23 janeiro 2019

PORQUE NÃO EM RIBEIRÃO DAS NEVES, SE LÁ É TÃO BOM? : traficante Chacal é transferido para penitenciária federal

Homem seria líder de quadrilha que atuava em Belo Horizonte, Nova Lima e Ribeirão das Neves.







CAROLINA CAETANO
SIGAPELOTWITTER@OTEMPO
PUBLICADO EM 23/01/19 - 11h21

Chacal foi levado para uma prisão de segurança máxima em Campo Grande




O bandido Wanderley Silva Andrade, mais conhecido pelo apelido de Chacal, envolvido com o tráfico de drogas foi transferido para um presídio de segurança máxima nessa terça-feira(22). O homem estava preso na Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.


"A Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fez o recambiamento o indivíduo conhecido como Chacal para Campo Grande, um estabelecimento de segurança
máxima. Ele foi transferido de avião", explicou o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar.

Chacal era chefe de uma quadrilha de tráfico de drogas que atuava em Belo Horizonte e na região metropolitana. Ele tem uma ficha criminal extensa, inclusive suspeita de participação em um latrocínio - roubo seguido de morte- de um policial militar. Suas penas já somam mais de 60 anos de reclusão.

Em dezembro do ano passado, a companheira dele, uma advogada de 31 anos, foi presa suspeita de arquitetar um plano para resgatar o homem da prisão em Contagem. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o caso foi descoberto pelo setor de inteligência da corporação.

Nos fundos do estacionamento do prédio em que ela morava foram localizados dois carros: um Peugeot, com queixa de roubo do dia 5 de dezembro no bairro Jardim Industrial, na mesma cidade, e um Renault, idêntico aos veículos do sistema prisional e que tinha escrito Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap). O carro também tinha uma queixa de roubo do dia 5 de novembro,no bairro Gutierrez, região Oeste da capital.


Fonte: O TEMPO

Contraponto: Em tempos que o assunto é Privatização, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Porque não levam o Chcal para a Penitenciária de Ribeirão das Neves, haja visto o tanto de elogios que tecem os políticos para aquele Complexo Prisional, que desde sua inauguração apenas uma fuga, que existe trabalho e que a ressocialização é comtemplada em tempo integral para os detentos ali alocados?

Mesmo porque seria uma oportunidade única de talvez recuperarem este detento que parece ser incorrígivel, e se tecem loas para esta que é atualmente a "menina dos olhos" de todo chefe de executivo do pais, no quesito Sistema Prisional, penso eu que seria uma boa experiência encaminhar então o Chacal para a Unidade. Fica a dica aos chefes de executivo e gestores que apoiam a Privatização do Sistema Penitenciário Paulista.