Segunda feira, 04 de novembro de 2019, o dia prometia ser quente e ensolarado, céu limpo e com um trânsito sempre caótico da cidade de São Paulo. E nós estivemos lá para tumultuar mais ainda em nome da Segurança Pública da própria população do estado de São Paulo.
Leandro Leandro
05/11/2019
Servidores se manifestam pacífica e ordeiramente contra a administração Imagem: Inês ferreira |
São Paulo, tarde quente de segunda feira, 04/11, 14:00 horas, sol e calor implacáveis e incessante, em frente a sede da SAP, na avenida Ataliba Leonel, nos reunimos e dali e seguimos em cortejo fúnebre, por longos 7.3 quilômetros, sob um sol inclemente, Homens e Mulheres, insatisfeitos e envergonhados por serem tratados com tanto descaso e desrespeito pelo governador João Agripino.
Marcha pela dignidade e em repúdio as privatizações e ao anúncio do governador João Agripino que foi considerado uma afronta pela Segurnaça Pública de São Paulo. Imagem: Inês Ferreira |
Dia extremamente quente na cidade de São Paulo, as 14:30 após discursos dos presidentes dos sindicatos, Sifuspesp, Sindcop e Sindasp e também do deputado Professor Carlos Gianazzi, figura impar, legislador que está em seu 4º mandato e que durante todos este tempo tem demonstrado ser um ferrenho defensor dos direitos dos trabalhadores, partimos então para nossa longa marcha.
Agente aposentado Leandro Leandro, Oficial Administrativa Gislaine Pereira e Agente Penitenciária Kathia Ferreira presentes Imagem: Leandro Leandro |
Agentes penitenciários, Oficiais Administrativos, Oficiais Operacionais, Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, em mais ou menos uns 300 ou pouco mais, Homens e Mulheres, pais e mães, avós, aposentados, vindos da capital, e de diversas cidades do interior também, em um sacrífico em nome da categoria, ali firmes, sob aquele sol inclemente, como já dito anteriormente, em busca de dignidade e de valorizações e não se esquecendo também de pedir o fim das privatizações.
Agentes Leandro, Liute, Magno e Debner presentes |
Vitor Alexandre, Jocilene Molinari e Kathia Ferreira presentes na manifestação |
Onde não vimos nenhum novo servidor ser chamado, apenas remanejamento dos quadros do servidores já lotados pelas LPTs, e LPTEs, e muito pouco ou quase nada das LPTRs., resumindo, o administrador cobrindo um santo e descobrindo três ou quatro outros.
Antes do ato encontramos estas duas guerreiras em um restaurante em Santana almoçando Debora conduzindo o caminhão e Andréia em escolta, estiveram em espiríto presentes |
E começamos a marcha rumo ao Largo do São Francisco, mais precisamente à Praça Libero Badaró, em frente ao Edifício Saldanha Marinho, sede da Secretária da Segurança Púbica de São Paulo, onde então iriamos nos encontrar com os veteranos da Policia Militar e com os Policiais Civis do Estado de São Paulo.
Agentes da cidade de Campinas presentes Edson Sanches e seus companheiros de U.P. |
Agentes penitenciários em caminhada ao Largo São Francisco Imagem: Inês Ferreira |
Inclusive alertando-os para os planos do governador em relação a privatização de uma área extremamente sensível à segurança pública do estado como a área penitenciária, braço este do Judiciário, que hoje abriga mais de 240.000 detentos, provisórios e condenados, em uma realidade de pouco mais de 120.000 vagas existentes de fato .
Remanescentes do concurso de 2014 pegaram em faixas e foram em marcha junto aos Agentes Penitenciário também pedindo Chamadas Já! Imagem: Inês Ferreira |
Isso vem ocasionar um ambiente de superpopulação carcerária, em que sofrem os detentos e todos àqueles que ali laboram, Unidades Prisionais que comportam no máximo 768 detentos com capacidade muitas vezes acima de 2.000 presos, e não são uma ou duas U.Ps que se encontram nesta situação, mas dezenas e dezenas, querendo passar uma responsabilidade única e exclusiva do estado a empresários que visam auferir dinheiro com a desgraça alheia e em nome de um capitalismo selvagem.
Remanescentes do concurso 2014 apelam para se faça as chamadas, por necessidade de trabalho e também pelo fato de estarmos com quadros extremamente defasados |
Mas enfim depois desta longa caminhada, de mais de 01: 30 minutos chegamos enfim ao Largo São Francisco, onde mais de 10.000 pessoas nos esperavam, Policiais Civis e Militares, que assim como nós todos, também estavam ali lutando por dignidade, reconhecimento e valorizações, ativos e inativos, onde como sempre encontramos o Senador Major Olímpio, Coronel Tadeu e Major Mecca, sempre presentes nas manifestações dos Servidores da Segurança Pública do estado de São Paulo.
Vídeo completo da marcha dos Servidores Penitenciários:
Lembrando que não foi assim bem 05 quilômetrosAgentes Liute, Debner e Magno de Taquarituba presentes |
Discursos e palavras de ordem pronunciados por lideranças políticas representativas e de lideranças sindicais, em um momento histórico que o governador de São Paulo, em um ato de desprezo e despreparo, com seu pronunciamento deixou claro que veio apenas para ser mais um, igual a tantos outros que vive da mentira e de vender ilusões a trabalhadores.
Servidores da Segurança Pública em marcha para o Largo São Francisco sobre o Viaduto do Chá:
Homens e Mulheres honrados, que diuturnamente arriscam a vida em nome da Segurança Pública da população paulista e de todo o estado de São Paulo, e que este mesmo fez, com sua falta de visão e de desconhecimento da dura realidade destes, uma união nunca vista antes em torno destes mesmo profissionais, em busca de um mesmo objetivo, respeito, reconhecimento e valorização.
Servidores chegando ao Largo São Francisco e se encaminhando a frente da Secretária de Segurança Pública do estado e São Paulo |
E enfim terminado o ato, saímos de la com a alma lavada, e com a sentimento de ter feito, ou de pelo menos ter tentado de alguma forma demonstrar a insatisfação generalizada que o governador veio a motivar em toda esta categoria, fomos testemunhas ocular deste movimento.
Policia Civil se manifesta em frente ao Palácio da Policia:
Banda dos veteranos da PM chega ao ato para o Hino Nacional:
Hino Nacional sendo entoado pelos presentes no ato público:
Homens e Mulheres que dão o melhor de si para defender à aqueles que inclusive se sentem abandonados pelo próprio poder público, mas que isso não é mostrado nunca pela grande mídia, pois o que vende a imprensa é apenas tragédias, desgraças e histórias dúbias que sempre coloca em xeque estes mesmo profissionais, jogando a população do estado e dos país contra estes abnegados e heroicos profissionais.
Major Olímpio fala aos servidores penitenciários:
Major Olímpio fala aos servidores de Taquarituba:
Peço atenciosamente a todos os profissionais do Sistema Penitenciário, também das Policias Militares e Civis que não puderam comparecer, que, nas próximas chamadas de manifestações, façam também sua parte, e em sacrifício, e em nome do coletivo, da categoria, venham somar conosco, você será bem vindo, irá rever velhos amigos que estão distantes e estará presente e se fará representante de muitos outros que não puderam ir, mas que estão lá cobrindo sua ausência.
E hoje dia 05 de novembro ouçam o que falou a João Agripino a Jovem Pan:
Leandro Leandro
Vídeo: Aevp Huelton Miranda
Imagens: Inês Ferreira, Luci, Kátia Ferreira, Liute, Debner, Leandro Leandro.