22 junho 2019

MORO FOI LUDIBRIADO EM SC : Colapso ameaça sistema prisional de Santa Catarina

O advogado Osmar Nunes Junior é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.







Por Moacir Pereira
22/06/2019 


(Foto:  Salmo Duarte / A Notícia)




Tomou posse durante prestigiada solenidade no auditório ministro Teori Zavascki o advogado Osmar Nunes Junior. Ele representa os advogados dentro do critério do quinto constitucional.

Com larga experiência na advocacia catarinense, em particular, na região de Balneário Camboriú, o novo magistrado completa o quadro do Judiciário, que agora conta com 94 desembargadores. A vaga permaneceu aberta durante mais de dois anos, em função do litígio judicial envolvendo a nomeação do advogado Alex Santore, depois anulada.

Durante a posse do novo magistrado, um dos temas de maior preocupação no Judiciário relaciona-se com a situação explosiva do sistema prisional do Estado. Em recente reunião o juiz João Marcos Buch, que enfrenta uma situação grave em Joinville, alertou para o agravamento do cenário. 

Recordou: “Desde a última reunião conjunta, realizada em junho de 2018, percebemos que não houve muitos avanços. Estamos novamente aqui para cobrar uma solução do governo estadual para os nossos pleitos. Não podemos esperar mais tempo, pois algo precisa ser feito de imediato”.

Já o desembargador Leopoldo Brüggmemann, presente na reunião e integrante de um grupo de trabalho, revelou que o sistema prisional tem um déficit de 5 mil vagas. Conta hoje com 17 mil vagas, mas tem 22 mil presos.

O juiz Marcos Buch enfatizou na reunião que ficou demonstrada a gravidade da situação, advertindo a importância de sensibilizar o governo estadual sobre o risco de colapso no sistema carcerário em Santa Catarina.




Fonte: NSC Total
depen
Contraponto: 

A respeito do título da matéria, lembramos os leitores sobre a recente visita do Ministro Sergio Moro ao estado de Santa Catarina, em que após sua visita a Penitenciária de Chapecó, saiu tecendo loas ao Sistema Penitenciário Catarinense, como podemos ver no site do Deap-SC, mas sem no entanto conhecer "todo o sistema", e sim apenas uma das Unidades Prisionais. 

Sendo tais palavras publicadas em periódicos do estado como se realmente fosse o estado de Santa Catarina um exemplo para o Brasil. Só que não é isso o que ocorre na verdade, para ilustrar veja o título da matéria do Engeplus: "Ministério da Justiça adota sistema penitenciário de Santa Catarina como modelo".