A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei 292/2020, de autoria do Poder Executivo, que institui a Polícia Penal como um órgão do Sistema de Segurança Pública.
Agência Assembleia / Andressa Valadares
23/09/2020
O preenchimento do quadro de servidores passará à ser feito, exclusivamente, por meio de concurso público - Imagem: Kristiano Simas |
A Polícia Penal integrará a estrutura da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e tem por atribuição realizar a segurança dos estabelecimentos penais do Maranhão. O preenchimento do quadro de servidores será feito, exclusivamente, por meio de concurso público, além da transformação dos cargos efetivos de Inspetor Estadual de Execução Penal e de Agente Estadual de Execução Penal em Inspetor de Polícia Penal.
Futuros policiais penais em instrução na Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN) |
O deputado Rafael Leitoa (PDT), líder do governo na Assembleia, explicou que o projeto foi amplamente debatido tanto nas Comissões competentes como junto ao Sindicato dos Agentes Penitenciários. “Esse projeto chegou nesta Casa há quase dois meses e tivemos uma boa discussão dentro das Comissões e, também, com os representes da categoria. Não há criação de cargos no projeto de Lei, mas, sim, uma organização do Sistema Penitenciário do Estado. É um pleito dos próprios servidores”, afirmou o parlamentar.
Policiais Penais em treinamento tático na Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN) |
Valorização
O deputado Dr. Yglésio (PROS) destacou que o projeto de lei é um reconhecimento da necessidade de valorização da Polícia Penal do Maranhão e do fortalecimento do sistema de segurança pública do estado. O parlamentar é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que coloca na Constituição Estadual a figura do policial penal.
“O projeto condiz justamente com os avanços dos últimos anos, que refletiram na redução de homicídios e mortes dentro do sistema penitenciário, assim como também com o fortalecimento do serviço dos internos à sociedade”, pontuou Yglésio.
Fonte: Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA)
em sao paulo pode esquecer...
ResponderExcluirRe-esqueçamos...
ResponderExcluirAqui o governador só tem uma preocupação: fazer com q usemos aquele uniforme azul comédia, mal feito! Que se dane Polícia Penal! Que se dane superlotação nas unidades! Que se dane falta de funcionários! O sistema tá muito tranquilo e, sem ter o que fazer, a elite deve ficar pensando: "_ Vamos almoçar no Edifício Itália?". "_Vamos. Antes de ir vamos f**** os funcionários públicos!". E o cara quer ser Presidente! Respeitosamente acredito que ele é um boneco que comprou seu ventríloquo e as figuras boneco/ventríloquo se confundiram. A massa cinzenta deste governo é mesmo o Rodrigo Garcia e o Meirelles.
ResponderExcluiremanuel-assis
Marcos Aires neles! Jl já!
ResponderExcluir