30 janeiro 2019

OS AGENTES DÃO O SOCORRO E O G1 COLOCA ESTE TÍTULO! : Polícia Civil investiga morte de preso durante trajeto para hospital em Flórida Paulista/SP

Detento passou mal na Penitenciária e foi levado para a Santa Casa. Ele já chegou sem vida na unidade de saúde.






Por Rodrigo Moraes, G1 Presidente Prudente
30/01/2019 20h24  


Penitenciária de Flórida Paulista — Foto: Reprodução/TV Fronteira




A Polícia Civil investiga a morte de um preso que estava na Penitenciária de Flórida Paulista. Ele passou mal nesta quarta-feira (30) e morreu durante o trajeto para o hospital.

Segundo o delegado Hilton Testi Renz, por volta das 8h, funcionários da penitenciária solicitaram uma escolta para transportar o detento, que estava passando mal, até a Santa Casa da cidade.

Quando os policiais da escolta chegaram na unidade prisional, o preso estava consciente e foi feito o processo de transferência dele até o hospital.

Ao chegar na Santa Casa, foi constatado a morte do detento.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para apurar os reais motivos da morte. Ainda conforme o delegado, a suspeita é de que o homem tenha sofrido um infarto no trajeto até o hospital.

O G1 solicitou um posicionamento sobre o caso para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo, mas não obteve resposta até esta publicação.




Fonte : G1



Contraponto: 



Segundo informações extra oficiais, o detento na verdade foi encontrado desacordado e sem lesões aparentes, porém foi solicitado a escolta policial para o transporte do detento para a Unidade Hospitalar,  mas devido a demora da chegada da guarnição e diante da gravidade que  o mesmo se encontrava, foi decidido que os próprios agentes penitenciários fariam o transporte até a Santa Casa. 

Mesmo porque como o preso saiu desacordado do pavilhão, e recebendo os primeiros socorros pela equipe de saúde da própria unidade e diante da gravidade que se encontrava, o mesmo foi encaminhado para Santa Casa local,  seu óbito só não foi comprovado no momento pela ausência do médico da unidade no horário dos fatos. Por isso a necessidade de encaminha-lo a unidade de saúde. 

Porém ao chegar na unidade médica foi constatado pelos atendentes que o detento já se encontrava sem vida, o óbito do mesmo foi constatado por médico presente e o corpo encaminhado para o IML. Segundo informações também, depois disso foram colocados no bonde cerca de 70 detentos e encaminhados para a Penitenciária de Venceslau.