos atirando contra o prédio. O ataque aconteceu na madrugada desta sexta (6). Contudo, a tentativa de resgate de presos não deu certo.

O G1 recebeu as imagens da Polícia Civil, que investiga a ação. No mesmo dia, pela manhã, agentes da 2ª Delegacia de Polícia, com apoio da 4ª DP, prenderam dois homens suspeitos de terem participado da investida contra o CDP. Além deles, os agentes apreenderam um carro que também teria sido usado pelo bando. Acredita-se que pelo menos 12 homens tenham agido na tentativa de resgatar presos da unidade.

Pelas imagens é possível ver três veículos se aproximando do CDP. Um deles, uma caminhonete branca, bate com traseira no portão, que é arremessado longe. Em seguida, três criminosos saem do carro.

                                 Vídeo mostra momento em que caminhonete derruba portão do CDP da Ribeira



No mesmo instante, outros dois criminosos que estavam do outro lado da rua se aproximam e os cinco começam a atirar no prédio. Os agentes, que não aparecem no vídeo, revidam os disparos e evitam que o grupo invada o prédio.

Policiais militares que faziam ronda na região chegam em seguida, pediram reforço e também ajudaram a evitar a debandada. Cerca de 120 presos estão detidos no CDP.

Presos

Os dois presos foram identificados como Jordenilson Vareliano da Silva, de 20 anos, também conhecido como ‘Primo’ ou ‘Nessinho’, e Luiz Morais de Oliveira Júnior, de 35.

Ainda segundo a polícia, só foi possível chegar aos suspeitos graças a imagens das câmeras de segurança que ficam na praça em frente ao CDP. Os três carros que participam da ação foram identificados como sendo uma caminhonete branca Amarok, um Uno Vivace, e um terceiro veículo estilo sedan preto.

Marcas de tiros ficaram nas paredes da unidade (Foto: Divulgação/PM)


Após seguir a provável rota de fuga, os policiais chegaram ao bairro de Brasília Teimosa, onde encontraram um sedan preto com características semelhantes ao sedan que aparece nas imagens. Dentro do veículo estavam Jordenilson e Luiz, que não moram na localidade. Com eles foram apreendidos maconha, cocaína, além de R$ 1.800.

Além da suspeita da polícia, também há testemunhas que confirmam a participação dos dois na ação contra o CDP. Ambos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e tentativa de resgate.

A Polícia Civil disse que as investigações continuam até que todos os envolvidos sejam localizados e presos.


Fonte: G1