02 maio 2020

VÍDEOS: Detentos fazem 07 agentes de disciplina de reféns durante rebelião em presídio de Manaus/AM

Alteração na Unidade Prisional do Puraquequara teve início às 6h deste sábado (2). Não há registro de mortes, diz governo.

Rede Amazônica
02/05/2020 10h08  

Clique nas imagens para ampliar.          
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.
Presos da UPP, em Manaus, sobem no terraço da unidade durante rebelião — Foto: Carolina Diniz



Detentos da Unidade Prisional do Puraquequara, em Manaus, iniciaram uma rebelião com reféns na manhã deste sábado (2). Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), sete agentes de disciplina são feitos reféns. Não há informações sobre mortos. A unidade é administrada pela empresa "Umanizzare".

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que os presos "exigem a presença da imprensa e dos direitos humanos".
Unidade Prisional do Puraquequara tem rebelião e agentes são feitos reféns — Foto: Carolina Diniz
A rebelião teve início por volta das 6h, durante o café da manhã, quando detentos serraram a grade de duas celas e avançaram nos agentes, diz a Seap.

Já atuam no local o Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), forças de segurança da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Vídeo dos reféns sendo obrigados a ler as exigências dos detentos


Ao G1, parentes de presos que acompanham a movimentação do lado de fora do presídio afirmam que o grupo reivindica melhores condições. Eles denunciam também que é possível ouvir, em dias comuns, gritos de detentos pedindo água e comida. A Seap não comentou a denúncia.

Desde o dia 13 de março todos os presídios do Amazonas estão com visitas suspensas, como medida de prevenção ao novo coronavírus. Desde então, presos só se comunicam com a família por vídeoconferências.

Vídeo, detentos incendeiam colchões e causam danos ao patrimônio público


No início deste mês, um túnel que estava sendo cavado pelos detentos da mesma unidade foi descoberto pela Seap, impedindo uma tentativa de fuga. Na ocasião, um homem foi detido e nenhum preso conseguiu fugir. Para evitar fugas, a Seap retomou o patrulhamento diário nas áreas de mata do entorno de todas unidades prisionais de Manaus.

Detento torturando e perfurando refém com vergalhão durante rebelião

       

Coronavírus, restrições e tensão no sistema

No Amazonas, dois presos já testaram positivo para Covid-19, apesar das medidas restritivas adotadas desde a chegada da pandemia ao estado. Um dos casos foi confirmado no Centro de Detenção Provisória I e outro em uma cadeia de Parintins, no interior.

Sem visitas e vivendo sob novas restrições como o isolamento de presos recém-chegados, o sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ítalo Lima, explicou que as tentativas de fuga poderiam ser comuns.

“As tensões são muito elevadas. Se a situação piorar, ela pode ficar incontrolável e o Sistema Prisional do Amazonas, apesar das intervenções Federais que acontecem também não apresentarem uma situação muito favorável em respeito à segurança. Acho que um reflexo da pandemia seria um motim”, comentou.

Fonte: G1
Fonte Vídeos: Portal do Holanda e Aplicativo de WattsApp

3 comentários:

  1. Motim não é reflexo de pandemia,é reflexo de governo fraco e muita intromissão dos direitos dos "manos" na política carcerária, o que enfraquece a lei e a ordem e fortalece o crime.

    ResponderExcluir
  2. Sr Dória,veja mais uma excelente idéia de privatização de presídios!ainda ha tempo de reconhecer,repensar e desistir dessa idéia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São milhares e milhares de reais (talvez milhões) envolvidos, meu amigo! Acredito q a privatização acontecerá integralmente em algumas unidades- com presos de olhos azuis e de baixíssima periculosidade! Acredito q, com o tempo, as áreas administrativa e de saúde das demais unidades tbm serão terceirizadas se partidos como o PSDB continuar governando, ou partidos como o Novo galgarem o poder. emanuel- assis

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.