25 maio 2018

Conversa produtiva sobre o sistema prisional com o agente penitenciário Dominguinhos Poeta

Dominguinhos, da série Carcereiros, visitou a cidade de Bauru e filiou-se ao SINDCOP. O agente penitenciários esteve na tarde desta sexta-feira, 25, na sede do sindicato.











Lucas Mendes
Postado em : 25/05/2018

Leandro Leandro, Dominguinhos Poeta e Gilson Pimentel




O agente penitenciário Domingos Dudlei Menetti, mais conhecido como Dominguinhos, esteve na tarde desta sexta-feira, 25, na sede do SINDCOP em Bauru e formalizou sua filiação ao sindicato.

Dominguinhos já era conhecido no meio penitenciário por ser músico e militar na defesa de manifestações artísticas dentro do sistema prisional. Com a série “Carcereiros”, da Rede Globo, que ele ganhou notoriedade nacional.

A série Carcereiros recebeu no início de abril um prêmio no festival MPITDrama Screenings, em Cannes, na França. A produção brasileira superou concorrentes do Reino Unido, França, Rússia e Suécia.

Baseada no livro Carcereiros, de Drauzio Varella, a série mostra o cotidiano de uma unidade prisional brasileira, e contém depoimentos reais de agentes, como Dominguinhos. No momento já está em processo uma segunda temporada da obra.

Dominguinhos fez questão de se filiar a entidade

Nascido na cidade de Pirajuí, vizinha a Bauru, Dominguinhos trabalha em Guarulhos, na Penitenciária Adriano Marrey. Seus mais de 27 anos de serviço no sistema proporcionaram grande experiência na profissão, e ele comenta com propriedade sobre os mais diversos assuntos que envolvem a categoria.

Em Bauru, Dominguinhos conheceu a sede do SINDCOP e a estrutura oferecida aos filiados.
Durante a visita, conversou com o presidente do SINDCOP, Gilson Pimentel Barreto, e com o agente penitenciário e blogueiro Leandro Leandro, com quem gravou uma entrevista sobre o mundo penitenciário, perspectivas da categoria e a necessidade de envolvimento político.

Batendo um papo com o Poeta, que também assim como nós, é um antigão dos pavilhões, raios e radiais



A entrevista será postada durante a próxima semana no blog do Leandro.

Dominguinhos também concedeu uma entrevista exclusiva para o SINDCOP, na qual conversou sobre sua participação na série Carcereiros, e a importância de obras como essas para a formação da identidade da categoria e para o reconhecimento perante a sociedade.





Fonte: Sindcop