Há presos nas cidades paulistas de Teodoro Sampaio e Ipuã, além de indivíduos que já estavam encarcerados em unidade prisionais de Caiuá e Martinópolis.
Por G1 Presidente Prudente
06/06/2019 12h17
![]() |
Membros das Forças de Segurança da "Operação Ortros" se reunem na madrugada antes do inicio dos trabalhos /Foto/Polícia Civil/Cedida |
A Polícia Civil de Teodoro Sampaio desencadeou na manhã desta quinta-feira (6) a Operação Ortros para o cumprimento de mandados de prisão temporária, busca e apreensão domiciliar e de internação provisória. A ação visa ao combate ao tráfico de drogas. No total, 12 pessoas foram detidas.
De acordo com a polícia, oito investigados foram presos em Teodoro Sampaio (SP) e uma investigada foi detida em Ipuã (SP). Duas pessoas foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas. Outros três indivíduos já estavam encarcerados em unidades prisionais em Caiuá (SP) e Martinópolis (SP).
Durante a ação, ainda foram encontradas 17 pedras de crack e 75 porções de maconha.
De acordo com o delegado de polícia João Paulo Tardin, que está à frente das investigações, a operação foi desencadeada após meses de trabalho.
![]() |
Material apreendido durante as buscas com os suspeitos Foto/Polícia Civil/Cedida |
No decorrer das investigações foram identificados importantes fornecedores de entorpecentes responsáveis pelo abastecimento de diversos pontos de venda de drogas, mantidos pelos demais investigados também identificados e presos, segundo a Polícia Civil.
“Foi elucidado que um dos investigados, oriundo da capital paulista, gerenciava o comércio ilícito e fornecia entorpecentes para certo grupo atuante nesta cidade de Teodoro Sampaio, contando com participação direta dos demais comparsas que efetuavam a venda de drogas e repassavam o parcial lucro espúrio ao fornecedor através de transações bancárias”, relatou o delegado.
![]() |
Cães do Canil da Sap fizeram excelente trabalho Foto/Polícia Civil/Cedida |
“Durante as investigações, estes dois fornecedores acabaram sendo presos em flagrante enquanto transportavam pouco mais de 1 quilo de maconha destinada a esta cidade [Teodoro Sampaio]. A operação é exitosa, portanto, eis que permitiu a identificação da logística de venda de entorpecentes que aqui existia e consequente prisão de diversos criminosos diretamente envolvidos com o tráfico de drogas”, pontuou o delegado.
Os aparelhos celulares dos investigados foram apreendidos e serão submetidos a exames periciais para prosseguimento das investigações. As prisões foram decretadas pelo período inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas pelo mesmo prazo.
![]() |
Drogas encontradas pelos animais do Canil da Sap Foto/Polícia Civil/Cedida |
Os homens presos serão encaminhados para a Cadeia de Presidente Venceslau (SP), com exceção daqueles que já estavam encarcerados. As mulheres presas serão removidas para a Cadeia de Dracena (SP).
A Operação Ortros contou com a participação de 86 policiais civis paulistas das regiões de Presidente Venceslau, Adamantina (SP), Dracena, Presidente Prudente (SP) e Assis (SP), além do apoio de equipe da Secretaria da Administração Penitenciária com integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) – Operações com Cães, que utilizou dois cães farejadores nas buscas.
O nome atribuído à operação, segundo a Polícia Civil, faz uma referência à mitologia grega, atrelado aos dois fornecedores investigados, em alusão ao ser mitológico de duas cabeças.
Fonte: G1