01 janeiro 2018

Dois presos fogem da Ala de Progressão do CDP do Belém, na Zona Leste de SP

Fuga de presos do Centro de Detenção Provisória ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º). Polícia Militar procura fugitivos; alguns teriam sido recapturados.



Por G1 SP, São Paulo
01/01/2018 08h32, Atualizado as 12:35

Suspeitos de fugirem da Ala de Progressão do CDP de Belém são abordados pela PM
( Foto: Reprodução TV GLOBO/GLOBOCOP)




Dois presos fugiram na manhã desta segunda-feira (1º) da Ala de Progressão do Centro de Detenção Provisória (CDP) Belém, na Zona Leste de São Paulo. A Polícia Militar (PM) foi acionada e prendeu e recapturou os fugitivos. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP),

As circunstâncias da fuga serão apuradas pela Polícia Civil. O CDP Belém fica na Avenida Condessa Elisabete Robiano.

Além de viaturas, a PM utiliza helicópteros para localizar os presos que escaparam. Testemunhas contaram que alguns deles fugiram em direção às ruas próximas e a Marginal Tietê.

Há informações ainda de que eles teriam invadido empresas, supermercados e entraram em tubulações de esgoto para se esconder.

Imagens áreas feitas pelo Globo Cop mostraram suspeitos abordados pela polícia no entorno do CDP.

Por meio de nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que os dois presos fugitivos eram do regime semiaberto, mas agora regredirão para o regime fechado.


Leia abaíxo a íntegra da nota da SAP:

"A Secretaria da Administração Penitenciária informa que hoje, 1 de janeiro, por volta das 8h30, dois reeducandos da ala de semiaberto do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chácara Belém II aproveitaram-se do momento da contagem de presos para se evadir pulando o alambrado. Os agentes perceberam a tentativa e rapidamente, com o auxílio da polícia militar, recapturaram os evadidos. O caso foi registrado no 31 Distrito Policial da capital. Os presos perderão o direito regime semiaberto, regredindo ao fechado.

Ressalvamos que as alas de regime semiaberto, como é o caso da ala do CDP do Belém II, conforme determina a legislação brasileira, não dispõem de muralhas nem segurança armada, sendo cercada por alambrados. A permanência do preso nesse regime se dá mais pelo senso de autodisciplina do preso do que a mecanismos de contenção. Os presos que cumprem a pena em regime semiaberto podem obter permissão para trabalhar e estudar fora da unidade penal e pela Lei de Execução Penal poderão visitar os familiares em cinco ocasiões do ano."



CDP Belém, de onde presos fugiram na manhã desta segunda-feira (1º) (Foto: Reprodução/TV Globo)






Fonte: G1