11 abril 2020

Policial penal sofre agressão, Gir é chamado e faz a intervenção na P2 de Presidente Venceslau/SP

Detento usou uma garrafa plástica cortada, atingindo o nariz, o olho esquerdo e quebrando os óculos do policial penal.


Por Redação SIFUSPESP
Publicado: 11 Abril 2020


Um policial penal da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau foi agredido por um detento do raio 5 durante a contagem na noite desta sexta-feira (10).

O preso usou uma garrafa plástica cortada, que atingiu o nariz e o olho esquerdo do servidor, quebrando os óculos usados pelo policial penal. Apesar da agressão, o policial penal passa bem.

Antes da agressão, os detentos dos raios 1, 3 e 5 haviam se recusado a ir para as celas e não quiseram pegar a alimentação da unidade.

O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado e a unidade adotou todos os procedimentos referentes à agressão do servidor.

Penitenciária  II "Maurício Henrique Guimarães Pereira" de Presidente Venceslau, sua capacidade é para
1280 sentenciados, mas encontra-se com uma população de 788 sentenciados



2º caso, esta semana preso agrediu outro policial penal na P2 de Mirandópolis

Um policial penal foi agredido por um detento na noite desta quinta-feira(09), durante procedimento de tranca dos sentenciados na Penitenciária II de Mirandópolis.

De acordo com informações repassadas ao SIFUSPESP, o preso atingiu o servidor com um  soco no rosto, mas foi contido pelos demais funcionários. Apesar do ataque, o funcionário passa bem e não sofreu ferimentos graves.

No dia anterior, alguns detentos já haviam ameaçado os policiais penais, mas não houve tumulto porque a diretoria da penitenciária conseguiu dialogar com os sentenciados.

Nesta sexta-feira(10), alguns dos presos envolvidos na confusão foram transferidos para outra unidade da região oeste, enquanto outros foram separados do convívio dos demais dentro da própria P2.

Apesar dessa atitude por parte da diretoria, o clima entre os servidores continua tenso, já que há o temor de que novas agressões e ameaças aconteçam.

Penitenciária I  II "ASP Lindolfo Terçariol Filho" de Mirandópolis cuja população prisional na data de :
09/abr é de 2,267 sentenciados, mas que cuja capacidade é de 1247 presos



Fonte: SIFUSPESP

2 comentários:

  1. Só pra deixar claro a ocorrência que houve na P2 de Venceslau, dois ponto:
    1) houve realmente a ocorrência da agressão covarde do marginal contra o ASp, que só não houve maior gravidade, pois o Asp presentiu e conseguiu se esquivar,
    2) o motim dos raios 1, 3 e 5 foi outra ocorrência que houve durante a semana não tendo, uma a ver com a outra.
    Outra coisa, a P2 é uma unidade diferenciada, onde o GIR 8 trabalha 24 hs por dia, toda movimentação de sentenciado, nas galerias,enfermaria, inclusão, é feito com apoio do GIR 8, tendo inclusive rondas internas(dentro das muralhas) com o GIR 8.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo esclarecimento, eu apenas repliquei a noticia do Site do Sindicato, em relação ao inicio de motim eu tive noticias esta semana, se não me engano agora foi na terça feira dia 07/04, pois foi chamado também o Gir ou Cir de Caiuá, e eu fiquei sabendo na hora, mas como não tinha mais elemento nem mesmo fiz a matéria. Mas obrigado pelo comentário e participe sempre aqui conosco, todas as informações são bem vindas. Abraços, Leandro Leandro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.