05 novembro 2019

SISTEMA PENITENCIÁRIO PRESENTE: Servidores se fizeram presentes juntos com a PM e a PC em São Paulo

Segunda feira, 04 de novembro de 2019, o dia prometia ser quente e ensolarado, céu limpo e com um trânsito sempre caótico da cidade de São Paulo. E nós estivemos lá para tumultuar mais ainda em nome da Segurança Pública da própria população do estado de São Paulo. 







Leandro Leandro
05/11/2019


Servidores se manifestam pacífica e ordeiramente contra a administração
Imagem: Inês ferreira



São Paulo, tarde quente de segunda feira, 04/11, 14:00 horas, sol e calor implacáveis e incessante, em frente a sede da SAP, na avenida Ataliba Leonel, nos reunimos e dali e seguimos em cortejo fúnebre, por longos 7.3 quilômetros, sob um sol inclemente, Homens e Mulheres, insatisfeitos e envergonhados por serem tratados com tanto descaso e desrespeito pelo governador João Agripino.

Marcha pela dignidade e em repúdio as privatizações e ao anúncio do governador João Agripino que foi considerado
uma afronta pela Segurnaça Pública de São Paulo. Imagem: Inês Ferreira





Dia extremamente quente na cidade de São Paulo, as 14:30 após discursos dos presidentes dos sindicatos, Sifuspesp, Sindcop e Sindasp e também do deputado Professor Carlos Gianazzi, figura impar, legislador que está em seu 4º mandato e que durante todos este tempo tem demonstrado ser um ferrenho defensor dos direitos dos trabalhadores, partimos então para nossa longa marcha.

Agente aposentado Leandro Leandro, Oficial Administrativa Gislaine Pereira
 e Agente Penitenciária  Kathia Ferreira presentes Imagem: Leandro Leandro


Agentes penitenciários, Oficiais Administrativos, Oficiais Operacionais, Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, em mais ou menos uns 300 ou pouco mais, Homens e Mulheres, pais e mães, avós, aposentados, vindos da capital, e de diversas cidades do interior também, em um sacrífico em nome da categoria, ali firmes, sob aquele sol inclemente, como já dito anteriormente, em busca de dignidade e de valorizações e não se esquecendo também de pedir o fim das privatizações.


Agentes  Leandro, Liute, Magno e Debner presentes

Remanescentes do concurso de 2014, ansiosos por uma chamada de um concurso que foi já foi homologado, em um ambiente precarizado em seus quadros de servidores, pelo envelhecimento natural e do tempo completado de grande parte do servidores e também pelas recentes inaugurações de Unidades Prisionais.

Vitor Alexandre, Jocilene Molinari e Kathia Ferreira presentes na manifestação



Onde não vimos nenhum novo servidor ser chamado, apenas remanejamento dos quadros do servidores já lotados pelas LPTs, e LPTEs, e muito pouco ou quase nada das LPTRs., resumindo, o administrador cobrindo um santo e descobrindo três ou quatro outros.

Antes do ato encontramos estas duas guerreiras em um restaurante em Santana almoçando
Debora conduzindo o caminhão e Andréia em escolta, estiveram em espiríto presentes



E começamos a marcha rumo ao Largo do São Francisco, mais precisamente à Praça Libero Badaró, em frente ao Edifício Saldanha Marinho, sede da Secretária da Segurança Púbica de São Paulo, onde então iriamos nos encontrar com os veteranos da Policia Militar e com os Policiais Civis do Estado de São Paulo.

Agentes da cidade de Campinas presentes Edson Sanches e seus companheiros de U.P.


E subimos as ruas e avenidas paulistanas sempre motivados por pessoas que ao microfone esclareciam a população da cidade, capital do estado, pedindo desculpas por atrapalhar seu inicio de semana, mas que estava sendo pela necessidade não só dos servidores que se sentiam ultrajados pelo desrespeito com que foram tratados pelo governador, mas também pela própria insegurança que isso tudo poderia gerar para esta população.

Agentes penitenciários em caminhada ao Largo São Francisco
Imagem: Inês Ferreira




Inclusive alertando-os para os planos do governador em relação a privatização de uma área extremamente sensível à segurança pública do estado como a área penitenciária, braço este do Judiciário, que hoje abriga mais de 240.000 detentos, provisórios e condenados, em uma realidade de pouco mais de 120.000 vagas existentes de fato .

