15 dezembro 2018

EM MINAS FUNCIONA : Plano de resgate de membros do PCC é desarticulado em Montes Claros/MG

Investigações apontaram que mais de 20 pessoas do grupo iriam invadir a cidade de Francisco Sá para fazer o resgate; homens foram transferidos







DA REDAÇÃO
COM COLABORAÇÃODEISABELLA MELANO
PUBLICADO EM 15/12/18 - 13h50


Sob forte esquema de segurança, dois detentos foram transferidos na última sexta-feira (14) para Presídio Federal —
Foto: Polícia Militar/ Divulgação






A polícia desarticulou um plano de resgate de dois integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), presos na Penitenciária de Francisco Sá, no Norte de Minas, na última sexta-feira (14).
Investigações apontaram que mais de 30 pessoas do grupo iriam invadir a cidade para fazer a ação.

Segundo Marco Matos Inspetor do Deosp de Minas Gerais (Departamento de Operações Especiais da Polícia Civil) e Coordenador de Operações especiais (Core). "Os indivíduos estariam fortemente armados, munidos com metralhadora .50 e explosivos para serem usados na ação de resgate", informou Matos.

As informações foram recebidas do setor de inteligência da Polícia Civil de Goiás."Eles informaram que haveria um ataque na Penitenciária de Segurança Máxima localizada na cidade de Francisco Sá, no Norte Minas para resgatar dois presos do PCC que estavam acautelados naquela unidade prisional," disse o inspetor.

A inteligência da Polícia Civil mineira confirmou a possibilidade do ataque e articulou uma força-tarefa entre as polícias Militar e Civil de Minas Gerais, o Poder Judicário, a Subsecretaria de Segurança Prisional e o Ministério Público/Gaeco.

Com um forte esquema de segurança, conseguiu permissão judicial para transferir os dois detentos da penitenciária em Francisco Sá para um presídio federal de segurança máxima. A Seap, Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais, ficou responsável pela transferência.

Escoltados, os dois homens embarcaram no aeroporto de Montes Claros, com apoio das aeronaves Guará da 3ª Cia BravE e da Pégasus 16. A 11ª Cia de Policiamento Especializado e o 50º BPM também participaram da operação. O nome e localização do presídio para o qual os presos foram transferidos não foram revelados por precaução.

De acordo com a polícia, mesmo após a transferência dos homens, por segurança, o Norte de Minas continuará com o policiamento reforçado durante o fim de semana.

"Por conta do grau de importância de um dos presos que seria resgatado e que faz parte de um braço do PCC que responde diretamente a liderança Ndessa organização criminosa e para identificar os homens que fariam a ação nossas equipes ainda estão em campo e outros órgãos de segurança estão com atenção redobrada", afirmou Matos.




Fonte: O TEMPO