Celulares, chips, baterias, fone de ouvido, cabos USB e uma arma artesanal estavam em uma das celas. Detento foi atingido na coxa com tiro de espingarda calibre 12 e encaminhado à UPA.
Por G1 Triângulo e Alto Paranaíba
30/11/2019
Objetos foram encontrados na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira em Uberaba Foto: Erika Machado/G1 |
Mais celulares, chips, baterias, fone de ouvido, cabos USB e uma arma artesanal, popularmente conhecida como chuço, foram apreendidos na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, na sexta-feira (29). Durante a ocorrência, um dos detentos foi baleado.
Conforme informações do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), agentes ouviram barulhos de pancadas na parede e uma das celas da Ala C.
Foi feito procedimento de busca no local e foram encontrados dois celulares com baterias, dois chips, um fone de ouvido, dois cabos USB e o chuço de aproximadamente 24 centímetros. Um detento de 21 anos assumiu ser o dono dos materiais.
Detento baleado
Ainda segundo o Reds, durante o procedimento de busca, um dos policiais penais fez um disparo de espingarda calibre 12 dentro da cela e um detento de 19 anos foi atingido na altura da coxa. Ele foi encaminhado para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito.
Penitenciária "Professor Aluízio Ignácio de Oliveira" de Uberaba |
O G1 entrou em contato com a assessoria da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), responsável pela administração das duas UPAs da cidade, e aguarda retorno sobre o estado de saúde do preso.
A reportagem também enviou e-mail para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para saber as medidas tomadas em relação ao caso e o motivo do agente ter feito um disparo.
Por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, a pasta informou em nota que o detento de 21 anos será submetido à Comissão Disciplinar. Em relação ao detento ferido, o motivo do disparo não foi informado.
"A direção da penitenciária lavrou um Reds e abriu procedimento interno apurar o fato no âmbito administrativo. A Justiça também foi comunicada", disse a Sejusp.
Outros materiais apreendidos
O G1 noticiou vários casos semelhantes no último mês. O último registrado foi o de uma jovem, de 24 anos, que foi flagrada na quarta-feira (27) por câmeras de segurança entregando uma sacola com celulares e outros objetos a dois detentos. Ela perdeu o direito à visitação. No mesmo dia, foram feitas quatro apreensões de materiais em diversas celas da unidade prisional.
Fonte: G1
Obs: A nomenclatura Agente Penitenciário foi substituída em razão da recente aprovação da Pec 372/17, que transformou os cargos de Agentes Penitenciário e os correlatos em Polícia Penal.
Tendo inclusive sua Promulgação já marcada para o dia 04/12/2019 as 10:00 horas da manhã no Congresso Federal.