26 março 2019

REBELIÃO EM UNIDADE PRIVATIZADA É TUMULTO: Detentos liberam agentes mantidos reféns em tumulto na penitenciária de Itajaí/SC

A situação foi controlada durante a noite de domingo e ninguém ficou ferido, segundo o Deap.







Por NSC TV
25/03/2019 07h43 

Presídio de Itajaí — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Três agentes que foram mantidos reféns por cinco detentos na Penitenciária da Canhanduba, em Itajaí, no Vale, foram liberados na noite de domingo (24). Um tumulto foi registrado no período da tarde e durou mais de cinco horas. De acordo com o Departamento de Administração Prisional (Deap), a situação foi controlada e ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo com o Deap, o tumulto começou por volta das 14h de domingo, no horário de visita da penitenciária e os detentos utilizaram pedaços de pisos quebrados, um extintor de incêndio e barras de ferro para render os agentes e impedir a saída deles de uma cela.

As pessoas e familiares, que estavam nas instalações para a visitação, precisaram sair às pressas. A partir disso, iniciaram as negociações e com a intermediação da juíza da Vara de Execuções Penais, Cláudia Ribas Marinho, ocorreu a solução do impasse. Os reféns foram liberados por volta das 19h20 de domingo.

Detentos fazem agentes prisionais de reféns em Itajaí –  Imagem/Reprodução


O Deap não informou quais reivindicações foram feitas pelos detentos. Mas, visitantes que estavam dentro da penitenciária e acompanharam o início do tumulto disseram à NSC TV que os presos reclamavam de mudanças recentes na direção e restrições de visitas. O departamento também não informou o que irá ocorrer com os detentos que participaram da ação.

Ainda conforme o Deap, a Secretaria de Justiça e Cidadania está prestando todo o auxílio necessário para os servidores e funcionários terceirizados da empresa que faz a cogestão da unidade.

O Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí já foi uma referência no Estado em relação à estrutura e à segurança. A estrutura tem cerca de 2 mil detentos no presídio, penitenciária e semiaberto.



Fonte: G1

Contraponto:

O que diz os servidores de Santa Catarina: 


Sindaps/SC

No dia de ontem tivemos mais um caso de rebelião e não "movimento", ou tumulto como se falou, já que a ação foi violenta e teve tomada de reféns na Unidade Terceirizada de Itajai. 

Graças ao bom trabalho do negociador ninguém restou ferido. Agora nos cabe fazer uma reflexão, nosso estado é tido como "modelo". Infelizmente não é, só nos últimos 5 anos as unidades terceirizadas sofreram 6 "movimentos" similares ao de domingo dia 24/03/2019 .

Enquanto isto no sistema gerido exclusivamente por Agentes Penitenciários de carreira se mostrou efetivo no controle prisional, sem ocorrências neste sentido.


Nós os envolvidos e toda população catarinense precisa ser tratada com respeito e responsabilidade. 

#TERCEIRIZAÇÃONÃO