24 agosto 2020

SAP não coloca Aevps armados nos CPPs e quer cobrar o que? Foto dentro do CPP de Rio Preto é investigada

Secretaria de Administração Penitenciária puniu os detentos e mandou abrir apuração para checar se houve falha de funcionários.


Por Marco Antonio dos Santos
24/08/20
Foto publicada pelos presos em rede social: Imagem: Reprodução
Cinco presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto publicaram, no Facebook, uma foto tirada dentro da unidade prisional. A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo instaurou procedimento de apuração interna na sexta-feira, 21, para apurar como a ousadia aconteceu, já que o uso de celular é proibido no sistema carcerário.

Na imagem, os presos estão encostado em uma das grades, instaladas em um dos alojamentos internos do CPP. Como não é uma sele, a SAP quer apurar quem seria a pessoa que teria feito a fotografia.

Por meio de nota, a direção da secretaria conrmou a veracidade da imagem e informou que já tinha recebido a mesma fotografia na sextafeira, 21.

"Imediatamente os cinco presos fotografados foram identicados sendo, no mesmo dia, solicitado aos juízes do DEECRRIM 8ª RAJ e da Vara das Execuções Criminais da Comarca a sustação cautelar do regime semiaberto dos quatro presos que ainda cumpriam pena na unidade. Eles foram removidos para o Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, para o regime fechado. O quinto preso que aparece na imagem havia progredido ai regime aberto e foi solto em 12/08. O fato também será comunicado ao Juiz da Vara das Execuções Criminais da comarca onde ele cumpre pena", informou a secretaria.

A direção informou que foi instaurado Procedimento de Apuração Preliminar e Disciplinar para averiguação dos fatos e verificar se, além da infração dos presos, houve responsabilidade funcional.

Os detentos, se comprovada a culpa, cumprirão faltas disciplinares de natureza grave pela irregularidade praticada. A direção ainda prestou esclarecimentos do fato a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário.

Fonte: Diário da Região


Contraponto: Vamos deixar de hipocrisia e cobrar os presos e não os servidores, enquanto não colocarem os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária armados no entorno e no perímetro dos Centros de Progressões Penitenciárias (CPPs) não irão acabar nunca com as invasões, evasões, arremessos de drogas e equipamentos eletrônicos e inclusive esta imagens que vemos serve apenas para tornar a própria Secretária motivo de chacota em todo o sistema penitenciário do país. 

O senso de auto-disciplina só serve para ser cobrado de pais em relação aos filhos, no caso em questão estamos falando de bandidos de alta periculosidade, sendo que a grande maioria deles tem processos ainda não julgados e também a grande maioria deles com TCP ( Término de Cumprimento de Pena) altíssimos.

Porque com a atual política de progressão de pena, onde o preso após 1/6 da pena cumprida tem direito a progredir de pena ir para o semiaberto, não importando se ele tem ou não mais processos em andamento, ou se o seu crime foi ou não hediondo, então o que está sendo feito na verdade é que estão jogado uma bomba de fumaça nos olhos da população para dizer que os presos estão sendo presos e cumprindo suas penas, quando de fato isso não é verdade.

Não existe vigilância  armada no entorno e no perímetro dos CPPs e isso coloca em risco a segurança da U.P., dos servidores que ali prestam trabalho, dos presos que querem de fato cumprir suas reprimendas, que não passa de 2 ou 3%, o restante são irrecuperáveis e por fim coloca em risco a segurança da própria sociedade onde estão localizados estas U.Ps.

Lamentável ver uma notícia deste teor e saber que nada fazem para coibir estas patifarias. 

E pior ainda, por causa destas falhas, pais e mães de família, honestos trabalhadores, que desempenham seus papéis de forma profissional e honrada em Unidades Prisionais com capacidade acima de 100%  a 200% e as vezes até mais que isso e somos taxados desta forma, por quem nada entende do Sistema Penitenciário.





13 comentários:

  1. Como se não tivesse celular e droga dentro de todos os CPP's kkkkkkkkk isso é uma piada.

    ResponderExcluir
  2. Se fosse agente desta unidade processaria essa boçal por calúnia.

    ResponderExcluir
  3. Acabemos com o regime semiaberto. Faça-se uma alteração nos requisitos objetivo e subjetivo e o preso sairá direto do regime fechado em Liberdade Condicional. Gostaria muito de visitar um por alguns dias e ver a realidade "in loco"! Parabéns aos colegas heróis que trabalham no CPP de Rio Preto e nos CPPs deste imenso Brasil, de tantas realidades! emanuel-assis

    ResponderExcluir
  4. Os agentes são heróis, essa é a verdade. Ficar em uma torre desarmado cuidando de presos de alta periculosidade é covardia por parte do Estado. E os "inocentes úteis" da sociedade que nada sabe ainda nos rotula de corruptos. Triste e desanimador...

    ResponderExcluir
  5. Esses comentários de Facebook são de criminosos ou familiares de ladrão. Nem ligo, faço meu trampo norteado pela ética e conservo minha consciência tranquila.

    ResponderExcluir
  6. O que esperar de um estado em que o governador é um comédia, afetado, totalmente neurótico e que faz propaganda política em plena pandemia? Esse imbecil é o pior político que já vi em minha vida. Totalmente tirado pela população. A população não respeitou nada que ele determinou. Quarentena, isolamento social, multa para quem andar sem máscaras. Quer ser ditador mas na realidade não passa de uma "bicha má". Onde estão os testes fe covid para os funcionários do sistema prisional? Nesse momento deve estar fazendo a sessão de ozonioterapia com um cano de 5 polegadas no toba. Maldito. Desgraçado. Vem falar que é gestor? O cara não paga nem o IPTU da casa de Campos do Jordão. E, infelizmente, o pior está por vir. Esse canalha vai armar uma "pressepada" com o 13° salário. Ou vai deixar de pagar ou vai parcelar para começar a pagar em 2021. O adicional de férias a mesma coisa. Enquanto isso ele, no final do ano, vai, literalmente, "encher o rabo de Peru".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor definição que eu li até hoje sobre o "gestor": "afetado, neurótico e enchendo o rabo de peru" kkkkkkkj

      Excluir
  7. A FOTO FICOU MUITO BEM FEITA , ESSA FOTO É DO BAR DO BIGODE , OLHA A CARA DE SATISFAÇÃO DOS PARÇA, A GERAL SÓ AGRADECE.

    ResponderExcluir
  8. Essa foto nada mais é que a cara da SAP.. jegue...

    ResponderExcluir
  9. Os Funcionários do CPP de Rio Preto deveriam se unir e processar as "dignissimas" senhoras e o senhor que postaram os comentários que denigrem a classe dos Policiais Penais. Danos Morais, injúria e difamação. Se eu trabalhasse lá eu procuraria o departamento jurídico do sindicato. Essas pessoas tem que provar, na justiça, as acusações feitas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.