08 junho 2019

Entrevista com Ricardo Lima : O Agente Operacional Penitenciário Multiplicador

Ricardo Lima, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária(AEVP) lotado na Penitenciária Compacta de Avanhandava, unidade prisional da Coordenadoria Noroeste do Estado de São Paulo, passou por Bauru e falou com o Blog.







Leandro Leandro
09/06/2019
Clique nas imagens para ampliar

Ricardo ostenta orgulhoso a bandeira que simboliza o Curso



Dessa vez o Operacional saiu do interior para à capital paulista (520km), para adquirir nova capacitação técnica e no retorno, a meu pedido parou na cidade de Bauru para falar sobre sua viagem em busca de novos conhecimentos para aprimorar suas habilidades profissionais.



Quando Ricardo chegou percebi que estava extremamente cansado da viagem, pois teve que pedir carona varias vezes para chegar a capital e também tinha o retorno, pois sabemos que nossos salários estão totalmente defasados e não vemos reajustes a muito tempo, e apesar de ele querer participar do Curso, não tinha condições financeiras para pagar as passagens.

Participantes selecionados para participar do concorrido curso





O resultado foi que perdeu dois dias, um para ir e outro para voltar, tendo que esticar os braços e acenar com as mãos na rodovia pedindo carona por várias e várias vezes, e com muita sorte conseguiu o transporte, levado pela boa vontade de vários personagens que com certeza irão ficar em sua memória para sempre.

Ricardo Lima esteve na capital para participar do 2º Curso de Formação de Equipes de Imobilização Tática, curso este que além de enriquecer seu currículo irá lhe capacitar e também proporcionar a transmissão destes conhecimentos.

Preparados para entrarem em ação


A primeira fase do curso foi uma rigorosa seleção na qual os candidatos tinham que preencher alguns requisitos como: Ser operacional de Célula ou Grupo de Intervenção Rápida, possuir pelo menos um curso básico de Imobilização Tática, dentre outros requisitos. Houve mais de 100 candidatos inscritos, mas o curso contava com apenas 24 vagas. Por fim somente 15 candidatos foram aprovados nesta fase preliminar.

Participaram do Curso Operacionais de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Brasília.

Inicio dos treinamentos de solo


A segunda fase Prática, foi realizada na Base do Grupo de Intervenção Rápida da Capital (GIR4). O rigido aprendizado se utiliza de uma carga horária de 40 h/a ou 05 dias ,com um conteúdo totalmente voltado para o operacional do cárcere.

As disciplinas aplicadas foram: Sobrevivência Administrativa, Linguagem e Persuasão, Alinhamento Procedimental, Algemas, Técnicas Menos Letais, APH-Tático, Trocação Contato Total, Retenção/Contra Retenção e Táticas.



Perguntamos à Ricardo Lima, o porquê dessa sede de buscar aprendizado e ele com muita humildade respondeu :

-Tenho 60 cursos entre formação, capacitação e especialização. Costumo dizer que o conhecimento não ocupa espaço. Podem tirar tudo de você, menos o conhecimento adquirido.


-Sou docente da Escola da Administração Penitenciária (EAP) e ainda instrutor credenciado pelo Departamento de Polícia Federal. Então não guardo conhecimento, sou um agente multiplicador.

-Dissemino entre meus pares e alunos, logo penso: O conhecimento não é para ser guardado a sete chaves e sim para ser compartilhado, dividido, pois conhecimento guardado é igual dinheiro num cofre, perde o valor e não rende nada.(LB).

E continua as atividades


-A arte de ensinar é para poucos, tem que ter o dom, tem que ter calma, paciência, vontade e tem que se doar por inteiro, tem que gostar de ensinar.

-Essa é minha missão. O que se faz em vida, ecoa na eternidade, definiu Ricardo.

Término do Curso

Esperamos sinceramente que isso seja um exemplo a muitos servidores que têm um sonho, mas que muitas vezes por pequenos óbices se vêm impedidos de realiza-los, façam como o Ricardo Lima, enfrentem os obstáculos, eles estão ali em seus caminhos para serem transpostos, não tenham medo, arrisquem a ultrapassa-los, muitas vezes a visão do lado oposto do obstáculo além de ser muito mais bonita, pode também agracia-los com surpresas agradáveis.

Ricardo recebe o tão almejado certificado, os setes dias de dura dedicação e empenho
foram enfim recompensados


Ricardo com um dos Instrutores do Curso e já ostentando o Brevê no peito




Fonte: Ricardo Lima