12 março 2019

Detento morre e outros dois ficam feridos em tiroteio dentro de presídio no Complexo do Curado/PE

Confusão entre detentos ocorreu na manhã desta terça-feira (12), no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, na Zona Oeste do Recife.








Por G1 PE
12/03/2019 14h58


Caso ocorreu no Presídio Juiz Antonio Luis Lins de Barros, no Complexo do Curado
Foto: Seres/Divulgação



Um detento foi morto a tiros e outros dois ficaram feridos após uma confusão no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a briga entre presidiários ocorreu na manhã desta terça-feira (12).

O tiroteio ocorreu entre a barbearia e o pavilhão H do presídio, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE). O detento Ricardo Barbosa da Silva, de 20 anos, morreu a caminho do hospital, de acordo com a Seres.

Os outros dois feridos foram levados para o Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, também na Zona Oeste do Recife. Eles foram identificados pela Seres como João Guilherme dos Santos Silva, de 26 anos, que recebeu alta hospitalar; e Andresson Luiz da Silva, de 35 anos, que permanece internado, com quadro clínico estável.

Por meio de nota, a Seres informa que "a Polícia Civil foi acionada para investigar as circunstâncias em que o fato ocorreu, assim como, a unidade prisional trabalha na identificação dos envolvidos no fato". Ainda no texto, diz que "a unidade prisional está sob controle".

O Sindasp-PE afirma que o tiroteio ocorreu durante a transferência entre presos da unidade e do Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu Lima, no Grande Recife. A Seres, no entanto, não confirma essa informação.

Vista aérea do Complexo Prisional do Curado, no bairro do Sancho, no Recife
Foto: Reprodução/TV Globo




 Problemas no sistema prisional

No dia 28 de fevereiro, dois homens e uma mulher foram presos em flagrante tentando arremessar uma granada caseira, armas e máscaras pelo muro do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo do Curado.

No dia 14 de fevereiro, ocorreu, na Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, uma troca de tiros envolvendo um policial militar, que foi atingido na cabeça e morreu. Um grupo de detentos conseguiu fugir do local.

Em Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco, a unidade prisional inaugurada há menos de um ano registrou duas fugas. O secretário de Justiça Pedro Eurico garantiu, na época, que iria reforçar câmeras e videomonitoramento.

No dia 2 de janeiro, um detento morreu após uma briga também ocorrida no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros. A Seres não informou se o homem foi atingido por algum tipo de arma. Nessa mesma data, no Cotel, um detento de 26 anos foi encontrado morto numa cela.





Fonte: G1