29 julho 2020

Operação da Policia Penal, Militar e Civil prende assassinos de policial penal no Ceará e apreende as armas

O policial penal João Simão de Oliveira, 50, foi assassinado por dois indivíduos nesta terça, vítima de latrocínio.


Por REDAÇÃO O POVO
29/07/2020

O  revólver calibre 38, possivelmente utilizado na morte de João, e a arma da vítima, foram
encontrados em um matagal, próximo a um trecho da Rodovia BR-116 - Foto: Divulgação/SSPDS
Dois homens foram presos em flagrante nesta terça-feira, 28, suspeitos de participação no latrocínio que teve como vítima o policial penal João Simão de Oliveira, 50, no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Assassinato também ocorreu ontem. Samuel Xavier de Lima, 18, sem antecedentes criminais, confessou o crime e o segundo suspeito, Wanderlon Tavares Gomes dos Santos, 20, sem antecedentes, foi localizado pelas lesões provocadas por arma de fogo do policial.

Segundo a Polícia, João Simão foi surpreendido por dois homens em uma moto quando parou próximo a uma rotatória da rodovia CE 060, no bairro São Bento, em Pacatuba. A dupla tinha a intenção de roubar a motocicleta do policial penal. A vítima reagiu e atirou em um dos suspeitos, que ficou ferido. O policial também foi atingido, chegou a receber atendimento médico no local por profissionais do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. Os dois homens fugiram levando a motocicleta e a arma funcional do policial penal.

As prisões foram realizadas pela 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também em Pacatuba. Duas mulheres também foram presas suspeitas de terem escondido a arma possivelmente utilizada pela dupla para cometer o crime e a arma do policial penal. Francisca Geicy Soares da Silva, 23, sem antecedentes, e Isabelle de Lima Fonseca, 21, com passagem por tráfico de drogas, também foram conduzidas para o DHPP e autuadas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa

As prisões e apreensões das armas foram decorrentes de diligências feitas por profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da 11ª Delegacia do DHPP da Polícia Civil. Wanderlon Tavares Gomes dos Santos foi conduzido para uma unidade de saúde, em Fortaleza, sob escolta, para receber tratamento médico. Conforme os investigadores do DHPP, ele também confessou o crime. 

Os dois homens foram autuados em flagrante por latrocínio, quando o roubo resulta na morte da vítima, e por integrar organização criminosa. A arma apreendida será encaminhada para o Núcleo de Balística Forense (Nubaf) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para realização de exame de microcomparação balística, com o objetivo de atestar se a arma apreendida foi a mesma utilizada para matar o policial penal.
João chegou a ser atendido por profissionais do Serviço Móvel de 
Atendimento de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos

Despedida

O velório de João Simão aconteceu na noite dessa terça-feira (28), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ainda no mesmo município, o policial penal foi enterrado na manhã desta quarta-feira (29), informou o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE).

Em nota, o  Órgão se solidarizou com os familiares e homenageou o policial. "Simão era um dos agentes mais atuantes nas lutas pela categoria. Sempre com um sorriso no rosto e uma palavra amiga. Toda a diretoria do Sindasp-Ce (e seus funcionários), lamentam sua partida e desejamos que a família e os amigos encontrem o conforto necessário para seguir em frente"

Fonte: O POVO

5 comentários:

  1. É nessas horas que nós todos(brasileiros) deveríamos nos perguntar:Está correta essa cláusula pétrea que proíbe pena de morte e prisão perpétua no Brasil?Por que, na minha opinião, elas já existem para as pessoas de bem.Só falta nossos políticos e legisladores criarem coragem para aplicá-la também aos delinquentes.Minhas condolências á família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente manifestação, anônimo das 22:08! Não podemos ficar indefinidamente reféns do que pensaram e decidiram os Constituintes de 88. Bom dia,guerreiro! Que Deus conforte o coração dos familiares! emanuel-assis

      Excluir
  2. Essas misérias daqui há pouco tempo estão soltos para matar mais pessoas inocentes. E assim os políticos querem.

    ResponderExcluir
  3. Duro que o polícia com uma boa PT não acerta e o mala com um "buldogue" consegue matar. Só pode ter parte com o cão esses vagabundos.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto as leis não mudarem fica só a tristeza da perda do colega.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.