15 maio 2020

Linguagem do preso, bala e bomba: Tumulto e tiros são registrados em dois dias seguidos na Penitenciária de Uberaba/MG

Preso baleado foi encaminhado à UPA e depois retornou para a unidade prisional. G1 entrou em contato com o Estado.


Por G1 Triângulo e Alto Parnaíba
15/05/2020 10h05  
Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba/MG

Um detento, de 33 anos, foi baleado após um princípio de tumulto na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, na tarde de quinta-feira (14). Este é o segundo caso semelhante registrado na unidade prisional em menos de um dia.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) enviou esclarecimentos sobre o fato (veja abaixo).

Segundo o boletim de ocorrência, durante retirada dos presos de uma das celas do pavilhão 2 para banho de sol, eles não obedeceram o procedimento previsto. Em seguida, o homem de 33 anos começou a iniciar um tumulto e insultou os policiais penais.

Foi dada a ordem ao preso para que ele fosse até o fundo da cela, porém, ele desobedeceu e tentou agarrar a grade. Por causa disso, um dos policiais penais teve que atirar uma vez com espingarda calibre 12, atingindo o detento na perna.
Caso foi registrado na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira em Uberaba — Foto: Erika Machado/G1

O homem foi encaminhado até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois retornou para penitenciária.

A Sejusp confirmou o fato e informou que o detento foi levado para a enfermaria da própria penitenciária, posteriormente, encaminhado para o IML para realização de exame de corpo de delito e já retornou para a unidade.

Disse que todos os detentos envolvidos serão submetidos à Comissão Disciplinar da unidade e sofrerão sanções administrativas. A direção da penitenciária instaurou investigação preliminar para apurar administrativamente o ocorrido e lavrou o Registro de Evento de Defesa Social (Reds).

Fonte: G1

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.