21 agosto 2019

GIR E CIR DE MOGI NA UNIDADE PRISIONAL: Dois presos morrem após beber 'maria louca' no CDP de Suzano/SP

Trio teria ingerido 'cachaça artesanal' conehcido como "Maria Louca"e passado mal durante a manhã desta quarta-feira, Gir está na U.P.








O Diário
21 AGO 2019 - 14h28


Intoxicação de detentos ocorreu no CDP de Suzano Foto: Arquivo pessoal







SÃO PAULO - Dois presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, morreram nesta quarta-feira (21) após supostamente tomar um coquetel conhecido como "maria louca", segundo o registro policial. Outro detento passou mal com a bebida, mas está internado, fora de risco.

De acordo com informações de agentes penitenciários, os três teriam tido acesso à mistura de substâncias e começaram a passar mal dentro da mesma cela por volta das 7h30. Outros detentos chamaram a atenção dos agentes, que os encaminharam para atendimento médico de urgência.

A Secretaria de Administração Penitenciária, sob gestão de João Doria (PSDB), não respondeu quanto tempo demorou para que os presos fossem atendidos.

Um deles, Daniel Silva, 47, morreu na enfermaria da unidade prisional. Outro detento, Fernando Herbert Gomes, 39, chegou até o Pronto-Socorro Municipal, mas também morreu na UTI. Já Samuel Oliveira de Araújo, 33, sobreviveu e está estável no hospital.

Dois detentos morreram no CDP de suzano, após ingerirem substâncias alcoólicas"Maria Louca"



A causa das mortes será confirmada após expedição do laudo do exame de corpo de delito.

Silva havia sido indiciado por tráfico e receptação, enquanto Gomes foi indiciado por furto e roubo e Araújo por tráfico de drogas. Os três eram presos provisórios, ou seja, nenhum tinha sentença definitiva da Justiça.

Após o socorro, foi feita uma revista das celas pelo GIR (Grupo de Intervenção Rápida), mas, segundo a pasta da Administração Penitenciária, nada de ilícito foi encontrado e um procedimento interno foi instaurado para a apuração do caso. De acordo com os agentes penitenciários, a unidade foi trancada.

A "maria louca" é uma bebida feita nas penitenciárias, em geral a partir da fermentação de milho ou arroz durante uma semana e misturada a açúcar e cascas de frutas —a secretaria não respondeu o que tem feito para controlar a feitura do coquetel.

Gir e Cir de Mogi estiveram na U.P. para a fazer a Intervenção Penitenciária


Inaugurado em 2003, o CDP de Suzano está superlotado. O local tem capacidade para 844 presos, mas abriga 1.539 detentos. Um inquérito será aberto pelo delegado Cleverson Omena, titular do 2º Distrito Policial no Jardim Boa Vista, para apurar a causa das mortes.


O delegado Cleverson Omena ainda requisitou à Polícia Científica a realização na cela de exames periciais. No fim da tarde, a Polícia ainda não sabia se os detentos produziram ou tomaram a bebida de outros companheiros.

Laudos serão emitidos por médicos legistas e poderão indicar o que provocou as mortes  O caso foi registrado como morte suspeita. Uma investigação deve ser iniciada pela Polícia Civil.

"Foi feita uma revista geral e a unidade está funcionando de forma ordeira e tranquila", disse nota da SAP enviada à reportagem.







Fonte: Diário de Mogi