Uma das colunas do viaduto teve a estrutura danificada e parte dos ferros ficaram expostos. Polícia investiga motivação dos ataques na Grande Fortaleza.
Por G1 CE
03/01/2019 07h33
![]() |
Ônibus destruído com os ataques em Fortaleza. Moradores estão sem energia. — Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares |
Criminosos explodiram uma bomba na estrutura de um viaduto na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e incendiaram dois ônibus do transporte coletivo da capital cearense durante a madrugada desta quinta-feira (3). Câmeras de segurança usadas pela polícia também foram danificadas pelos suspeitos.
Na explosão sob o viaduto de Caucaia, uma das colunas ficou com a estrutura danificada e parte dos ferros ficaram expostos. O local precisou ser isolado e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmaram a presença de explosivos no local, além de dinamites detonadas.]
Moradores de Caucaia, que preferiram não se identificar, relataram que ouviram um forte barulho durante a explosão.
"Eu estava deitado e, quando menos esperava, ouvi um estrondo. As portas se tremeram, o bloco de condomínio e os vidros também. Escutamos o barulho em todo o bairro e todo mundo saiu pra rua", disse um morador que não quis se identificar.
Outro morador, também sem se identificar, disse ter pensado que o barulho se tratava de uma queda de avião. "A situação é muito crítica. Eu achava que tinha sido um desastre natural ou que um avião tinha caído e não é. O impacto foi altamente grande", explicou.
Equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para a ocorrência.
Além da explosão, uma van que faz o transporte de passageiros na cidade foi incendiada na Rua 114. Conforme a polícia, o ataque aconteceu por volta das 3 horas. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para o local.
![]() |
Na explosão, uma das colunas ficou com a estrutura danificada e parte dos ferros ficaram expostos — Foto: Rafaela Duarte |
Ônibus incendiados
Já em Fortaleza, os criminosos incendiaram, pelo menos, dois ataques a ônibus do transporte coletivo. Um dos veículos foi queimado na comunidade do Dendê, localizada no Bairro Edson Queiroz, e outro na Avenida Cônego de Castro, no Bairro Parque Santa Rosa. Nas duas ações, os veículos ficaram destruídos pelas chamas, conforme a polícia.Ainda durante a madrugada, um outro grupo quebrou equipamentos das câmeras de segurança da Polícia Militar, na Avenida Dionísio Leonel Alencar.
Suspeitos presos
Dois homens foram presos e um adolescente de 14 anos apreendido suspeitos de danificar as câmeras da PM.Conforme a polícia, o trio estava jogando pedras no equipamento e um deles chegou a subir na estrutura onde a câmera fica instalada. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e os dois homens para o 30º Distrito Policial.
Fonte: G1
Contraponto: Logo após as declarações do novo secretário Luis Mauro Albuquerque, o crime organizado vem e desafia o poder público instituído cometendo atos de terrorismo, o governador não deve ceder de forma alguma e fazer de fato o enfrentamento.
A população e a sociedade organizada quer isso, não podemos mais ser complacentes com os malfeitores, é necessário dar um basta nisso tudo. A população brasileira não aceita mais este tipo de comportamento, e os administradores devem ver esta necessidade e ir de encontro a elas. Terroristas devem ser julgados como terroristas.