Remanescentes do concurso de 2014 pegaram em faixas e foram em marcha junto aos Agentes Penitenciário
também pedindo Chamadas Já! Imagem: Inês Ferreira



Isso vem ocasionar um ambiente de superpopulação carcerária, em que sofrem os detentos e todos àqueles que ali laboram, Unidades Prisionais que comportam no máximo 768 detentos com capacidade muitas vezes acima de 2.000 presos, e não são uma ou duas U.Ps que se encontram nesta situação, mas dezenas e dezenas, querendo passar uma responsabilidade única e exclusiva do estado a empresários que visam auferir dinheiro com a desgraça alheia e em nome de um capitalismo selvagem.

Remanescentes do concurso 2014 apelam para se faça as chamadas, por necessidade de trabalho
e também pelo fato de estarmos com quadros extremamente defasados



Mas enfim depois desta longa caminhada, de mais de 01: 30 minutos chegamos enfim ao Largo São Francisco, onde mais de 10.000 pessoas nos esperavam, Policiais Civis e Militares, que assim como nós todos, também estavam ali lutando por dignidade, reconhecimento e valorizações, ativos e inativos, onde como sempre encontramos o Senador Major Olímpio, Coronel Tadeu e Major Mecca, sempre presentes nas manifestações dos Servidores da Segurança Pública do estado de São Paulo.

Vídeo completo da marcha dos Servidores Penitenciários: 

Lembrando que não foi assim bem 05 quilômetros


Agentes Liute, Debner e Magno de Taquarituba presentes





               

Discursos e palavras de ordem pronunciados por lideranças políticas representativas e de lideranças sindicais, em um momento histórico que o governador de São Paulo, em um ato de desprezo e despreparo, com seu pronunciamento deixou claro que veio apenas para ser mais um, igual a tantos outros que vive da mentira e de vender ilusões a trabalhadores.

Servidores da Segurança Pública em marcha para o Largo São Francisco sobre o Viaduto do Chá:



Homens e Mulheres honrados, que diuturnamente arriscam a vida em nome da Segurança Pública da população paulista e de todo o estado de São Paulo, e que este mesmo fez, com sua falta de visão e de desconhecimento da dura realidade destes, uma união nunca vista antes em torno destes mesmo profissionais, em busca de um mesmo objetivo, respeito, reconhecimento e valorização.

Servidores chegando ao Largo São Francisco e se encaminhando a frente da Secretária de
Segurança Pública do estado e São Paulo


E enfim terminado o ato, saímos de la com a alma lavada, e com a sentimento de ter feito, ou de pelo menos ter tentado de alguma forma demonstrar a insatisfação generalizada que o governador veio a motivar em toda esta categoria, fomos testemunhas ocular deste movimento.

Policia Civil se manifesta em frente ao Palácio da Policia:


 Banda dos veteranos da PM chega ao ato para o Hino Nacional:


Hino Nacional sendo entoado pelos presentes no ato público:




Homens e Mulheres que dão o melhor de si para defender à aqueles que inclusive se sentem abandonados pelo próprio poder público, mas que isso não é mostrado nunca pela grande mídia, pois o que vende a imprensa é apenas tragédias, desgraças e histórias dúbias que sempre coloca em xeque estes mesmo profissionais, jogando a população do estado e dos país contra estes abnegados e heroicos profissionais.

Major Olímpio fala aos servidores penitenciários:


Major Olímpio fala aos servidores de Taquarituba:



Peço atenciosamente a todos os profissionais do Sistema Penitenciário, também das Policias Militares e Civis que não puderam comparecer, que, nas próximas chamadas de manifestações, façam também sua parte, e em sacrifício, e em nome do coletivo, da categoria, venham somar conosco, você será bem vindo, irá rever velhos amigos que estão distantes e estará presente e se fará representante de muitos outros que não puderam ir, mas que estão lá cobrindo sua ausência.

E hoje dia 05 de novembro ouçam o que falou a João Agripino a Jovem Pan:


                                      

E tirem suas próprias conclusões: Ele se equivocou? Ele mentiu novamente ? Ou ele recuou ?




Leandro Leandro

Vídeo: Aevp Huelton Miranda
Imagens: Inês Ferreira, Luci, Kátia Ferreira, Liute, Debner, Leandro Leandro.