28 dezembro 2018

FORÇA E HONRA : Sem salários e sem transporte, agentes decidem não ir trabalhar nos presídios no Rio Grande do Norte/RN

Sem salário, categoria não consegue chegar às unidades para trabalhar e promete greve por tempo indeterminado caso vencimentos não sejam regularizados até 8 de janeiro.







Por: Bruno Vital
dezembro 28, 2018 às 16:56

Agentes penitenciários fizeram um protesto nesta quinta-feira (27) na Governadoria.
 Foto: Sindasp/Reprodução






A partir deste sábado (29), os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte se apresentarão ao Centro Administrativo e não às unidades, como de costume. Com os salários atrasados, a categoria afirma não ter dinheiro para chegar às penitenciárias. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (28), em assembleia promovida pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp/RN). Os servidores reivindicam o pagamento do décimo terceiro de 2018, além dos vencimentos de dezembro e diárias operacionais atrasadas.

“Como estamos sem salários, os profissionais não têm dinheiro para colocar combustível no próprio carro ou pagar transporte. Então, os agentes penitenciários vão se apresentar na Sejuc e esperar que o estado os leve para as unidades. Não temos como chegar nos locais de trabalho que ficam muito distantes da capital, como Mossoró, Ceará-Mirim e Alcaçuz”, destaca Vilma Batista, presidente do Sindasp.

Ainda de acordo com a entidade, o governo mantém cinco veículos estacionados (um ônibus e quatro vans) no pátio da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), que serviriam para transportar os servidores até as unidades.

Vans paradas no pátio da Sejuc. Foto: Sindasp/Divulgação





Os agentes deliberaram também por não receber presos que não tenham passado por audiência de custódia. “Com a ‘Operação Zero’ dos policiais civis, a Delegacia Geral e a Polícia Militar têm tentado levar os presos para o CDP Candelária sem que eles passem pela audiência de custódia. Isso fere os procedimentos legais e os agentes penitenciários não podem aceitar. Nós não vamos fazer o trabalho dos policiais civis e militares”, explica Vilma Batista.

Os agentes prometem uma greve por tempo indeterminado caso os salários em atrasos não sejam quitados até o dia 8 de janeiro, data em que a categoria fará uma nova assembleia.

Procurada, a Sejuc declarou por meio de nota que “O Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp) não fez qualquer comunicado oficial a respeito à Secretaria de Justiça e Cidadania, portanto a Sejuc não pode se pronunciar sobre o assunto.”





Fonte: OP9