11 março 2018

LEITURA DE DOMINGO: Crime organizado, seu poder financeiro, influência nos poderes instituídos e a falta de proteção aos membros do Estado.

Bom dia a Todos, vou aqui também expor minha opinião sobre a reportagem(matéria) feita pelo periódico Jornal A Voz do Vale, e replicado no site Avaré Urgente e republicado neste Blog para que fosse tomado conhecimento por parte da Categoria e questionado seus teores. 






LeandroLeandro
11/03/2018


Com crescimento assustador as facções ainda não encontraram oposição e combate real do Estado



Todos sabem que para interpretar um texto, há que se ler o mesmo por completo, ocorre que o que se infere da leitura do mesmo, é que o alvo das denúncias não deixa de ser outro senão o Vereador em questão,  o ex- Coronel, agora Sr. Cesar Augusto Morelli, que deve em sua vida pública como vereador ter feito desafetos naquela Comarca de Avaré por sua conduta e fidelização de pensamentos contraídos ao longo dos anos como membro de uma das Instituições mais sérias, responsáveis e comprometidas com a sociedade paulista e brasileira como a Policia Militar do Estado de São Paulo.

Porém sem conseguir poder atingi-lo diretamente usaram do artificio de denunciá-lo juntamente com aquele que aparentemente causou-lhe benefícios e vantagens indevidas, segundo acusações do Ministério Público. A acusação de escoltas irregulares na verdade não passa de uma cortina de fumaça para atacar o alvo que na verdade é o ex coronel da PM, e o próprio Estado e suas Instituições.

Então não duvidem que tais denúncias sejam somente para atingir o DG da citada U.P., não, ele é apenas uma vítima de um efeito colateral, cujo verdadeiro alvo é atingir o representante da câmara municipal e o Estado, atingir o próprio Poder Público instituído.

Faze-lo cair em descrédito perante a opinião pública e assim e desta forma, colocar sua administração e eficácia de atuação em dúvida perante a sociedade, fazendo com isso surgir novas lideranças, muitas das quais cuidadosamente preparadas e planejadas para tais fins, que não seja outro, se infiltrar na vida pública e com isso consolidar seu poder nefasto e com uma atuação que venha a lhe dar proteção, impunidade e legalidade dentro da sociedade.

O Estado tem e deve que partir para o combate efetivo desda modalidade de associação criminosa, e parar de fingir
que isso não o incomoda


Todos os medianos entendedores de nossas funções, que esteja na ativa ou inativos sabem dos riscos inerentes das carreiras do sistema prisional, qual seja não importa,  Diretor Geral, Agente de Segurança, Agente de Escolta, Servidores de Apoio, Diretores de Núcleo e Diretores de Divisão, Coordenadores e o próprio Secretário. Nossa função dentro do sistema é contrariar e impor a legislação emanada pela Lei de Execuções Penais(LEP) como força punitiva do Estado.

E que no decurso do cumprimento da pena poderá ocorrer enfrentamento do indivíduo que está sob a tutela do Estado(custodiado) e seus executores, mais diretamente aqueles que estão na linha de frente, nos dia a dia, nos raios e pavilhões, aqueles que de fato dão o verdadeiro cumprimento a todas as Leis de Imposição aos presos provisórios, sentenciados ou condenados, e por fim aos reeducandos do semi aberto.

Necessário se faz então diferenciar quem são estes executores em ordem de contato com o custodiado, que realmente estão mais ameaçados por estarem de fato aplicando as Leis Impositivas e Coercitivas : Diretor Geral, Agentes de Segurança Penitenciária, Diretores de Núcleos, Agentes de Escolta e Vigilância, Servidores de Apoio e Técnicos, Grupos de Intervenção, Diretores de Divisão, Coordenadores e Secretário.

Seu poder é nefasto na medida de age para desafiar e contrariar as instituições estabelecidas


Mas por ser aquela(P I de Avaré) uma Unidade Penitenciária diferenciada, apesar de no Site da Sap, não constar como deveria de fato estar, com rigores acima da média do Sistema Prisional, e com presos também diferenciados devido a sua periculosidade e possível ameaça potencial para a sociedade como um todo, e principalmente no que tange a disciplina e a ordem instituída dentro do sistema prisional paulista por sua influência como formador de opinião e liderança no crime organizado.

Diante de toda esta argumentação, indiscutível a necessidade de proteção não só á aqueles que estão diretamente ligados a execução da pena nestas Unidades, em ordem de contato e de imposição da força coercitiva do estado, mas também neste caso sobressaindo-se a Diretoria Geral por ser o ocupante daquele cargo quem de fato vai dar cumprimento as sanções impostas ao custodiado emanando as ordens necessárias, cuidados e prevenções com o indivíduo.

Neste caso não é nem mesmo de bom tom discutir aqui se é necessário ou não o Estado, aquele que tomou para si o poder de emanar sanções e punições aos indivíduos que quebraram o pacto social escrito nos Códigos de Conduta( Penal, Civil, Tributário, Comercial, Eleitoral, Ambiental, Administrativo...) e outros legislados por seus representantes legais e oferecer a justa proteção aqueles que se tornam seu braço pesado, ou seja que impõe e executa suas medidas coercitivas ao bom convívio social, pois isso é obrigação deste.

O poder de fogo das facções no Estado é tão grande que recentemente um Desembargador do estado foi forçosamente aposentado por proferir sentença favorável ao mega traficante Capuava


O Estado falha quando não legisla neste sentido, ou mesmo demora para tomar as atitudes que venham a dar a correta legalidade a estas medidas protetivas aos indivíduos que compõem seus órgãos de investigação, repressão, julgamento e custódia e que atuam contra aqueles que infringiram o rol dos crimes elencados nos códigos acima citados também.

E quando falamos então dos custodiados urge esse mesmo Estado tomar as devidas cautelas e medidas de segurança principalmente aos seus representantes pelo motivo que mais se fala e se discute hoje no país em termos de segurança pública, que é o advento das Facções Criminosas, sociedades ocultas que vivem somente para praticar todo e qualquer tipo de artificio que venha a burlar as legislações vigentes para tornar concreto o lucro com a prática ilegal de todo os tipos penais elencados nos códigos, desde que vislumbrem lucros com tais atos. 

Partindo da criação e de um crescimento que não passou despercebido, mas que foi fria e criminosamente ignorada e até mesmo tomado como chacota e assunto de gabolas pelas autoridades governamentais, chegando aos dias atuais a tal ponto de terem sua capacidade de penetração e inserção social tão vastas que já se foi percebido sua presença na própria administração, órgãos públicos de investigação, repressão, julgamento e custódia, em prefeituras e câmaras legislativas e por ultimo atravessado as nossas fronteiras e se tornado também um problema transnacional.

Organograma de uma Orcim retirado do site : http://undbrasil.org/?cat=2


Proteções pessoais como acautelamento de armas, coletes balísticos, financiamento diferenciado de residências em locais seguros e afastado de regiões dominadas pela criminalidade para todos os agentes e servidores da área prisional, financiamento de automóveis para deslocamentos seguro e proteção pessoal a Diretores que exercem funções nas U.P.s não seria um simples favor ou beneficio aos ocupantes dos cargos nas áreas penitenciária e de segurança pública, mas sim o dever e uma obrigação de um Estado consciente das atividades de seus servidores, no combate a criminalidade e mantenedores da paz social nas cidades, estados e no país.




Imagens: Internet