15 maio 2019

MAS NÃO SOMOS DA SEGURANÇA PÚBLICA : Detentos rendem agentes e professor e tentam fuga com reféns na Penitenciária de Junqueirópolis/SP

Fatos ocorreram na tarde desta quarta feira, 15/05/2019, na Penitenciária de Junqueirópolis/SP, que segundo o site da SAP, encontra-se na data : 14/mai com a seguinte população carcerária: Capacidade: 873   População: 1632.







Leandro Leandro
15/05/2019


Superpopulação carcerária é um dos principais motivos dos acontecimentos, mas o o MP, o Judiciário
 e nem a Defensoria  nada fazem para combater tais erros da administração

Por volta das 13h50, quando ocorria a troca dos professores na U.P.,  os sentenciados J. C. L., matrícula 444.468-5; L. G. L.DE M., matrícula 510.013, vulgo Peste ou Rafinha, e o sentenciado R. D. B., matrícula 462.692, vulgo Karatê, em um rompante de violência e de surpresa,agindo com violência, fizeram reféns os Agentes Laercio Miranda da Silva e Anderson Martins da Silva, bem como o professor André Luis Vieira Marques de Souza.

Conforme se pode-se  presumir, os sentenciados, quando da entrada para a escola, esconderam-se sob as escadarias de forma sorrateira, no intuíto de tomar os reféns que por ali transitavam, e conseguiram tal objetivo. Ato continuo, de posse das chaves que estavam com os servidores, saíram pela lateral do Pavilhão, mais precisamente pelo Pavilhão de trabalho, chegando com os reféns junto ao Portão da Muralha.

Neste momento, foram observados por agentes da muralha e também de outros setores, sendo então frustrado o plano de fuga, e iniciada uma negociação para a entrega dos reféns. Muitos agentes e servidores não conseguiram sair do prédio intramuros ficando ilhados e aguardando o fim da negociação.

Penitenciária de Junqueirópolis foi inaugurada no ano de 1998 e foi construida no Sistema X,
está com lotação de 100% acima da sua capacidade





Com aproximadamente 00:30 minutos de negociações, os servidores obtiveram êxito em retirar os reféns do poder dos detentos e conseguiram embarca-los em viatura adequadas para realizar suas  transferências, em regime de urgência para a Penitenciária I de Presidente Venceslau onde ficaraão aguardando os trâmites dos procedimentos disciplinares.

Os Agentes e o Professor foram resgatados sem ferimentos graves, apenas com pequenas escoriações visíveis. Foram então todos levados à Santa Casa e passam bem, contudo, bastante abalados psicológicamente.

Importante frisar que, após o fato, os demais detentos(população carcerária) foram trancados sem quaisquer outros imprevistos. A contagem dos raios foi efetivada e batida e as demais atividades como cozinha e entrega de alimentação, voltaram à normalidade.


Obrigado pela preocupação dos colegas.




Fonte: Imagens Google Earth

Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelente trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, patrão, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.