Presidente do Sindcop esteve em São Paulo nesta manhã de terça feira para tratar entre outros assuntos sobre a efetiva regulamentação da Policia Penal.
Leandro Leandro
07/01/2020
Clique nas imagens para ampliar
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.
Esteve na cidade de São Paulo na data de hoje, 07/01/2020, o Sr. Gilson Pimentel Barreto, que entre tantos afazeres, um em especial muito nos interessa, a efetiva regulamentação da Policia Penal no estado de São Paulo, esteve ele junto ao secretário da pasta Cel. Nivaldo Cesar Restivo, que o recebeu e conversou com o mesmo, o documento, importante frisar, está em nome das 03 entidades que representam os servidores penitenciários no estado de São Paulo.
O Cel. Restivo se mostrou totalmente favorável a regulamentação e implementação da Policia Penal no estado de São Paulo e confidenciou a Gilson Pimentel que já está preparando os moldes de um Grupo de Trabalho(GT) para tratar especificamente sobre o assunto e que este terá sim a participação dos servidores e de seus representantes sindicais. Diferente do que muitos pensavam, o Cel. Restivo vem demonstrando ser um grande entusiasta da Policia Penal.
Sabedores que somos da importância da regulamentação desta que irá com certeza inovar, unir e garantir uma maior qualidade de trabalho nas unidades penitenciárias do estado de São Paulo, este como já foi dito anteriormente, que detém a 7ª maior população carcerária do mundo, com mais de 240.000 (mil) detentos e com o maior contigente da América Latina em número de agentes de segurança penitenciária(quase 25.000 mil) e agentes de escolta e vigilância penitenciária(mais de 6.500), quase 32.000 (mil) futuros Policiais Penais de fato e de direito.
Documento protocolado na SAP - 1ª parte |
Que com tal regulamentação e implementação teremos nós servidores uma maior tranquilidade, pois além de estarmos agora inseridos no artigo 144 da C.F., e que junto a esta inserção tão importante, que é o reconhecimento do legislador em proteger estes trabalhadores, vem também uma garantia de não privatização do cargo ou função, mais segurança a população que cumpre com suas obrigações e que exige segurança e uma cobrança ainda maior em relação aos nossos atos futuros.
Não só como profissionais da Segurança Pública Nacional e Estadual, mas também como homens e mulheres que terão que se pautar por um comportamento muito mais objetivo e sério no dia a dia, e em suas rotinas cotidianas enquanto cidadãos.
Pois estaremos agora sob os olhares e crivo de toda a sorte daqueles que sempre nos criticaram, e que foram contra a aprovação da PEC, tais como Ongs de Direitos Humanos, Ongs de Direitos dos Detentos, Pastoral Carcerária e enfim de toda a mídia que vibra com cada erro de qualquer profissional da área da Segurança Pública.
Como se fosse nós, seres infalíveis, androides cibernéticos ou ainda homens e mulheres pré-condicionados, como personagens do livro Admirável Mundo Novo do autor Aldous Huxley, que desde a tenra infância são preparados no sono para atuar em uma determinada área da sociedade, livro este inspirado em estudos do fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov, mais conhecido como "Pavlov".
Documento protocolado na SAP- 2ª parte |
Não senhores, somos Homens e Mulheres sujeitos a erros e a falhas como qualquer ser humano vivente, sim, temos emoções e sentimentos, famílias, e sim pensamos e muito sobre a realidade que nos cerca, somos muito mais que meros operadores carcerários.
Muito mais que meros condutores de detentos. Somos Homens e Mulheres despojados do medo, imbuídos de coragem e que trabalham em um ambiente extremamente hostil, carregado de dor e ódio, mas que ainda assim, não podemos ter e nem pensar em sofrer a influência deste meio.
Mas o inverso é uma realidade, tentar de toda as maneiras, influenciá-los de maneira positiva, dar-lhes bons exemplos, mostrar-lhes como reaprender a conviver em sociedade e só o exemplo é que de fato funciona, não existe outro meio, palavras e exemplos.
Mas mais importante que isso tudo o que foi relatado acima é que sabemos que não podemos errar. Pois de um insignificante erro pode advir reações e situações impensáveis e inimagináveis. Então nos pautamos pelo erro zero, mas não se esqueçam nunca, somos, assim como você, seres humanos.
Então que venha a Policia Penal do Estado de São Paulo, estamos prontos e aptos a assumir esta responsabilidade, pois este agora é o nosso único destino, o de sermos Policiais Penais.
População Carcerária no mundo, São Paulo tem a 7ª maior população carcerária do mundo
População carcerária do estado de São Paulo ultrapassa os números do México |
Fonte Imagens: Aplicativo de WattsApp
Mapa populacional carcerário: Conjur