26 maio 2018

PARABÉNS AOS COMPANHEIROS: Agentes da Sap vão até Campo Grande em busca de aprendizado e conhecimento em curso ministrado pelo DEPEN

Ocorreu em 21 e 22 de maio de 2018 o 1° Curso de Sobrevivência Operacional, nas dependências da Penitenciária Federal de Campo Grande – MS.











LeandroLeandro
26/05/2018


Ação, preparados para aprender



O curso foi promovido pela Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), e foi ministrado por instrutores do próprio Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), especificamente do Serviço de Armamento e Tiro (SAT), oriundos de Brasília-DF, Porto Velho-RO e Campo Grande – MS.

O curso teve uma carga horária de 16 horas, contemplando as disciplinas como: conceitos de sobrevivência, abordando a parte teórica; já na parte prática foi abordado porte velado e contra premissas, saque velado, tiro com alvo, janela de oportunidade, reação ao ataque com faca e tiro embarcado.

Alunos participantes do curso


O objetivo das instruções era a sobrevivência do Agente ligado a área de Segurança Pública. Com isso, durante o seu momento de folga ou quando estivesse descaracterizado, portando uma arma de fogo de maneira oculta, preveria de forma sistemática quais as melhores formas de reagir. Podendo ser em casos de estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal ou exercício regular de direito.

Aula da disciplina tiro embarcado


O agente Ricardo Lima foi convidado a participar do Curso de Sobrevivência Operacional pelo Agente da Execução Penal Federal Leonardo Maia de Campo Grande/MS. Ricardo Lima é instrutor da Escola de Administração Penitenciária( E.A.P.) nas disciplinas de defesa pessoal tonfa, algemação e técnicas de imobilização operacional do grupo de intervenção rápida( G.I.R.), e atualmente lotado na penitenciária compacta de Avanhandava/SP.

Alunos e instrutores


Em sua companhia esteve o seu amigo Raeder Silva, que é também Instrutor de armamento e tiro da Escola de Administração Penitenciária( E.A.P.), credenciado pela Policia Federal, e lotado no Centro de Detenção Provisória, CDP de Bauru/SP.

Ricardo foi convidado pelo fato de o ano passado ter participado da seletiva de instrutores de armamento e tiro que foi realizado em Campo Grande.

Objetivo: O alvo....





Passando pela primeira fase que é  TAF e ficando em 6º lugar em nível nacional, classificando para segunda etapa TAT. O TAT divide se em duas etapas alvo silhueta humanoide  e alvo multi color, tendo atingido tal posição de destaque na disciplina alvo multi color. Esta foi a ocasião em que conheceu Leonardo Maia e entre ambos nasceu uma grande amizade.

Concentração....



Ricardo Lima possui 63 cursos e costuma dizer que o conhecimento não ocupa espaço. Disse que este curso agregou muito para sua vida profissional e pessoal. “Gostei do treinamento com alvo em movimento, visto que, em uma situação real, o agressor não fica estático. Outro quesito que achei importante foi o tiro de entrevista, que consiste em atirar com a arma perto do corpo quando o oponente está muito próximo”.  afirmou Lima

Raeder por sua vez diz que o curso o enriqueceu com o conhecimento adquirido e que também foi muito bem recebido e espera estar sempre em reciclagem assim como Ricardo, para que possam juntos estar sempre trazendo aos companheiros de trabalho novas técnicas e instruções, que em momentos de crise possam ser aplicados de maneira correta e que isso venha a salvar vidas.




Dentre os participantes do CBMMS  estiveram presentes:  Agência Penitenciária do Estado de São Paulo, representados por Ricardo Lima e Raeder Silva, militares do 1º GBM, 2° Tenente QOBM Lucas Medrado Campos e o Cabo QPBM Wellington Pereira Gomes. Também se fizeram presentes as Instituições: Polícia Militar – MS,   Exército Brasileiro e DEPEN-Campo Grande.


Com o foco em situações de vulnerabilidade na vida privada dos servidores, a Espen em parceria com a
Penitenciária Federal em Campo Grande (PFCG) realizaram o 1° Curso de Sobrevivência Operacional do
Departamento Penitenciário Nacional (Depen)









Ricardo Lima e Raeder Silva







Imagens: Ricardo Lima e Raeder Silva


OBS: Mesmo com todas as dificuldades financeiras por quais o pais e todos nós passamos, sem reajustes ao menos equiparado com o processo inflacionário, por mais de 04 anos, na dificuldade e com recursos próprios, estes dois agentes se aventuraram até a cidade de Campo Grande/MS, para adquirirem mais conhecimento e consequentemente divulgar entre seus companheiros as novas técnicas. São dignos de respeito.