01 novembro 2018

Criminosos explodem muralha e invadem presídio em Belém para tentar resgatar presos

Eles explodiram parte do muro da penitenciária e houve intensa troca de tiros com a polícia. Segundo a polícia, três corpos foram encontrados perto do presídio.





Por Jornal Nacional
31/10/2018 21h14  

Criminosos explodem muro de presídio em Marituba, na Grande Belém, durante fuga de detentos.
 Foto: Reprodução / Susipe



Bandidos invadiram um presídio na região metropolitana de Belém na noite de terça-feira (30).

“Bomba já explodiu, tiroteio. Parece uma guerra, pessoal”, conta um homem no vídeo.

A ação para libertar os presos foi no Complexo Penitenciário de Marituba, na Grande Belém. Bandidos invadiram um cemitério vizinho ao presídio e explodiram parte do muro da penitenciária, na noite de terça-feira (30).

Mais de cem policiais foram deslocados e houve uma intensa troca de tiros. Moradores ficaram assustados.

“O pessoal tudo correndo no meio do conjunto, tudo apavorado para cima e para baixo. Eu digo; ‘é, o único jeito é eu pegar também meu rumo de casa”, diz um morador.

O confronto durou mais de uma hora. Mesmo depois de a polícia ter afirmado que a situação estava controlada, a entrevista com um comandante da PM foi interrompida por causa de novos disparos.

Policiais do Batalhão de Policiamento Penitenciário trocaram tiros com os criminosos
 (Foto: Antônio Melo/Diário do Pará)


Segundo a polícia, três corpos foram encontrados perto do presídio. Dois presos foram recapturados. A direção do presídio não informou o número de fugitivos.

Em 2018, o sistema penal do Pará registrou 84 fugas. Média de duas por semana; 400 presos conseguiram escapar e apenas a metade foi recapturada.

A ação mais violenta foi em abril: 21 detentos e um agente penitenciário foram mortos durante uma tentativa de resgate no centro de recuperação de Santa Izabel.

O número de presos no Pará é quase o dobro da capacidade dos presídios.




Fonte: G1