21 abril 2018

PARANÁ E SEU FRÁGIL SISTEMA PRISIONAL: Quarenta fogem em rebelião em cadeia de Santo Antônio da Platina

Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, registrou uma fuga na manhã deste sábado (21), segundo a Polícia Militar (PM). Após a fuga, começou uma rebelião e presos foram feitos reféns.





Guilherme Marconi 
Reportagem Local
ABR. 21, 2018

Polciamento faz o controle da área

Uma rebelião na Cadeia Pública de Santo Antonio da Platina (Norte Pioneiro) resultou na fuga de 40 presos na manhã deste sábado (21). A PM (Policia Militar) está intermediando a rendição de presos que ocupam o telhado do prédio.

Após a fuga dos presos por volta das 9 horas da manhã, os demais detentos, que permaneceram no local, atearam fogo em colchões e na parte administrativa do prédio. Cinco pessoas foram feitas de reféns (todos detentos).

O corpo de bombeiros está no local para conter as chamas. Não há registro de feridos. Dos 40 fugitivos, sete já foram recapturados. De acordo com o Capitão Robson Falk Vieira da PM, os presos exigem a presença de um juiz para intermediar a rendição e evitar retaliação.

Detentos e reféns sobem no telhado em rebelião em Santo Antônio da Platina


Segundo o Depen (Departamento Penitenciário), o 38º Departamento Regional de Policia Civil de Santo Antonio da Platina tem capacidade para 56 presos, mas abrigava 140 no momento da fuga.]

Segundo a Sesp, a única reivindicação apresentada até o momento pelos presos foi a presença de um juiz. A PM faz a negociação com os detentos.

A secretaria afirmou que só vai poder confirmar a fuga após o controle da situação e a contagem dos presos. O número de presos feitos reféns não foi informado pela pasta.

Durante rebelião em Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina presos foram feitos reféns e levados para o
telhado da unidade, neste sábado (21) (Foto: PM-PR/Divulgação)






Fonte: Folha de Londrina