Moradores relataram tiros na madrugada. Explosivo foi encontrado no entorno do presídio. Contagem é realizada para saber quantos fugiram, mas secretário já afirmou ser "27 detentos".
Por G1 PE
09/07/2020
Atualizada as 13:30
Homens usaram explosivo para abrir um buraco no muro da unidade - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM |
Detentos fugiram da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, a cerca de 80 quilômetros do Recife, nesta quinta-feira (9). Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a fuga aconteceu por volta das 4h, após explosão de um dos muros da unidade prisional (veja vídeo acima).
Por telefone, o secretário de Justiça, Pedro Eurico, afirmou que "pelo menos 20 detentos" conseguiram fugir. A Seres informou que realiza, na manhã desta quinta, uma contagem para saber quantos e quais presos fugiram do local.Tropas especiais da Polícia Militar foram acionadas para auxiliar na recaptura.
A capacidade original da penitenciária é de 550 detentos, mas contava, antes da fuga, com 1971 presos, apontou Pedro Eurico.
Segundo os Policiais o poder de fogo dos bandidos era grande e eles não tiveram capacidade para responder |
Segundo a Polícia Militar, homens que chegaram em um carro, por volta das 3h30, usaram explosivo para abrir um buraco no muro da unidade e metralharam a guarita. Informações iniciais indicam que ao menos 27 presos teriam fugido. Os bandidos espalharam dezenas de grampos na pista principal e abandonaram um carro nas proximidades do presídio. Deixaram para trás, ainda, explosivos e cápsulas de bala.
Durante a explosão, um cachorro da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) foi morto. Moradores da cidade relataram que os bandidos jogaram grampos na estrada de acesso ao município.
Em entrevista à Rádio Jornal Limoeiro, o PM Ramos, que trabalha na parte externa do presídio, afirma que uma investida como a desta quinta nunca havia acontecido na unidade. "Estou há nove anos aqui no presídio e nunca tinha acontecido isso, foi a primeira vez. Eram muitos. [Eles] arrombaram o muro, mas não chegaram a derrubar. Teve fuga, a gente só não sabe a quantidade de presos." Ele explica que policiais militares e agentes não foram feridos durante a ação, e que a força policial do presídio tentou revidar, mas que o "poder de fuga deles era maior".
Explosivo foi encontrado no entorno da Penitenciária de Limoeiro após fuga de detentos, nesta quinta-feira (9) Foto: Reprodução/TV Globo |
O comerciante Marcos André da Silva mora a cerca de um quilômetro do presídio e contou que acordou com os sons de tiros. "Foi por volta de umas 4h, era muito tiro. A gente via as balas de longe", disse.
Por volta das 8h, um tapume foi colocado no local onde o buraco foi aberto por explosivos.
Durante a fuga o grupo de criminosos espalhou grampos, conhecidos como "miguelitos", para impedir uma possível perseguição |
Resposta da Seres
Por meio de nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) explicou que a evasão se deu por volta das 4h, e que os presos foragidos estão sendo identificados e tropas especiais da Polícia Militar já trabalham na recaptura.A pasta acrescentou que uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu.
Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, a cerca de 80 quilômetros do Recife Foto: Reprodução/TV Globo |
Confira a nota na íntegra:
"A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que registrou na manhã desta quinta-feira (09/07) a fuga de detentos da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro. A evasão se deu por volta das 4h, através da explosão de um dos muros da unidade prisional. Os presos foragidos estão sendo identificados e tropas especiais da Polícia Militar já trabalham na recaptura. A Seres acrescenta, ainda, que uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu."Vídeo Diário de Pernambuco: Após explosão de muro, presos fogem da Penitenciária de Limoeiro
Lista de fugitivos
Por volta das 11h45, a Seres informou que contabilizou 27 fugitivos. O Batalhão de Choque da Polícia Militar deu apoio ao processo de contagem dos detentos da unidade. Confira os nomes divulgados pela secretaria:Confira os nomes divulgados pela secretaria:
01-Cícero Bezerra Luiz
02-Claudivan de Lima
03-Clayton Leandro dos Santos
04-Edicleuvis Araújo de Barros
05-Edvaldo Marques da Silva
06-Fagner Cursino de Azevedo
07-Flavio Manoel dos Santos
08-Geovane de Lima Silva
09-Gilvandro Pequeno da Silva
10-Gleison Florentino Pessoa
11-Jailson da Silva Mendes Gonçalves
12-Jerry Adriani Gomes da Silva
13-Jonatas de Santana Silva
14-José Ailton do Nascimento Costa
15-Jose Claudio Pereira da Silva
16-José Dias do Nascimento
17-José Jadielson Santos de Almeida
18-José Paulo da Silva
19-Juriatan Araujo da Silva
20-Luiz Paulo Raimundo da Silva
21-Marcos Fabio Tenerio Cavalcanti
22-Marcos Rodrigues dos Anjos
23-Ranielly Brito de Azevedo
24-Vinicius Rodrigues Correia
25-Washington Lopes dos Santos
26-Welik Soares da Silva
27-Wanderley Roberto
Fonte: G1/JCNE10
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.